DESPORTO
SPORTING DE BRAGA ‘ATACA’ BENFICA E SANTA CLARA POR CAUSA DE SCHETTINE
O Sporting de Braga revelou hoje ter desistido da contratação do futebolista brasileiro Guilherme Schettine, do Santa Clara, deixando críticas ao clube açoriano e, indiretamente, ao Benfica, apontando que “o futebol português transformou-se num teatro de marionetas”.

O Sporting de Braga revelou hoje ter desistido da contratação do futebolista brasileiro Guilherme Schettine, do Santa Clara, deixando críticas ao clube açoriano e, indiretamente, ao Benfica, apontando que “o futebol português transformou-se num teatro de marionetas”.
Num comunicado no sítio oficial, a SAD liderada por António Salvador historiou o processo, informando ter manifestado interesse no jogador no início de maio deste ano, mas não o concretizou e “afastou-se de qualquer negociação” porque foi informada que “a SAD açoriana aceitaria negociações pelo valor de três milhões de euros, omitindo que a cláusula de rescisão é de dois milhões”.
“Após o fecho do campeonato, o Sporting de Braga tomou conhecimento de que o Santa Clara negociava o jogador com o Benfica por 1,5 milhões de euros. O avançado permaneceria, porém, no plantel do Santa Clara”, pode ler-se.
Contudo, a 29 de julho, os minhotos ficaram a saber pelos representantes do jogador que “Guilherme Schettine rejeitava a transferência para o Benfica, por entender que desportivamente não era a opção que melhor servia as suas ambições imediatas”.
“Nesse cenário, o Sporting de Braga reiterou o seu interesse, após saber pelos empresários de Schettine que havia o compromisso por parte do Santa Clara de negociar o avançado pelos mesmos valores discutidos com o Benfica”, lê-se.
Dois dias depois, “formalizou uma proposta que satisfazia as pretensões do Santa Clara”, mas nunca obteve resposta.
A 01 de agosto, o Santa Clara informou Schettine e os seus representantes para a marcação de uma reunião, no dia seguinte, em Lisboa, com os responsáveis do Benfica, mas o jogador e os seus empresários “recusaram reunir”, lê-se.
“Perante a ausência de resposta do Santa Clara à proposta apresentada pelo Sporting de Braga, António Salvador contactou diretamente o administrador Diogo Boa Alma, que afirmou que não negociaria com o Sporting de Braga por ter um compromisso pessoal para colocar o jogador no Benfica e por temer represálias, remetendo para a cláusula de rescisão e assim faltando à palavra dada aos representantes do jogador”, dizem os bracarenses.
No segundo dia de agosto, “e apresentando-se como representante dos interesses do Benfica, José Luís Gonçalves (ex-diretor de futebol do CD Aves) entrou em contacto com o empresário do jogador, Javier Rangel, pedindo uma reunião com o presidente do Benfica e garantindo que tanto Guilherme Schettine como o seu agente seriam ‘bem recompensados’”.
O Sporting de Braga conclui, frisando que o episódio denunciado “não é caso único, mas antes a demonstração de uma realidade profundamente entranhada: o futebol português transformou-se num teatro de marionetas”.
“Sociedades que deviam competir num plano de igualdade resignam-se a uma lógica vertical de influências, na qual ‘manda quem pode e obedece quem tem juízo’ e onde se multiplicam operações que escapam à lógica desportiva, se inflacionam de forma especulativa os valores do mercado e se impede que outros clubes possam reforçar-se”, acusa, também numa crítica indireta ao Benfica.
O Sporting de Braga lamenta que, num país “que tem uma Federação tão pujante e uma Liga que se apresenta cada vez mais sustentável”, se esconda “a pobreza de um edifício de campeonatos profissionais onde competem clubes tão dependentes de uma mão que as alimente política e financeiramente e tão permeáveis a influências externas, não pela sua falta de grandeza institucional, mas pela pequenez de alguns dos seus dirigentes”.

DESPORTO
PRIMEIRA LIGA: BENFICA RECEBE FARENSE E PROCURA LIDERANÇA PROVISÓRIA
O Benfica recebe hoje o Farense e procura subir provisoriamente à liderança da I Liga portuguesa de futebol, enquanto o Sporting de Braga também pode ultrapassar o FC Porto se vencer em Vizela, na 13.ª jornada do campeonato.

