RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

PORTUGAL TEM DEMASIADOS JOVENS OBESOS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Estudo da OMS diz que um em cada dez rapazes de 11 anos é obeso. A falta de frutas e legumes e o sedentarismo colocam o país nesta lista.

Portugal não está a conseguir frutos na luta contra a obesidade entre os mais jovens. Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) o país estagnou entre 2002 e 2014 no combate a esta doença.

Apenas Grécia, Macedónia, Eslovénia e Croácia apresentam valores piores do que Portugal, onde, segundo a OMS, a prevalência da obesidade nos adolescentes é de 5%, com especial incidência nos rapazes (um em cada 10 é obeso).

Entre as principais causas para os elevados níveis de obesidade estão maus hábitos alimentares, pouca actividade física e comportamentos sedentários. Mas não são só eles que não se mexem.

A prática de exercício físico é também baixa entre as adolescentes portuguesas, que estão entre as menos activas da Europa. Ainda assim, é só na Grécia e em Itália que a prevalência da obesidade nas raparigas é superior a 5%.

A OMS destaca ainda que o abandono da dieta mediterrânica, associado à crise económica nos países do Sul da Europa, contribuiu para o elevado nível de obesidade, com um insuficiente consumo de vegetais e um consumo de fruta a cair desde os últimos 12 anos.

Numa nota à imprensa, a organização sublinha que “a obesidade infantil é considerada um dos mais sérios desafios de saúde pública do século XXI”.

“As crianças obesas têm maior risco de contrair diabetes de tipo2, asma, dificuldades em dormir, problemas musculo-esqueléticos e doenças cardíacas, além de dificuldades na escola, problemas psicológicos e isolamento social.

O relatório, que analisou 27 países, é apresentado esta quarta-feira no Porto, no âmbito do Congresso Europeu de Obesidade.

“É necessária uma política ambiciosa para concretizar o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável e pôr fim ao aumento da obesidade infantil”, afirma a directora regional da OMS para a Europa, Zsuzsanna Jakab.

“Os Governos têm tomar medidas e quebrar este ciclo prejudicial desde a infância à adolescência e idade adulta”, acrescenta, na comunicação à imprensa divulgada no site da organização.

VEJA AINDA:

GRIPE DAS AVES DETETADA EM PORTUGAL E MEDIDAS DE CONTROLO JÁ FORAM ATIVADAS – DGAV

Lusa

COVID-19: TESTE EXIGIDO EM EVENTOS DESPORTIVOS AO AR LIVRE ACIMA DE 5000 ESPETADORES

Lusa

COVID-19: DOSE DE REFORÇO PARA MAIORES DE 50 VACINADOS COM JANSSEN ARRANCA DOMINGO – DGS

Lusa

ALMADA: HOSPITAL ENCERRA URGÊNCIA DE PEDIATRIA DEVIDO A INFEÇÃO DA VARIANTE ÓMICRON

Lusa

MIGUEL GUIMARÃES: PORTUGAL TEM MÉDICOS SUFICIENTES – O SNS NÃO É ATRATIVO

Lusa

COVID-19: COSTA APELA A CUMPRIMENTO DE REGRAS PARA EVITAR NOVO ‘TERRÍVEL JANEIRO’

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme