RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

ESTUDANTES PORTUGUESAS CRIARAM A NOVA ECOBEBIDA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Chamam-se Toal, uma é proteica e outra energética e ganharam o prémio Born From Knowledge, um galardão da Agência Nacional de Inovação que distingue projectos de investigação e desenvolvimento.

Desenvolvidas por um grupo de estudantes, liderado por Daniela Costa e Rita Martins, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), as duas ecobebidas são produzidas a partir de subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola.

Não têm corantes nem conservantes e, mais especificamente, são produzidas com base em soro excedente do fabrico de queijo, um subproduto bastante poluente, e morangos que não têm calibre suficiente para venda ao consumidor final, a chamada fruta feia.

As estudantes, que pretendem colocar no mercado a gama Toal, realçam que as duas ecobebidas “são ricas em antioxidantes e probióticos, que auxiliam na manutenção do sistema imunitário, e os açúcares essenciais, bem como os pequenos péptidos (pequenas proteínas de fácil absorção), exercem funções ao nível do sistema cardiovascular”.

Daniela Costa e Rita Martins explicam ainda que o soro proveniente do fabrico do queijo é um resíduo bastante poluente e que a sua utilização na gama Toal contribui para atenuar um problema ambiental sério, evitando que entre na rede de águas. No caso dos morangos, ao aproveitar fruta que não é vendida ao consumidor final, combate-se o desperdício alimentar.

A distinção Born From Knowledge” foi anunciada durante a cerimónia de entrega de prémios do concurso “Ecotrophelia Portugal 2017”, promovido pela PortugalFoods e pela Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA).

O prémio reconhece, segundo os promotores, o melhor projecto «nascido do conhecimento que resulte de actividades de investigação e desenvolvimento (I&D)».

nbsp| RÁDIO REGIONAL
Daniela Costa e Rita Martins criaram a ECOBEBIDA, um projecto premiado pela Agência Nacional de Inovação

VEJA AINDA:

COVID-19: CIENTISTAS INGLESES DESDRAMATIZAM VARIANTE ÓMICRON

Lusa

MIGUEL GUIMARÃES: PORTUGAL TEM MÉDICOS SUFICIENTES – O SNS NÃO É ATRATIVO

Lusa

COVID-19: COSTA APELA A CUMPRIMENTO DE REGRAS PARA EVITAR NOVO ‘TERRÍVEL JANEIRO’

Lusa

ESTUDO: OCEANO ÁRTICO COMEÇOU A AQUECER NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Lusa

LEIRIA: CUF INVESTE 50 MILHÕES EM NOVO HOSPITAL COM ABERTURA PREVISTA EM 2025

Lusa

VILA REAL: ATIVIDADE DO CENTRO HOSPITALAR DE TRÁS-OS-MONTES AUMENTOU EM 2021

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme