A última jornada da Primeira Liga apresenta um cenário de decisões em duas frentes distintas: a corrida pelo quinto lugar e a luta pela permanência no escalão principal.
Com o SC Braga já seguro na quarta posição, as atenções viram-se para o Famalicão e o Gil Vicente. A equipa famalicense detém uma vantagem de três pontos, mas os pupilos de César Peixoto ainda sonham com o acesso europeu, caso vençam o Sporting em Alvalade e o Famalicão perca com o Alverca, valendo-se da vantagem no confronto direto. Este quinto lugar poderá dar acesso à Conference League, dependendo do desfecho da final da Taça de Portugal entre Sporting e Torreense.
Na cauda da tabela, a incerteza é ainda maior. Com o Aves SAD já despromovido, quatro equipas tentam evitar a descida direta ou o play-off. O Tondela entra na ronda final em posição de despromoção com 28 pontos, apenas a um de distância do Casa Pia, que ocupa o lugar de play-off, e do Estrela da Amadora. O Nacional, com 31 pontos, também ainda não garantiu matematicamente a salvamento.
A jornada decisiva irá ditar quem acompanha o Aves SAD na descida e quem terá uma última oportunidade de manutenção através da liguilha.

