Ligue-se a nós

DESPORTO

SPORTING “MEIO DENTRO E MEIO FORA” DA LIGA EUROPA

O Sporting foi hoje derrotado pelo Atlético de Madrid, por 2-0, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa em futebol, sofrendo a 13.ª derrota em 16 jogos em Espanha.

Online há

em

O Sporting foi hoje derrotado pelo Atlético de Madrid, por 2-0, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa em futebol, sofrendo a 13.ª derrota em 16 jogos em Espanha.

O Sporting perdeu por 2-0 com o Atlético Madrid, em jogo da primeira-mão dos quartos-de-final da Liga Europa. A formação de Jorge Jesus foi penalizada pelos muitos erros defensivos que cometeu, principalmente por Coates, mas também pelo desacerto na finalização. Bas Dost e Coentrão viram amarelo e falham o segundo jogo.

Se o futebol fosse bola para a frente e fé em Deus, todos seriam jogadores de futebol. No futebol moderno, onde nenhum detalhe é descurado, são os pequenos pormenores que distinguem as boas equipas das grandes equipas. E isso é mais visível nas grandes competições da UEFA, principalmente a partir dos oitavos-de-final, onde já só restam os gigantes.

E foi nos detalhes, ou, se quisermos chamar-lhes, erros individuais, que residiu toda a história do jogo: um Sporting nada personalizado, estranhamente muito nervoso em situações em que nem eram os jogadores ‘colchoneros’ a provocar o erro. A juntar-se isso, a falta de pontaria na finalização, onde as oportunidades criadas não foram concretizadas.

No bonito e moderno Wanda Metropolitano, a equipa de Jorge Jesus contava com o apoio de quase quatro mil adeptos para contrariar a história e a estatística: tentar a primeira vitória em solo espanhol para as provas da UEFA e ser uma das poucas equipas a vencer o Atlético Madrid desde que este mudou-se para a nova casa. No Wanda Metropolitano, só Chelsea, para a Champions, e Sevilha, para a Taça do Rei, tinham ganho à equipa de Simeone (16 vitórias, oito delas consecutivas, quatro empates).

Jesus não reservou qualquer surpresa de maior, como já tinha deixado no ar na conferência de imprensa. William, recuperado (ou talvez não), voltou ao onze, por troca com Acuña que ficou no banco. No lado ‘colchonero’, Simeone já podia contar com o capitão Juan Fran, e ainda Griezmann e Diego Costa, que não jogaram no fim-de-semana e mais uma vitória de 1-0, agora frente ao Deportivo da Corunha.

O primeiro tempo foi uma sucessão de erros centrais na defesa e desperdício no ataque. E nesse aspeto, Coates destacou-se dos demais. Logo aos 24 segundos errou um passe que Diego Costa aproveitou para isolar Koke para o 1-0, naquele que foi o golo 500 do Atlético nas provas da UEFA. Aos três foi Godín a ganhar nas alturas, mas Patrício negou-lhe o golo. A estratégia de defesa subida por parte do Sporting era muito bem explorada pelos homens de Simeone: pressão rápida sobre o portador da bola, recuperação e lançamentos rápidos para Diego Costa ganhar nas costas da defesa leonina. A estratégia funcionava até porque o Sporting ia dando uma ‘mãozinha’.

Aos poucos os ‘leões’ foram-se soltando no jogo, ganhando confiança e subindo no terreno, tanto pelas alas como pelos corredores e criando desequilíbrios. William, Gelson, Piccini e Bryan Ruiz eram dos melhores. Bas Dost teve duas oportunidades, após centros de Gelson e Piccini. Mas a melhor oportunidade de golo foi desperdiçada por Gelson Martins que, isolado perante Oblak, permitiu a defesa do guarda-redes esloveno, aos 24 minutos.

E quando todos já esperavam o intervalo, Griezmann aproveitou uma falha de Mathieu para se isolar e bater Patrício, fazendo o 2-0. Pouco tempo depois, Jesus perdia William, que se ressentiu de lesão e foi substituído por Acuña.

Esperava-se um ‘leão’ com outra raça, outra garra no segundo tempo, mas, estranhamente, Coates continuava cometer erros atrás de erros, sem qualquer explicação: aos 49 minutos falhou a interceção de uma bola fácil, isolando Diego Costa, mas Patrício percebeu as intenções do avançado e negou-lhe o golo; aos 51, novo erro perante Diego Cosga, e novamente Patrício a salvar o Sporting.

O golo que podia relançar o Sporting na discussão do resultado esteve na cabeça de Coentrão aos 52 minutos, mas o lateral, que por esta altura jogava a extremo para não se expor muito (já tinha amarelo), desviou por cima, quando tinha tudo para marcar.

Com o 2-0, o Atlético passou a fazer o jogo que mais gosta: recuou mais ainda no terreno, saindo em contra-ataque quase sempre com três jogadores no máximo, sem arriscar muito. Das (muitas) vezes que a defensiva leonina falhava, lá estava Patrício a resolver os problemas. Na derradeira (e melhor oportunidade), Montero atirou por cima na recarga a uma defesa incompleta de Oblak.

o 2-0 é um resultado que o Sporting pode inverter no segundo jogo, mas terá de ser pragmático no ataque e não cometer tantos erros na defesa. Coentrão (muito assobiado pelos adeptos da casa, por ter jogado no rival Real Madrid) e Bas Dost viram amarelo e não jogam na segunda-mão.

JOGO AO MINUTO:

93′ + 3 Termina a partida! Triunfo por 2-0 do Atl. Madrid frente ao Sporting CP, em jogo da 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa.
91′ + 1 Montero! O Sporting CP esteve à beira de chegar ao golo! Primeiro foi Bryan Ruiz, remate forte do costarriquenho, a colocar à prova os reflexos de Oblak. A bola sobra Fredy Montero na área, livre de marcação, mas o colombiano atira para as bancadas.
90′ Três minutos de compensação.
90′ Atl. Madrid: Entra Vitolo e sai A. Griezmann.
87′ Atl. Madrid: Entra T. Partey e sai Diego Costa.
87′ Sporting CP: Entra Montero e sai Bruno Fernandes.
81′ Atl. Madrid: Koke recebe cartão amarelo.
81′ Patrício! Diego Costa a fazer um belo passe, serve Juanfran, que quase sem ângulo, obriga Rui Patrício a uma defesa apertada.
80′ Sporting CP: Entra Rúben Ribeiro e sai Fábio Coentrão.
77′ Jorge Jesus vai lançar Rúben Ribeiro.
72′ Falta de Bas Dost sobre Lucas Hernández. O holandês vê o amarelo e está também fora das opções de Jorge Jesus para a segunda mão.
72′ Sporting CP: Cartão amarelo para Bas Dost.
70′ Remate de Acuña, a sair por cima.
69′ Grande passe de Griezmann, a meter no centro da área para Gameiro, mas o companheiro de equipa não chegou a tempo para o desvio.
67′ Fora-de-jogo assinalado a Diego Costa.
66′ Corte de Mathieu, a ceder canto.
63′ Atl. Madrid: Cartão amarelo para S. Savic.
58′ Falta de Piccini sobre Diego Costa, vê o amarelo mas o italiano não estava em risco e será opção para o jogo em Alvalade.
57′ Sporting CP: Cartão amarelo para C. Piccini.
56′ Falta de Fábio Coentrão sobre Griezmann, o árbitro mostra o amarelo ao internacional português que fica fora da 2.ª mão.
56′ Sporting CP: Fábio Coentrão recebe cartão amarelo.
53′ Atl. Madrid: Entra K. Gameiro e sai Á. Correa.
52′ Bruno Fernandes a cruzar para a área, Fábio Coentrão aparece a cabecear, mas atira por cima.
50′ Perda de bola de Coates, deixa fugir Diego Costa, valeu Rui Patrício a defender. O central leonino fica a pedir falta, o avançado do Atl. Madrid tenta o remate já quase sem ângulo, o guarda-redes português a evitar o pior.
46′ Recomeça a partida.
46′ + 1 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
45′ Um minuto de compensação.
45′ Sporting CP: Entra M. Acuña e sai William.
40′ Atl. Madrid: Golo de A. Griezmann! Novo erro defensivo da equipa portuguesa, desta vez foi Mathieu a falhar o corte, a bola sobra para Griezmann que na cara de Rui Patrício, atira para o 2-0.
39′ Remate de longe de Correa, a sair muito desviado.
35′ Pausa no jogo para substituir a bola da partida, que rebentou.
34′ Diego Costa cai na área, mas ainda consegue o remate, que sai ao lado. O avançado colchonero fica a pedir falta de Coates, mas o árbitro entende que não tem razão.
32′ Gelson! Grande lance da equipa de Jorge Jesus, com Gelson Martins a conseguir passar pelos centrais do Atlético, tenta o remate, mas o remate sai fraco e Oblak defende.
29′ Correa cai na luta com William, o árbitro entende que o jogador leonino joga a bola e não faz falta e manda jogar.
25′ Atl. Madrid: Cartão amarelo para Saúl.
20′ Falta de Diego Costa sobre Piccini.
18′ Remate de Hernández de fora da área, a sair por cima da baliza de Rui Patrício.
13′ Ao lado! Cruzamento de Piccini, Bas Dost aparece a cabecear nas costas de Juanfran, mas não acerta no alvo.
8′ Savic tira para canto! Gelson a levar a melhor sobre Hernández, cruza para o primeiro poste onde estava Bas Dost, valeu o corte do central dos colchoneros.
3′ Defende Patrício! Godín a saltar mais alto e a cabecear na sequência de um canto, valeu o guarda-redes leonino a evitar o 2-0.
1′ Atl. Madrid: Golo de Koke! Erro incrível de Coates, queria meter a bola em Mathieu, mas acaba por entregar a Koke que não desperdiça e aproveita para fazer o 1-0 no primeiro minuto de jogo.
1′ Arranca a partida!
0′ Godín ainda coloca a bola no fundo das redes, mas é assinalado o fora-de-jogo ao jogador do Atl. Madrid.
0′ As equipas entram em campo.
0′ Paulo Futre esteve em campo com um cachecol de cada equipa. O antigo jogador dos dois emblemas foi homenageado.
0′ Atl. Madrid (Suplentes): Axel Werner, Thomas Partey, Fernando Torres, Kevin Gameiro, Vitolo, Roberto Olabe e Antonio Montoro.
0′ Atl. Madrid (Onze inicial): Oblak, Godín, Koke, Griezmann, Saúl Ñíguez, Ángel Correa, Gabi, Savic, Diego Costa, Lucas Hernández e Juanfran.
0′ Sporting CP (Suplentes): Salin, André Pinto, Rúben Ribeiro, Acuña, Ristovski, Montero e João Palhinha.
0′ Sporting CP (Onze inicial): Rui Patrício, Coates, Fábio Coentrão, Piccini, Bruno Fernandes, William, Battaglia, Bryan Ruiz, Mathieu, Gelson Martins e Bas Dost.
0′ O russo Sergei Karasev foi o árbitro designado para dirigir o encontro entre Atlético Madrid e Sporting CP, jogo da 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

DESPORTO

ÁLVARO PACHECO: TREINADOR DEIXA O VITÓRIA ÀS PORTAS DA VISITA A AROUCA

O treinador Álvaro Pacheco está de saída do Vitória de Guimarães, após falhar hoje o treino de preparação à visita ao Arouca, da 34.ª e última jornada da I Liga de futebol, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

Online há

em

O treinador Álvaro Pacheco está de saída do Vitória de Guimarães, após falhar hoje o treino de preparação à visita ao Arouca, da 34.ª e última jornada da I Liga de futebol, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

Depois de ter começado a época no Estoril Praia, o técnico, de 52 anos, estreou–se pelos minhotos com um triunfo sobre o vizinho Famalicão (3–1), em 08 de outubro de 2023, para a oitava jornada do campeonato, e deixa–o no quinto lugar, com 60 pontos, com um registo de 18 vitórias, seis empates e nove derrotas e a hipótese de bater o recorde pontual do clube de 62 pontos na I Liga.

