RÁDIO REGIONAL
HACKERS
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

HACKERS ATACAM SITES DA JUSTIÇA

Piratas informáticos atacaram na madrugada do 25 de Abril os sites do Supremo Tribunal de Justiça e do Citius, a aplicação informática dos tribunais. As respectivas páginas estiveram inacessíveis cerca de uma hora durante a madrugada de segunda-feira, mas tanto o Supremo como o Ministério da Justiça garantem que os hackers não acederam a qualquer tipo de informação.

Os ataques foram anunciados pelo site Tugaleaks por volta da hora do almoço desta terça-feira, numa notícia que dava conta que as páginas electrónicas do Parlamento e da Polícia Judiciária também tinham estado em baixo. Segundo a edição do Jornal Público, ambas as entidades negaram terem sido alvo de ataques informáticos.

Já o Supremo Tribunal de Justiça reconheceu, através do seu assessor de imprensa, que o seu site “registou, de facto, uma ameaça informática na madrugada do dia 25 de Abril”. “Essa ameaça foi prontamente debelada pelos sistemas de defesa. Apesar de o ataque ter perturbado o acesso do público ao site do STJ, durante cerca de uma hora, não provocou quaisquer danos nem permitiu aceder a qualquer tipo de informação”, garante a instituição num email enviado ao Jornal Público.

Por seu lado, o Ministério da Justiça confirmou que “ocorreu uma tentativa de ataque” à plataforma informática Citius e assegurou que “foram imediatamente desencadeados os sistemas de protecção da sua infraestrutura tecnológica”. Mesmo assim, o ministério reconheceu “algumas perturbações no acesso aos sites, durante cerca de um hora, na madrugada de 25 de Abril”. E acrescentou: “Em nenhum momento a informação esteve vulnerável a qualquer acesso ilícito”.

O gabinete do secretário-geral do Parlamento afirmou que a página da Assembleia da República na Internet “não esteve em baixo” e garantiu que a informação do Tugaleaks “carece de qualquer fundamento”. Fonte da Polícia Judiciária também negou a existência de um ataque.

Não é a primeira vez que os piratas informáticos escolhem o 25 de Abril para lançar ataques. Em 2014, os hackers entraram nos servidores onde estão alojados os sites do Ministério Público, apropriando-se de uma lista com contactos de mais de 2000 procuradores.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

NORTE DE PORTUGAL E HAUTS-DE-FRANCE ASSINAM PARCERIA INDUSTRIAL

Rádio Regional

BRAGANÇA: AUTARQUIA INVESTE NA MODERNIZAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL

Rádio Regional

10 DE JULHO: LANÇAMENTO DO TELSTAR 1 E A ERA DA COMUNICAÇÃO GLOBAL (1962)

Rádio Regional

GOVERNO LANÇA PROJETO “MULTIBANCO + PERTO” PARA COMBATER INFOEXCLUSÃO

Rádio Regional

INVESTIMENTO 360 MILHÕES EM REDES DE FIBRA ÓTICA PARA 288 CONCELHOS

Rádio Regional

RENOVÁVEIS LIDERARAM CRESCIMENTO DA ENERGIA MUNDIAL EM 2025

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.