RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

PORTUGAL EM RISCO MUITO ELEVADO DE EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou todo o território nacional, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores, sob risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta. Esta situação meteorológica deverá manter-se, pelo menos, até à próxima sexta-feira.


Segundo os dados disponibilizados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, todos os distritos do continente e as regiões autónomas apresentam esta terça-feira níveis de radiação ultravioleta integrados na categoria de risco muito elevado.

Esta classificação surge num sistema de cinco níveis, que oscila entre os patamares de risco baixo e risco extremo. Perante este cenário, o instituto público recomenda a adoção de medidas de proteção rigorosas, com particular incidência na utilização de óculos de sol com filtro específico, chapéu, vestuário adequado e a aplicação de protetor solar. É igualmente aconselhado que se evite a exposição direta das crianças ao sol durante este período.

Embora as recomendações mais restritivas de evitar totalmente a exposição solar se apliquem ao nível de risco extremo, a persistência do nível muito elevado exige precauções contínuas e o planeamento rigoroso das atividades ao ar livre.

O IPMA prevê que este quadro de exposição se mantenha inalterado até ao final da semana, abrangendo a totalidade do mapa geográfico português. A escala de proteção deve ser ajustada conforme a intensidade da radiação, sendo que, para níveis elevados, a utilização de barreiras físicas e químicas é fundamental para mitigar potenciais danos na saúde pública decorrentes da incidência solar direta.


Redação

VEJA AINDA:

DOZE CONCELHOS EM PERIGO MÁXIMO DE INCÊNDIO RURAL SEGUNDO O IPMA

Rádio Regional

METEOROLOGIA: TERÇA-FEIRA 09 DE JUNHO DE 2026

Rádio Regional

METEOROLOGIA: SEGUNDA-FEIRA 08 DE JUNHO DE 2026

Rádio Regional

BENFICA OFICIALIZA TRANSFERÊNCIA DEFINITIVA DE SIDNY CABRAL PARA O TRABZONSPOR

Rádio Regional

FMI RECOMENDA A PORTUGAL CAUTELA NAS MEDIDAS DE REDUÇÃO DE IMPOSTOS

Rádio Regional

CCDR NORTE REFORÇA COOPERAÇÃO NO FÓRUM ECONÓMICO ZAMORA–TRÁS-OS-MONTES

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.