Quarto treinador do Vitória de Guimarães na presente época, depois de Moreno, de João Aroso e de Paulo Turra, Álvaro Pacheco está a ser associado a uma transferência para o Vasco da Gama, 13.º classificado do principal campeonato brasileiro, com seis pontos após seis jornadas.

LER MAIS

DESPORTO

FC PORTO X BOAVISTA FC: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

Sem fazer um bom jogo o Porto ganha no último lance e colocou os dois clubes a precisar de conquistar um ponto para conseguirem alcançar os seus objetivos. O FC Porto para garantir o 3º lugar e o Boavista a manutenção.

Online há

em

Sem fazer um bom jogo o Porto ganha no último lance e colocou os dois clubes a precisar de conquistar um ponto para conseguirem alcançar os seus objetivos. O FC Porto para garantir o 3º lugar e o Boavista a manutenção.

Foi um Porto demasiado lento e previsível nos seus movimentos ofensivos, com Alan Varela e Nico González a procurarem quase sempre a largura que era dada por Francisco Conceição e Galeno e muito pouco a profundidade, até à imprudente e justa expulsão de Pedro Malheiro. Esta forma de atacar facilitou muito a boa organização defensiva dos boavisteiros, que neste jogo abdicaram de jogar com um jogador de posição e características de ponta-de-lança (Bozenik ou Martim Tavares). Esta alteração tática promovida por Jorge Simão, teve duas intenções. A de poupar alguns jogadores que se vissem amarelo ficariam fora das opções do próximo e decisivo jogo contra o Vizela, no Estádio do Bessa e de tornar a equipa mais móvel e imprevisível nas transições/contra-ataques. Foi perfeita e resultou até ao momento em que ficou reduzido a 10.

Na segunda parte o Porto tentou imprimir uma dinâmica e velocidade superior, mas seria um Boavista a marcar por intermédio de Bruno Lourenço, com remate indefensável, na sequência de uma jogada de excelente recorte técnico, para mais tarde recordar. O plano tático estava a resultar em pleno até a expulsão de Pedro Malheiro. A partir daí e com as alterações que Sérgio Conceição promoveu o domínio foi avassalador, foi criando e desperdiçando oportunidades e com o desgaste acumulado dos jogadores do Boavista, o Porto com alguma sorte, empatou depois de Otávio falhar o remate e acertar na cabeça de Zé Pedro que direcionou bem o seu cabeceamento. A pressão dos azuis e brancos acentuou-se e no último lance do jogo, quando o empate parecia que ia ser o resultado final, o irrequieto Francisco Conceição fez um excelente cruzamento e Taremi, no sítio certo, finalizou com êxito e despediu-se do estádio do dragão a marcar. Final épico para os dragões e inglório para as panteras.

Taremi foi decisivo pelo golo que marcou, Francisco Conceição, Pepê, Martim Fernandes e Zé Pedro, foram os jogadores que mais se destacaram.

No Boavista Chidozie e Sasso formaram excelente dupla de defesas centrais, Salvador Agra, Luís Santos e João Gonçalves, também se exibiram a alto nível. Bruno Lourenço marca um fantástico golo e teve pormenores de craque.

O negativo deste jogo foi a incompreensível forma como Makouta viu o cartão amarelo que o impede de jogar com o Vizela na última e decisiva jornada.

O árbitro Artur Soares Dias mostrou muitos amarelos e um vermelho no cumprimento das leis de jogo.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Fonte: Vídeo Sport TV

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS