RÁDIO REGIONAL
DESPORTO

SPORTING VENCE O IMPROVÁVEL VILAVERDENSE (vídeo)

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O Sporting venceu o Vilaverdense por 4-0, em jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Os “leões”, com um onze completamente novo, dominaram as operações as operações.

Os primeiros 45 minutos ficaram marcado por um golo anulado a Doumbia. O costa-marfinense meteu a bola na baliza do guarda-redes Pedro Freitas, após um desvio de um jogador do Vilaverdense que foi à barra, mas o árbitro Luís Ferreira anulou o golo e mostrou amarelo ao avançado.

Jesus disse, na antevisão do jogo, que não esperava qualquer ´autocarro` do Vilaverdense em Alvalade. E foi o que aconteceu. A equipa orientada pelo jovem técnico António Barbosa tentou sempre discutir o jogo, saindo rapidamente para o ataque, mas sempre com a bola de pé para pé. E com isso conseguiu incomodar o Sporting, principalmente no primeiro tempo.

Jesus, que apresentou uma equipa nova em campo e um banco de luxo (com Coates, Bruno Fernandes, Gelson, Acuña, Podence e Bas Dost), tentou dar mais minutos aos jogadores menos utilizados. Uma boa oportunidade para reclamar um lugar na equipa, embora nem todos tenham aproveitado.

A primeira parte ficou marcada pela vantagem mínima do Sporting, num golo fácil de Doumbia aos 44 minutos, após defensa incompleta do guarda-redes Pedro Freitas. Os de Vila Verde pediram fora-de-jogo de Bryan Ruiz mas o costa-riquenho estava em jogo. Este lance é precedido de um pedido de grande penalidade na área do Sporting num lance em que os jogadores do Vilaverdense pediram mão de Tobias Figueiredo. Sem vídeo-árbitro, o árbitro mandou seguir.

Antes destes lances, Ristovsky tinha atirado à barra e Doumbia colocado a bola no fundo das redes, mas o árbitro Luís Ferreira anulou o golo e mostrou amarelo ao costa-marfinense, por considerar que empurrou a bola com a mão para dentro da baliza. Decisão difícil já que não é claro que Doumbia queria jogar a bola com a mão.

Pressentido os perigos que o jogo acarretava, Jesus não esperou tanto e lançou as ´motas` Gelson Martins e Podence aos 60 minutos para tirar partido do cansaço que já se acumulava nas pernas dos jogadores de Vila Verde, depois de uns bons 45 minutos. Os Ruiz, Alan e Bryan deixavam em campo, sem mostrar muito. O argentino foi dos que menos brilhou apesar de ter tido uma soberana oportunidade no primeiro tempo (rematou ao lado, depois de tirar um defesa do caminho).

E a ligação Podence-Gelson fez ´faisca` logo aos 64 minutos: Podence lançou Gelson na área, o extremo teve um pormenor delicioso sobre Nené (tirou o adversário do caminho e foi buscar a bola no outro lado só com um toque) e serviu o golo a Doumbia em ´bandeja de ouro`. O costa-marfinense agradeceu e encostou para o 2-0. Já com o Vilaverdense sem forças física e anímica, chegou o 3-0, outra vez por Doumbia, a encostar na pequena área após passe de Ristovski. É Gelson Martins quem está na jogada, a lançar o lateral macedónio. Doumbia é que não podia pedir outro regresso ao onze, numa noite em que foi muito eficaz. Difícil também era falhar bolas tão fáceis.

E aos 88 Gelson fechou as contas do jogo com uma arrancada fenomenal, a bater os centrais do Vilaverdense em velocidade, antes de rematar colocado para o 4-0, aos 88 minutos.

O Vilaverdense pode orgulhar-se do seu percurso nesta Taça de Portugal, depois de chegar aos oitavos-de-final. Pelo caminho deixou o Bragança, Esmoriz, Boavista e Vizela. Destaque esta noite para as exibições do guarda-redes Pedro Freitas, do médio nigeriano Ahmed Isaiah e André Soares.

O Sporting está assim nos quartos-de-final da Taça de Portugal, onde já estão Farense (CP), Cova da Piedade (II Liga), Desportivo das Aves (I Liga) e Moreirense (I Liga).

RESUMO DO JOGO:

JOGO AO MINUTO:

92′ + 2 Apito final em Alvalade! Vitória confortável do Sporting CP, que carimba assim a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal. Destaque para Doumbia, que marcou um hat-trick, mas também para a postura do Vilaverdense, que tentou sempre jogar de igual para igual.
90′ Dois minutos de compensação.
88′ blank Sporting CP: Golo de Gelson Martins! Doumbia em grande neste jogo, serve Gelson Martins, este foge aos defesas do Vilaverdense e já na área, atira para o 4-0.
84′ A equipa de Jorge Jesus vai-se agora limitando a gerir a vantagem.
78′ blank Vilaverdense: Entra Joel Silva e sai A. Isaiah.
77′ Na sequência do contra-ataque, Acuña atira de pé direito, Pedro Freitas defende para a frente. Na recarga, Ristovski ainda tenta a sua sorte, mas o remate sai por cima.
76′ Canto para o Vilaverdense, Ahmed a marcar, tira com os punhos Salin.
74′ blank Sporting CP: Golo de S. Doumbia! Passe rasteiro de Ristovski, a servir o companheiro de equipa no segundo poste. Hat-trick ao avançado costa-marfinense.
73′ blank Sporting CP.: Entra M. Acuña e sai Iuri Medeiros.
73′ Remate de primeira de Podence, mas atira ao lado do poste.
71′ Falta de Tobias Figueiredo sobre Zé Pedro.
70′ Jorge Jesus vai esgotar as substituições com a entrada de Acuña.
68′ blank Vilaverdense.: Entra Elísio e sai André Soares.
64′ blank Sporting CP: Golo de S. Doumbia! Grande trabalho de Gelson Martins, a fugir aos defesas do Vilaverdense e a tocar para Doumbia, que em zona frontal e livre de marcação, remata certeiro para o fundo da baliza.
62′ Doumbia aparece a cabecear ao primeiro poste após cruzamento de Gelson, corte de Nené.
60′ blank Vilaverdense: Entra Latyr e sai André Salvador.
60′ blank Sporting CP: Entra Daniel Podence e sai Bryan Ruiz.
60′ blank Sporting CP: Entra Gelson Martins e sai Alan Ruiz.
57′ blank Vilaverdense: Ibraima recebe cartão amarelo.
57′ Gelson Martins também despe o equipamento de aquecimento.
56′ Jorge Jesus prepara-se para lançar Daniel Podence.
53′ Livre para o Vilaverdense, Ahmed Isaiah a cobrar, mas a bola vai diretamente para as mãos de Salin.
51′ Enorme defesa de Pedro Freitas! Canto para o Sporting CP, Doumbia nas alturas a cabecear, mas o guarda-redes do Vilaverdense negou o bis ao avançado leonino.
48′ Remate intencional de Alan Ruiz de fora da área, Pedro Freitas não segura, Doumbia já se fazia ao lance para repetir a façanha, mas já tinha sido assinalado o fora-de-jogo ao costa-marfinense.
46′ Regressam as equipas sem alterações.
46′ + 1 Luís Ferreira assinala o tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
44′ blank Sporting CP: Golo de S. Doumbia! Cruzamento da direita, Bryan Ruiz ainda desvia com o pé esquerdo, mas Pedro Freitas faz uma defesa incompleta. A bola fica quase em cima da linha à mercê de Doumbia, que só tem de encostar.
44′ Vilaverdense pede penálti em Alvalade! Zé Pedro aparece na área leonina, confusão entre Salin e Tobias, mas este consegue atrapalhar a acção do adversário e o guarda-redes leonino recolhe. Zé Pedro ficou a reclamar falta.
41′ André Pinto ficou caído na área, depois de um lance confuso.
41′ Livre marcado, Doumbia amortece de cabeça, André Pinto voa para a bola, mas na confusão, o guarda-redes do Vilaverdense segura.
41′ Falta de Ahmed Isaiah sobre Ristovski. Livre para os “leões”.
40′ Ao ferro! Tobias Figueiredo a ganhar espaço na área para cabecear, mas acerta na trave.
37′ O que falha Alan Ruiz! Iuri Medeiros a servir o argentino, boa recepção mas depois o remate sai ao lado. Tinha tudo para marcar.
36′ Mau passe de Alan Ruiz, recupera a bola o Vilaverdense. Ouvem-se assobios nas bancadas…
30′ blank Sporting CP: S. Doumbia recebe cartão amarelo.
30′ Golo anulado ao Sporting CP! Canto de Iuri Medeiros, Petrovic acerta na trave, na recarga, Doumbia coloca a bola dentro da baliza, mas o árbitro considera que o jogador costa-marfinense fez um desvio com a mão.
27′ Bruno César irritado depois do árbitro ter dado pontapé de baliza para o Vilaverdense. O jogador leonino pedia o canto.
26′ Boa iniciativa de Alan Ruiz, tentava servir Doumbia, mas permite o corte de Pedro Lemos.
22′ Livre de Bryan Ruiz, mas a sair por cima da baliza do Vilaverdense.
21′ Remate de Battaglia, a bola desvia na mão de Nené. Livre perigoso a favor dos “leões”.
18′ Vilaverdense! Excelente passe de Ahmed Isaiah, a servir André Soares na frente, este atirou à baliza do Sporting CP, mas defesa fácil de Salin.
17′ Outra vez Pedro Lemos a tentar meter na área dos “leões”, mas André Pinto a tirar. É lançamento lateral.
16′ Iuri Medeiros! Grande remate do jogador leonino, a puxar da direita para o pé esquerdo, aponta ao alvo, mas a bola passou ligeiramente por cima da trave.
14′ Contra-ataque do Vilaverdense, com cinco homens já na frente, Pedro Lemos a cruzar, valeu o corte de Tobias Figueiredo.
10′ Falta de Zé Pedro sobre Battaglia.
9′ blank Vilaverdense: Rafael Vieira recebe cartão amarelo.
7′ Fora-de-jogo assinalado a Ristovski.
6′ Remate de André Soares, ainda longe da área, contra o corpo de André Pinto.
5′ Canto para o Sporting CP, Bryan Ruiz a cobrar, Doumbia a cabecear à vontade, mas a bola acaba nas mãos de Pedro Freitas.
1′ Já se joga em Alvalade, posse de bola para o Sporting CP.
0′ Vilaverdense (Suplentes): Mário Paula, Vini, Joel Silva, Elísio, Tanela, Latyr Fall e Carneiro.
0′ Vilaverdense (Onze inicial): Pedro Freitas; Pedro Lemos, Nené, Rafa Vieira, Henrique Gomes, André Salvador, Ibraima So, Ahmed Isaiah, André Soares, Zé Pedro e Rafa Miranda.
0′ Sporting CP (Suplentes): Rui Patrício, Coates, Bruno Fernandes, Acuña, Podence, Bas Dost e Gelson.
0′ Sporting CP (Onze inicial): Salin, Ristovski, André Pinto, Tobias Figueiredo, Bruno César, Petrovic, Battaglia, Iuri Medeiros, Bryan Ruiz, Alan Ruiz e Doumbia.
0′ Jorge Jesus convocou 18 jogadores para a receção ao Vilaverdense, optando por deixar de fora habituais titulares como Piccini, Mathieu, Fábio Coentrão e William Carvalho. Confira a lista de convocados: Rui Patrício, Salin, Ristovski, André Pinto, Coates, Tobias Figueiredo, Battaglia, Petrovic, Bruno Fernandes, Bryan Ruiz, Gelson Martins, Bruno César, Acuña, Iuri Medeiros, Bas Dost, Doumbia, Podence e Alan Ruiz.
0′ Luís Ferreira, da Associação de Futebol de Braga, foi o árbitro nomeado para a receção do Sporting ao Vilaverdense, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.

VEJA AINDA:

SERRA DA ESTRELA: INCÊNDIOS JÁ CONSUMIRAM 17 MIL HECTARES DE FLORESTA

Lusa

SERRA DA ESTRELA: PROTEÇÃO CIVIL DÁ O INCÊNDIO COMO ‘ESTABILIZADO’

Lusa

VILA REAL: TRÊS BOMBEIROS FERIDOS APÓS ACIDENTE NA CAMPEÃ

Lusa

INCÊNDIOS: PARQUE NATURAL DA ESTRELA VAI LEVAR DÉCADAS A RECUPERAR – QUERCUS

Lusa

PORTO: TROTINETES CIRCULAM POR ZONAS PEDONAIS PROIBIDAS

Lusa

VILA REAL: JUDICIÁRIA DETEVE TRÊS SUSPEITOS DE ATEAR 16 INCÊNDIOS – MONTALEGRE

Lusa