O Benfica recebe hoje o Farense e procura subir provisoriamente à liderança da I Liga portuguesa de futebol, enquanto o Sporting de Braga também pode ultrapassar o FC Porto se vencer em Vizela, na 13.ª jornada do campeonato.
Os ‘encarnados’, que na ronda anterior empataram frente ao Moreirense e viram o Sporting isolar-se na liderança do campeonato, sabem que um triunfo lhes permite subir provisoriamente ao primeiro lugar, uma vez que os ‘leões’ apenas entram em campo no sábado.
O Benfica, atual segundo classificado com 29 pontos, a dois do Sporting, vai receber um Farense que vem de uma derrota na jornada anterior, depois de quatro partidas sem perder, e que é oitavo, com 16 pontos.
Antes, na abertura da jornada, o Sporting de Braga visita o Vizela e um triunfo permite aos forasteiros ultrapassarem, também de forma provisória, o FC Porto no terceiro lugar.
O Braga venceu seis dos últimos sete jogos no campeonato, com um empate pelo meio, e é quarto classificado, com 26 pontos, a dois do FC Porto, que apenas joga no sábado, tendo pela frente um Vizela que vem de uma derrota e não vence há dois jogos, somando 10 pontos, no 15.º lugar.
Programa da 13.ª jornada:
Sexta-feira, 08 dez:
Vizela – Sporting de Braga, 15:30
Benfica — Farense, 18:00
Sábado, 09 dez:
Portimonense — Famalicão, 15:30
Vitória de Guimarães — Sporting, 18:00
FC Porto – Casa Pia, 20:30
Domingo, 10 dez:
Estrela da Amadora — Boavista, 15:30
Arouca – Rio Ave, 18:00
Estoril Praia – Desportivo de Chaves, 20:30
Segunda-feira, 11 dez:
Gil Vicente — Moreirense, 20:15
DESPORTO
TAÇA DA LIGA: DERROTA HISTÓRICA AFASTA FCP DA FINAL FOUR (VÍDEO)
O Estoril Praia venceu hoje o FC Porto por 3-1, em jogo da segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga de futebol, apurando-se para a ‘final four’ da prova e afastando o detentor do troféu.

O Estoril Praia venceu hoje o FC Porto por 3-1, em jogo da segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga de futebol, apurando-se para a ‘final four’ da prova e afastando o detentor do troféu.
Depois de ter vencido na primeira jornada o Leixões, da II Liga, por 2-1, a equipa da ‘linha’ estava a um triunfo de assegurar pela primeira vez a presença na fase decisiva da prova e começou bem, ao inaugurar o marcador aos 22 minutos, através de Cassiano.
Respondeu o FC Porto ainda na primeira parte, com um golo de Pepê, aos 34 minutos, tendo o triunfo dos ‘canarinhos’ surgido já numa altura em que o empate parecia ir prevalecer, com Rafik Guitane a fazer o 2-1, aos 90+1, e João Carlos a fechar o marcador, aos 90+6, na conversão de uma grande penalidade.
Com esta vitória, o Estoril fecha a sua participação no Grupo D na frente, com seis pontos, sendo que FC Porto e Leixões vão cumprir calendário quando se defrontarem na terceira jornada, em jogo agendado para 23 de dezembro.

A grande penalidade que fixou o resultado em 3-1 favorável ao Estoril.
Fonte: Vídeo Sport TV
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: VITÓRIA DE GUIMARÃES X FC PORTO (20:30)
-
DESPORTO DIRETO5 dias atrás
DIRETO: MOREIRENSE FC X SL BENFICA (18:00)
-
DESPORTO DIRETO1 semana atrás
DIRETO: SC BRAGA X FC UNION BERLIN (20:00)
-
DESPORTO DIRETO6 dias atrás
DIRETO: FC FAMALICÃO X FC PORTO (18:00)
-
REGIÕES2 semanas atrás
PENAFIEL: LAR DE IDOSOS SUSPEITO DE NÃO POSSUIR INSTALAÇÕES ADEQUADAS
-
REGIÕES3 semanas atrás
PORTO: METROBUS VAI FICAR MAIS CARO DO QUE PREVISTO
-
INTERNACIONAL4 semanas atrás
CIBERATAQUE AO MAIOR BANCO DA CHINA PERTURBA MERCADOS FINANCEIROS
-
REGIÕES2 semanas atrás
VILA FLOR: VEREADOR LUÍS POLICARPO (PSD) DETIDO PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA