Ligue-se a nós

DESPORTO

SPORTING VENCE GUIMARÃES E ASSUME LIDERANÇA (vídeo)

O Sporting ascendeu hoje à liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Vitória de Guimarães por 1-0, em encontro da 20.ª jornada.

Online há

em

O Sporting venceu esta quarta-feira o Vitória de Guimarães por 1-0, em jogo a contar para a 20ª jornada do campeonato, e assumiu a liderança da prova à condição com um golo solitário do central francês Mathieu.

No regresso ao Estádio de Alvalade após a conquista da Taça da Liga, o Sporting apresentou três alterações no onze titular em relação à equipa que venceu o Vitória de Setúbal. Jorge Jesus deixou no banco de suplentes Piccini, Bryan Ruiz e Freddy Montero e apostou num onze com Ristovksi, Battaglia e Rúben Ribeiro a titulares. Na baliza, Rui Patrício manteve a titularidade com um quarteto defensivo constituído por Ristovksi, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão. No meio campo, William Carvalho fez dupla com Battaglia no centro, com Bruno Fernandes e Acuña nos corredores. Na frente de ataque, Bas Dost e Rúben Ribeiro foram os eleitos para jogar no setor mais ofensivo dos ‘leões’.

Já em relação ao Vitória de Guimarães, Pedro Martins fez duas alterações em relação ao último jogo com o Estoril-Praia no triunfo por 3-1 no Estádio D. Afonso Henriques. Vítor Garcia foi substituído por Rafael Miranda enquanto que Fábio Sturgeon ocupou o lugar de Heldon, que ficou fora dos convocados por ser jogador do Sporting. Com Douglas na baliza, o Vitória de Guimarães apresentou-se em Alvalade com um quarteto defensivo constituído por: João Aurélio, Pedro Henrique, Jubal e Konan. No meio-campo, Pedro Martins apostou em Rafael Miranda, Wakason e Hurtado, enquanto que na frente de ataque Tallo Junior é a principal referência do Vitória SC com Sturgeon e Raphinha nas alas.

A precisar de capitalizar os empates de FC Porto e Benfica para assumir a liderança à condição, a equipa de Jorge Jesus entrou em Alvalade a jogar em pressão alta. A equipa de Pedro Martins não estranhou a entrada forte dos ‘leões’ de Jorge Jesus e procurou anular o adversário jogando muito próximo dos centrais do Sporting.

Com Bruno Fernandes mais descaído pelo lado direito, a equipa do Sporting entrou determinada em visar rapidamente a baliza de Douglas com muitos passes para Bas Dost, mas o avançado holandês surgiu sempre muito sozinho e as jogadas de perigo acabavam por perder-se.

O primeiro remate do jogo surgiu aos 12 minutos por Raphinha, que à entrada da grande área do Sporting dominou com o pé direito e tentou o remate de primeira com o pé esquerdo, mas por cima da barra de Rui Patrício. O Vitória SC não se ficou por aqui, e no minuto seguinte foi Rui Patrício a impedir o golo dos visitantes após um remate violente de João Aurélio. O lateral direito do Vitória de Guimarães surgiu em boa posição e num remate violento obrigou o guardião leão a uma defesa apertada para canto.

O Sporting reagiu de imediato e aos 16´minutos foi Rúben Ribeiro a tentar a sua sorte com um remate de primeira após um cruzamento no lado esquerdo que não foi interceptado por ninguém da defensiva vimaranense.

Aos 19′ minutos, Raphinha tirou Fábio Coentrão da frente e cruzou para a área onde Sturgeon ia abrindo o marcador, mas a jogada acabou por ser anulada no limite pelos defesas do Sporting.

Apesar da pressão alta do Sporting, o Vitória de Guimarães apresentava-se mais perigoso em Alvalade através de transições rápidas. Aos 32′ minutos, a equipa de Pedro Martins esteve perto do golo, mas Acuña impediu que Hurtado surgisse na área isolado e abrisse o marcador.

Antes do final da primeira parte, o Sporting esteve perto do golo, mas o remate de William Carvalho acabou por sair para fora com Douglas a controlar a jogada.

E segunda parte começou desde logo com uma grande contrariedade para Jorge Jesus com Bas Dost a lesionar-se e a pedir a substituição. O técnico leonino lançou Doumbia já depois de ter apostado na inclusão de Montero para a etapa complementar do jogo, e coube a Acuña criar o primeiro lance de perigo. Ristovski cruzou para a área, onde o argentino tentou por duas vezes o remate, mas nas duas não conseguiu bater Douglas que impediu o golo inaugural.

Mesmo com as contrariedades do início da segunda parte, o Sporting mostrou-se mais determinado em chegar ao golo e aos 58′ minutos foi Douglas a evitar o pior quando Doumbia surgia isolado na grande área vimaranense. William Carvalho fez um passe a rasgar a defensiva do Vitória de Guimarães e isolou Doumbia, mas o avançado leonino, na cara do guardião adversário, não conseguiu fazer o 1-0.

Aos 72′ minutos, Bruno César esteve perto de inaugurar o marcador com um remate forte ao poste direito, mas Douglas conseguiu impedir o golo com uma defesa muito apertada.

Com o cronómetro a caminhar rapidamente para o final, o Sporting intensificou ainda mais os ataques à baliza de Douglas e aos 83 minutos Acuña ia fazendo o golo da noite com um remate de primeira, mas Douglas com uma grande intervenção negou o tento ao argentino.

Não marcou Acuña, marcou Mathieu no minuto seguinte na sequência de um cruzamento do argentino. O defesa central subiu até à área contrária e com um remate de primeira bateu o guardião brasileiro para a primeira explosão de alegria em Alvalade.

Antes do apito final, o Vitória de Guimarães ainda teve uma oportunidade para empatar, mas Tallo Junior não conseguiu bater Rui Patrício, que assim segurou o triunfo.

Com este resultado, o Sporting assumiu a liderança provisória do campeonato com 50 pontos, mais um do que o FC Porto, que tem um jogo em atraso, e mais três do que o Benfica.

JOGO AO MINUTO:

95′ + 5 Termina a partida em Alvalade! Triunfo do Sporting, com o único golo a surgir nos instantes finais do jogo. Na primeira parte, muita dificuldade em chegar à área vimaranense, muita disputa a meio-campo. No segundo tempo, apesar da saída queixosa de Bas Dost, a equipa de Jorge Jesus melhorou, obrigou Douglas a fazer várias defesas e conseguiu mesmo chegar ao golo que lhes dá a liderança à condição da Liga NOS.
93′ + 3 Falta de Rincón sobre Fábio Coentrão.
90′ Mais cinco minutos para jogar.
87′ Defesa de Rui Patrício a dois tempos, a segurar o remate de Tallo.
86′ Vitória SC: Entra Rafael Martins e sai Rafael Miranda.
84′ Sporting CP: Golo de J. Mathieu! Cruzamento de Acuña, o central leonino a fazer de avançado e a deixar Douglas pregado ao relvado, remate para o fundo da baliza, sem hipótese de defesa para o brasileiro.
83′ Douglas! Tiro de Acuña, a surpreender tudo e todos, mas o guarda-redes vimaranense faz uma enorme defesa!
81′ Vitória SC: Entra S. Rincón e sai Raphinha.
78′ Raphinha a bater, mas com demasiada força, a sair muito longe da baliza.
77′ Falta de Fábio Coentrão sobre João Aurélio. Livre para o Vitória SC.
75′ Vitória SC: Entra Hélder Ferreira e sai Hurtado.
73′ Bruno César! Fábio Coentrão a cruzar para o segundo poste, o brasileiro aparece solto a rematar, mas acerta no poste. A bola depois ressalta no joelho de Douglas e sai.
72′ Mais um remate de Bruno Fernandes, em zona central, mas a bola a sair ao lado.
70′ Vitória SC: Jubal recebe cartão amarelo.
68′ Sporting CP: Entra Bruno César e sai Rodrigo Battaglia.
67′ Vitória SC: Cartão amarelo para Wakaso.
66′ Remate rasteiro de Bruno Fernanades, fácil para Douglas.
63′ Gelson Martins assiste ao jogo do camarote.
63′ Douglas caído no relvado, queixoso. Assobios das bancadas de Alvalade, os adeptos leoninos entendem que o guarda-redes está apenas a desperdiçar tempo.
61′ Protesta o banco do Vitória SC! O lance é entre Mathieu e Hurtado, com este a cair à entrada da área. O árbitro entende que não há falta e manda seguir.
58′ Defende Douglas! O passe é de William, a desmarcar Doumbia, que perante o avançado costa-marfinense, faz bem a mancha e evita o primeiro da noite!
53′ Remate fraco de Hurtado, para as mãos de Patrício.
53′ Doumbia tentava aparecer para o desvio no segundo poste, mas chega atrasado, e a bola sai pela linha de fundo.
48′ Acuña! Ristovski a cruzar para a área, o argentino tenta por duas vezes o remate, mas nas duas não conseguiu bater Douglas.
47′ Sporting CP: Entra S. Doumbia e sai Bas Dost.
47′ O jogo acabou de começar, mas Bas Dost já no chão. O holandês não terá recuperado do lance a fechar a 1.ª parte e vai mesmo ter de ser substituído.
46′ Recomeça a partida.
46′ Sporting CP: Entra Montero e sai Rúben Ribeiro.
47′ + 2 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
45′ Um minuto para jogar.
45′ William! Tiro de William Carvalho, Douglas a controlar, mas a bola não saiu longe da baliza vimaranense.
43′ Ristovski a cruzar para a área, Bas Dost tenta o cabeceamento, mas acaba caído no relvado, com queixas na zona da barriga.
41′ Canto de Acuña, Bas Dost a cabecear nas alturas, mas fácil para Douglas.
39′ Ristovski tentava ganahr a linha de fundo, mas chega primeiro Douglas, a tirar para canto.
37′ Cruzamento-remate de Fábio Coentrão, a bola parece sofrer um desvio, mas sai pela linha de fundo. O Sporting pedia canto, mas o árbitro dá pontapé de baliza.
36′ Remate cruzado de Raphinha, mas a sair muito desviado.
32′ Que susto para a baliza leonina! Tallo a trabalhar bem na área, tira Coares da frente e cruza. Vale o corte de Acuña, Hurtado ainda remata, mas Rui Patrício recolhe. Passa o perigo.
31′ William a adiantar demasiado e perde a bola para os vimaranenses.
29′ Está a pressionar alto o Sporting, mas chegar à área do Vitória SC é que está mais difícil nesta altura.
24′ Atento Rui Patrício, a antecipar-se e a segurar o cruzamento de João Aurélio que era para Raphinha.
20′ Corte providencial de Ristovski, a impedir que o cruzamento de Raphinha chegasse a Sturgeon.
19′ Canto para o Sporting, Bas Dost tenta desviar de cabeça, mas ganha novo canto.
17′ Cruzamento de Acuña da esquerda, Rúben Ribeiro à vontade na área a atirar à baliza de Douglas, mas o remate a sair ligeiramente desviado do alvo.
14′ Bomba de João Aurélio, a colocar Rui Patrício à prova! O tiro do vimaranense quase surpreendia o guarda-redes leonino, que tira para canto.
12′ Remate sem cerimónias de Raphinha, de pé esquerdo, a sair por cima.
12′ Boa iniciativa de Ristovksi, a fugir pela lateral e a cruzar para a área, mas estava em fora-de-jogo, prontamente assinalado pelo árbitro.
8′ Falta de Rafael Miranda sobre Rúben Ribeiro.
5′ Canto de Acuña, resolve a defesa vimaranense.
3′ Primeira tentativa de remate do jogo é de Bruno Fernandes, mas a sair muito por cima.
1′ Arranca o jogo em Alvalade, posse de bola para o Sporting CP!
0′ Vitória SC (Suplentes): Valente, Francisco Ramos, Victor Garcia, Rincon, Hélder Ferreira, Miguel Oliveira e Rafael Martins.
0′ Vitória SC (Onze inicial): Douglas, João Aurélio, Pedrão, Jubal, Konan; Rafael Miranda, Wakaso, Sturgeon, Hurtado, Raphinha e Tallo.
0′ Sporting CP (Suplentes): Salin, Piccini, André Pinto, Bruno César, Bryan Ruiz, Montero e Doumbia.
0′ Sporting CP (Onze inicial): Rui Patrício, Ristovski, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão, William, Battaglia, Acuña, Bruno Fernandes, Rúben Ribeiro e Bas Dost.
0′ Luís Godinho, da AF Évora, foi o árbitro nomeado para dirigir o jogo entre Sporting e Vitória SC, partida que encerra hoje a 20.ª Jornada da Liga NOS.

DESPORTO

FC PORTO: FERNANDO GOMES, ADMINISTRADOR FINANCEIRO, ESTÁ DE SAÍDA

Fernando Gomes está de saída do cargo de administrador financeiro da FC Porto SAD, anunciou hoje o dirigente dos vice-campeões nacionais de futebol, que cessará funções no final do mandato, logo após as eleições de 27 de abril.

Online há

em

Fernando Gomes está de saída do cargo de administrador financeiro da FC Porto SAD, anunciou hoje o dirigente dos vice-campeões nacionais de futebol, que cessará funções no final do mandato, logo após as eleições de 27 de abril.

“Orgulho-me de ter feito parte desta equipa e de ter dado o meu contributo para que as coisas corressem da melhor maneira possível, mas tudo chega ao fim. Para mim, esta academia é o final de uma colaboração diária com a administração do FC Porto”, disse.

Fernando Gomes, de 77 anos, falava durante a sessão de apresentação da maqueta da futura academia do clube, no Estádio do Dragão, no Porto, anunciando o fim de um ciclo começado em março de 2014, quando rendeu Angelino Ferreira na pasta das finanças.

“Não se podia dizer que havia melhor maneira de fechar um mandato de quatro anos do que com o início formal de uma infraestrutura desejada há muitos anos e absolutamente necessária para que possamos ir mais longe do que fomos até aqui”, avaliou o também vice-presidente ‘azul e branco’ e economista, que ostenta um longo percurso na política.

Ex-ministro Adjunto e ministro da Administração Interna no XIV Governo Constitucional, entre 1999 e 2000, Fernando Gomes passou pela secretaria de Estado da Habitação e Urbanismo no IX Governo, de 1983 a 1985, liderou as autarquias de Vila do Conde e do Porto e figurou como deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu.

O administrador da FC Porto SAD salientou o impacto do quadriénio 2020-2024 para o estado atual dos ‘dragões’, cruzando “alguns sobressaltos” com “momentos muito bons”.

Além da saída do regime de fair play financeiro da UEFA, enalteceu a assinatura de um acordo de 15 anos com a companhia norte-americana Legends destinado à exploração comercial do Estádio do Dragão, que já permitiu baixar os capitais próprios negativos de 175,980 milhões de euros (ME) para quase 8,5 ME em 31 de dezembro de 2023 e deve possibilitar uma entrada de 60 a 70 ME no ocaso do exercício 2023/24, em 30 de junho.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, reconheceu estar “eternamente agradecido” a Fernando Gomes, que, antes da sua promoção à administração ‘azul e branca’, já tinha passado pelos órgãos do Conselho Consultivo da SAD e do Conselho Superior do clube.

“Há cerca de um ano, o Fernando Gomes comunicou-me que não podia continuar no FC Porto com as responsabilidades que tinha. Fiquei preocupado, porque tínhamos grandes problemas e este projeto [da academia] em que ele foi decisivo. Prometeu-me que nada sairia cá para fora e que continuaria a ter o mesmo entusiasmo. Foi o dirigente que, após ter decidido que não continuava, mais trabalhou pelo FC Porto nestes meus 42 anos [de presidência]. Vai ficar ligado a nós. Para mim, será sempre uma referência”, descreveu.

Detentor de 15 mandatos seguidos e dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial, Pinto de Costa concorrerá à presidência do FC Porto com André Villas-Boas, ex-treinador da equipa de futebol, e o empresário Nuno Lobo, candidato derrotado em 2020, nas eleições do clube, que vão decorrer em 27 de abril, no Estádio do Dragão, no Porto.

LER MAIS

DESPORTO

DERROTA DE PORTUGAL NA ESLOVÉNIA ACABA COM INVENCIBILIDADE DE MARTINEZ

A seleção portuguesa de futebol perdeu hoje, ao 12.º jogo, o estatuto de 100% vitoriosa na ‘era’ Roberto Martínez, ao cair por 2-0 face à Eslovénia, em Liubliana, no segundo jogo de preparação para o Euro2024.

Online há

em

A seleção portuguesa de futebol perdeu hoje, ao 12.º jogo, o estatuto de 100% vitoriosa na ‘era’ Roberto Martínez, ao cair por 2-0 face à Eslovénia, em Liubliana, no segundo jogo de preparação para o Euro2024.

Adam Cerin, aos 72 minutos, e Timi Elsnik, aos 80, derrubaram a formação das ‘quinas’, que na quinta-feira tinha batido a Suécia por 5-2, em Guimarães.

Portugal, vencedor dos primeiros 11 jogos sob o comando do espanhol Roberto Martínez, cumpre mais três particulares antes da fase final do Euro2024, todos em junho e em solo luso, perante Finlândia, Croácia e República da Irlanda.

LER MAIS
RÁDIO ONLINE

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE


FABIO NEURAL @ ENCODING

KEYWORDS

NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS