Connect with us

REGIÕES

PROFESSORES, POLICIAS E OFICIAIS DE JUSTIÇA PEDEM RECUPERAÇÃO DAS CARREIRAS

Professores, polícias, GNR e funcionários judiciais foram hoje à residência oficial do primeiro-ministro pedir a recuperação de quase 10 anos em que as carreiras estiveram congeladas, com António Costa ausente nos Estados Unidos em visita oficial.

Datas:

em

Professores, polícias, GNR e funcionários judiciais foram hoje à residência oficial do primeiro-ministro pedir a recuperação de quase 10 anos em que as carreiras estiveram congeladas, com António Costa ausente nos Estados Unidos em visita oficial.

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, disse aos jornalistas que “o tempo de serviço tem que ser contado”, uma vez que “as pessoas já trabalharam, o tempo já se cumpriu”.

Mário Nogueira indicou que os 3.411 dias que as carreiras estiveram paradas significam, em alguns setores, “dois ou três escalões”, o que implica que mesmo ao fim de “40 anos de trabalho” nas carreiras mais longas haja pessoas que não conseguem chegar ao topo das suas carreiras.

Dos ministérios da Educação, Administração Interna e Justiça, a resposta tem sido sempre, com argumentações próprias, que “não pode ser”, mas Mário Nogueira lembrou que o Governo Regional da Madeira já propôs, no caso dos professores a reposição das carreiras até 2025.

“Nas carreiras em que o tempo de serviço se converte em pontos, o tempo já foi considerado”, indicou, contestando a “discriminação” destes setores.

Como é o primeiro-ministro que lidera o governo, é a António Costa que exigem que “resolva o problema” e “assuma o princípio” da contagem do tempo de serviço, também defendido pela Assembleia da República numa recomendação unânime de janeiro deste ano.

“Não estamos a exigir bonificações, mais tempo ou melhoria de carreiras”, indicou, afirmando que estão disponíveis para negociar um prazo para a recuperação do tempo de serviço.

“Não será tudo de uma só vez, porque isso seria insustentável”, salientou.

O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais, Fernando Jorge, afirmou que os representantes dos vários setores vão esperar para ver a resposta de António Costa e que vão “com certeza continuar a conversar”, embora não esteja planeada mais alguma ação concertada.

“Tomaremos as posições convenientes e adequadas, mas isso depois de conversarmos entre nós todos”, indicou.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

SETÚBAL: O PORTO VENCEU … MAS NÃO CONVENCEU (VÍDEO)

O FC Porto saiu vitorioso da visita à casa do Vitória de Setúbal. Aboubakar e Sérgio Oliveira fixaram o resultado...

DESPORTOPublicado há 1 dia

NOITE DE “XEQUE-MATE” TRANSMONTANO NO XADREZ DO BESSA (vídeo)

GD Chaves faz "xeque-mate" ao Boavista no xadrez do Bessa. Com esta derrota o Boavista soma apenas 4 pontos em...

REGIÕESPublicado há 1 dia

GAIA: TRABALHADORES DA ESCOLA INÊS DE CASTRO EM GREVE

Os assistentes operacionais da Escola Secundária Inês de Castro, concelho de Vila Nova de Gaia, fizeram esta sexta-feira uma hora...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

ENFERMEIROS “AMEAÇAM” COM MAIS MAIS SEIS DIAS DE GREVE

Os sindicatos dos enfermeiros dão ao Governo até 04 de outubro para responder às suas reivindicações ou avançarão para mais...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

PROFESSORES ENTREGAM PRÉ-AVISO DE GREVE PARA OUTUBRO

Dez estruturas sindicais de professores entregaram hoje um pré-aviso de greve para a primeira semana de outubro, para exigir que...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

TRABALHADORES DA IBERSOL EM GREVE POR MELHORES SALÁRIOS

Cerca de meia centena de trabalhadores da Ibersol manifestaram-se hoje frente à sede do grupo, no Porto, contra a precariedade...

DESPORTOPublicado há 2 dias

SPORTING VENCEU QARABAG NO ARRANQUE LA LIGA EUROPA

O Sporting recebeu e venceu, esta quinta-feira, o Qarabag por 2-0 em partida da primeira jornada do grupo E da...

REGIÕESPublicado há 2 dias

TAXISTAS CONTINUAM CONCENTRADOS CONTRA A NOVA LEI

As associações que representam o setor do táxi consideraram hoje, numa comunicação aos profissionais que se encontram nos Restauradores, em...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

LUCÍLIA GAGO É A NOVA PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA

Lucília Gago é a nova procuradora-geral da República.

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

MARCELO DESPEDE-SE DA VIDA DE PROFESSOR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, despediu-se hoje da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de direito,...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

AS MAIS LIDAS