Francisco Grave Pereira, à frente da Autoridade Nacional de Protecção Civil desde maio de 2014, demitiu-se esta segunda-feira na sequência do inquérito ao caso dos helicópteros Kamov.
Escreve o Público esta terça-feira, 6 de Setembro, que o presidente da Protecção Civil, Francisco Grave Pereira, se demitiu na sequência das conclusões de um relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna.
As conclusões do inquérito imputavam-lhe falta de zelo na forma como a Autoridade Nacional de Protecção Civil geriu o processo de transferência de seis helicópteros Kamov para a empresa a Everjets, que opera com os mesmos actualmente.
Francisco Grave Pereira estava à frente da Autoridade Nacional de Protecção Civil desde Maio de 2014.
Segundo a Inspecção-Geral da Administração Interna, escreve o jornal, está em causa a falta de zelo na protecção dos interesses do Estado no processo em causa. A demissão foi apresentada esta segunda-feira à ministra Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.
Este processo, que levou à demissão de Francisco Grave Pereira, foi instaurado em Junho de 2015 pela então ministra Administração Interna, Anabela Rodrigues.
Escreve a Lusa que a ministra da Administração Interna dará mais pormenores sobre o assunto na conferência de imprensa que está agendada para as 12:00, na Protecção Civil, para o balanço operacional intercalar da Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de 2016 relativo ao mês de Agosto.

