RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

TABLET PARA CEGOS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Investigadores que trabalham para facilitar a vida de utilizadores invisuais afirmam estar prestes a criar um tablet com ecrã tátil que revolucionará a utilização destes dispositivos pelos cegos.

Os dispositivos com touchscreen vieram abrir um mundo de possibilidades, mas simultaneamente complicaram a vida a todos os utilizadores que perderam o feedback tátil que anteriormente era dado por botões e teclas.

Os sistemas de acessibilidade em iPhones e Androids muito têm evoluído e permitido que utilizadores cegos tirem partido das suas capacidades, mas há ainda muito por fazer.

Tradicionalmente, todo e qualquer tipo de display tátil já tem um custo bastante elevado – e criar um ecrã completo com pequenas agulhas mecânicas idênticas às dos módulos braille de uma linha seria algo para custar mais de 50 mil euros.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Investigadores da Universidade de Michigan afirmam ter resolvido o problema com um sistema de microfluidos capaz de encher pequenas bolhas de forma a gerar relevos no ecrã, possibilitando a criação de um ecrã tátil completo a um custo aceitável – cerca de mil dólares – e mantendo um volume reduzido de forma a poder ser implementado num tablet.

Esta tecnologia de ponta assenta sobre uma utilização pneumática de líquido ou ar cujo objetivo é que a superfície mostre o equivalente a uma página do Kindle de cada vez.

VEJA AINDA:

NOS E ALTICE DIZEM QUE NÃO ESTÃO LIVRES DE SER ALVO DE ATAQUE COMO A VODAFONE

Lusa

APPLE TERMINA PRODUÇÃO DE IPOD AO FIM DE MAIS DE 20 ANOS

Lusa

GOVERNO ESPERA ‘RESOLVER’ OS PROBLEMAS DE ACESSO EM ZONAS SEM INTERNET

Lusa

FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA COM MENOS 32 MILHÕES DE EUROS FACE A 2021

Lusa

ESTADOS UNIDOS JUNTAM-SE A 55 PAÍSES PARA PROTEGER INTERNET LIVRE E GRATUITA

Lusa

EMPRESA PORTUGUESA CRIA OVO 100% VEGETAL QUE SUBSTITUI OVO TRADICIONAL

Lusa