RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

PORTUGAL MAIS TECNOLÓGICO

ÍNDICE DE DIGITALIDADE DA ECONOMIA E DA SOCIEDADEnbsp| RÁDIO REGIONAL

Portugal é o segundo país da União Europeia (UE) a registar maiores progressos no domínio digital no ano passado. O país obteve uma pontuação global de 0,53 na edição de 2016 do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES) — mais 0,04 do que no IDES 2015 –, ocupando a 14ª posição entre os 28 Estados-Membros (os dados correspondem à evolução registada em 2015).

A pontuação conseguida por Portugal é ligeiramente superior aos 0,52 de média da UE, facto que coloca o país no grupo dos mais avançados na edição deste ano do índice. Entre eles está também a Áustria, a Alemanha, a Estónia, a Holanda e Malta — os países que estão a evoluir mais rapidamente. Juntos, a média do índice é de 0,58. Dinamarca, Holanda, Suécia e Finlândia continuam a liderar o ranking, sendo que a Suécia foi o único Estado-Membro que não melhorou a pontuação em relação ao ano passado.

De acordo com a Comissão Europeia (CE), “Portugal tem redes de banda larga que asseguram uma boa cobertura, serviços públicos online avançados e um desempenho acima da média na digitalização das empresas”. Porém, “o maior desafio para o país é melhorar as competências digitais dos seus cidadãos e levá-los a aderirem às atividades online, para que possam participar plenamente na economia e na sociedade digitais”. A CE indica ainda que “cerca de metade da população [portuguesa] não tem competências digitais básicas” e que “28% nunca utilizou a internet”.

ÍNDICE DE DIGITALIDADE DA ECONOMIA E DA SOCIEDADEnbsp| RÁDIO REGIONAL
ÍNDICE DE DIGITALIDADE DA ECONOMIA E DA SOCIEDADE

O que é o IDES?

O Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade é um índice composto elaborado anualmente pela Comissão Europeia. Avalia a “evolução dos países da UE em direção a uma economia e uma sociedade digitais”.

O índice tem em conta — e relaciona — indicadores como a conectividade, o capital humano, a utilização da internet, a integração das tecnologias e serviços públicos digitais.

VEJA AINDA:

ISP DESCE NA GASOLINA COM ALÍVIO DE 24 CÊNTIMOS E MANTÉM-SE NO GASÓLEO

Lusa

NOVO FILME DA SAGA ‘VELOCIDADE FURIOSA’ PASSA POR PORTUGAL E COM PORTUGUESES

Lusa

PORTUGAL TEM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÓMICO DA UE NO 1º TRIMESTRE DE 2022

Lusa

ASAE RECEBEU 400 DENÚNCIAS SOBRE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

Lusa

NOS E ALTICE DIZEM QUE NÃO ESTÃO LIVRES DE SER ALVO DE ATAQUE COMO A VODAFONE

Lusa

CRISE: INFLAÇÃO EM 7,2% É O VALOR MAIS ALTO NOS ÚLTIMOS 29 ANOS

Lusa