RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

TABLET PARA CEGOS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Investigadores que trabalham para facilitar a vida de utilizadores invisuais afirmam estar prestes a criar um tablet com ecrã tátil que revolucionará a utilização destes dispositivos pelos cegos.

Os dispositivos com touchscreen vieram abrir um mundo de possibilidades, mas simultaneamente complicaram a vida a todos os utilizadores que perderam o feedback tátil que anteriormente era dado por botões e teclas.

Os sistemas de acessibilidade em iPhones e Androids muito têm evoluído e permitido que utilizadores cegos tirem partido das suas capacidades, mas há ainda muito por fazer.

Tradicionalmente, todo e qualquer tipo de display tátil já tem um custo bastante elevado – e criar um ecrã completo com pequenas agulhas mecânicas idênticas às dos módulos braille de uma linha seria algo para custar mais de 50 mil euros.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Investigadores da Universidade de Michigan afirmam ter resolvido o problema com um sistema de microfluidos capaz de encher pequenas bolhas de forma a gerar relevos no ecrã, possibilitando a criação de um ecrã tátil completo a um custo aceitável – cerca de mil dólares – e mantendo um volume reduzido de forma a poder ser implementado num tablet.

Esta tecnologia de ponta assenta sobre uma utilização pneumática de líquido ou ar cujo objetivo é que a superfície mostre o equivalente a uma página do Kindle de cada vez.

VEJA AINDA:

5G: PRESIDENTE DA ANACOM GARANTE ‘COBERTURA PLENA’ EM PORTUGAL EM 2025

Lusa

GUARDA: NOVAS PLACAS TOPONÍMICAS EQUIPADAS COM ‘CÓDIGOS QR’

Lusa

MAIORIA DOS DISPOSITIVOS CONECTADOS EM CASA APRESENTA FALHAS DE SEGURANÇA

Lusa

RÚSSIA MULTA GOOGLE POR VIOLAR REGRAS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Lusa

GOOGLE ATRIBUI 1,7 MILHÕES DE EUROS PARA INVESTIGAÇÃO EM IA EM PORTUGAL

Lusa

ANACOM DISPONIBILIZA MAIS ESPECTRO PARA ESTAÇÕES DE PEQUENA POTÊNCIA E DE CURTO ALCANCE

Lusa