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TOLERÂNCIA ZERO AO ESTACIONAMENTO

O presidente da Câmara do Porto anunciou hoje que a Polícia Municipal vai ter “tolerância zero” com os estacionamentos em segunda fila, mobilizando cerca de 40 agentes para a fiscalização e dotando-os de motociclos para deslocações mais rápidas. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

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TOLERÂNCIA ZERO AO ESTACIONAMENTO

O presidente da Câmara do Porto anunciou hoje que a Polícia Municipal vai ter “tolerância zero” com os estacionamentos em segunda fila, mobilizando cerca de 40 agentes para a fiscalização e dotando-os de motociclos para deslocações mais rápidas.

“Os comportamentos anticívicos são dos principais adversários da política de mobilidade da Câmara. Dado o ponto a que chegou o desrespeito reiterado, e sem censura pública, impõe-se a aplicação de tolerância zero em relação ao estacionamento em segunda fila, quando este promover dificuldades à circulação de outros veículos e peões”, disse Rui Moreira, numa conferência de imprensa sobre “obras e mobilidade”.

A medida surge numa altura em que estão em curso várias empreitadas na Foz, em que vão ser suspensas obras na Baixa, permitindo o restabelecimento do trânsito nas ruas de Fernandes Tomás e Salto Ildefonso, em que decorrem obras em Santos Pousada e na envolvente ao Mercado do Bolhão, ao mesmo tempo que está prevista a implementação temporária de dois sentidos em Passos Manuel e obras no Bom Sucesso.

De acordo com Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal (PM), a tolerância zero ao estacionamento abusivo significa “ser extraordinariamente rigoroso na aplicação de uma coisa que existe há muitos anos no Código da Estrada”.

A medida vai ser aplicada através “de um aumento da visibilidade policial”, com “unidades que se deslocarão mais rápido, muitas delas em motociclos”.

Na conferência de imprensa, o presidente da Câmara notou que, “nos primeiros dois anos de mandato”, a autarquia “cumpriu compromissos assumidos no anterior mandato”, nomeadamente requalificar 50% da avenida da Boavista e consolidar a escarpa das Fontainhas.

O autarca diz estar a aplicar “uma estratégia de mobilidade e intervenção na via pública coerente e promotora do transporte público e da segurança rodoviária”.

“Os primeiros resultados são indicadores positivos, sobretudo quanto à sinistralidade nas zonas onde a Câmara interveio de forma mais radical”, afirmou.

Em toda a cidade “verifica-se uma estabilização dos números de colisões e atropelamentos, com tendência clara para decrescer de forma significativa na gravidade dos acidentes”, destacou.

O autarca destacou a implementação da circulação de motociclos nas faixas bus, a criação de novas faixas exclusivas para autocarros (em São Roque da Lameira, por exemplo) e a alteração de trajectos da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) para aumentar a velocidade comercial daquele transporte público.

Moreira considerou o estacionamento pago à superfície como “fulcral na estratégia de promoção do transporte público”, para além de ser uma medida “amiga dos moradores”.

Isto porque, “por apenas 25 euros por ano, poderão estacionar a sua viatura desde que tenham morada no Porto”.

Quanto à metro do Porto, Moreira disse que colocar o tema na agenda política é “a médio/longo prazo, outra das ações” do atual executivo, e que se esperam “decisões concretas no próximo mandato”.

Na lista de “próximas medidas e intervenções”, o autarca e a vereadora da Mobilidade anunciaram o início das obras no interface do Bom Sucesso e na rua Cima de Muro (quarta-feira) e trabalhos nocturnos na rua Diogo Botelho e na rua do Ouro (esta última em Janeiro).

A isto soma-se “a duplicação de sentidos” e uma empreitada “reforçada com mais equipas e trabalhos ao sábado” na rua Coronel Raúl Peres e a repavimentação da rua Bartolomeu Velho (entre a rua Padre Luís Cabral e o núcleo rural do Museu de Serralves).

A repavimentação da praça das Flores, do tramo inferior da rua da Restauração, da rua de Contumil (entre Costa Cabral e Fernão de Magalhães) e da rua Cónego Ferreira Pinto são outras empreitadas anunciadas.

De acordo com a vereadora da Mobilidade, até quarta-feira, quando começarem as obras no Bom Sucesso, a Câmara espera reabrir a rua Diogo Botelho (até ao Fluvial), a rua Fernandes Tomás (entre o Campo 24 de Agosto e Santos Pousada) e a rua Santo Ildefonso (entre o largo do Padrão e o Campo 24 de agosto).

Cristina Pimentel acrescentou que, a partir de quarta-feira, vai estar também em obra a zona envolvente ao mercado do Bolhão, a rua Santos Pousada (na Baixa), a rua Coronel Raúl Peres (para onde está prevista duplicação de sentidos) e a rua Bartolomeu Velho (na zona da Foz).

LUSA

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AÇORES: AUTARCA CONDENADO A PENA SUSPENSA E PERDA DE MANDATO (SÃO ROQUE)

O Tribunal de Ponta Delgada condenou nesta quarta-feira o presidente da Junta de São Roque a três anos e 10 meses de prisão, com pena suspensa, e perda de mandato por peculato na forma continuada e participação económica em negócio.

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O Tribunal de Ponta Delgada condenou nesta quarta-feira o presidente da Junta de São Roque a três anos e 10 meses de prisão, com pena suspensa, e perda de mandato por peculato na forma continuada e participação económica em negócio.

Pedro Moura, presidente daquela junta de freguesia do concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, fica com a pena suspensa sob obrigação de pagamento, no prazo de um ano, de um montante superior a 3.800 euros.

Para que a perda de mandato a que foi condenado tenha efeito, terão primeiro de ser esgotados os recursos legais e Pedro Moura revelou, após a leitura do acórdão, que vai recorrer da decisão conhecida nesta quarta-feira.

O tribunal considerou como provada a acusação do Ministério Público (MP) no âmbito da investigação, que remonta a 2015, altura em que Pedro Moura era já presidente da Junta de Freguesia de São Roque, eleito pelo PS, e deputado no parlamento açoriano.

Em causa neste processo está o alegado desvio de um montante superior a 137 mil euros das contas da Junta de Freguesia para o Clube Naval de São Roque, criado e gerido por Pedro Moura.

Segundo o MP, a Junta comprou três terrenos para a realização de obras urgentes na freguesia e os bens transitaram para o Clube Naval.

Destes terrenos, dois foram posteriormente restituídos à Junta, mas um terceiro foi vendido pelo Clube Naval por 250 mil euros para sanar parte do empréstimo.

Durante a leitura da sentença, o juiz referiu que Pedro Moura era quem geria “os destinos” da Junta de Freguesia e “os restantes elementos assinavam” e “cumpriam ordens” do autarca, enquanto “o Clube Naval era uma associação fantasma”.

“Nunca existiu nenhum protocolo com a Junta para a deliberação de aquisição destes imóveis”, disse o magistrado, na leitura do acórdão, acrescentando que Pedro Moura, enquanto titular de um cargo público, “se apropriou ilicitamente de dinheiros públicos”.

O tribunal deu como provado que Pedro Moura controlava “exclusivamente” a Junta e o Clube Naval, que “foi criado para adquirir os bens imóveis”.

Ficou ainda provado que “as faturas da água e da luz foram pagas pela Junta, mas estavam no nome do Clube Naval. Segundo o juiz, “não foi um erro, foi uma apropriação ilegítima de quantias pertencentes ao erário público”.

No entender do tribunal, Pedro Moura “agiu com dolo, atuou de forma livre, sabendo que o fazia” na qualidade de presidente de Junta de Freguesia, apropriando-se de dinheiros da Junta em benefício do Clube Naval”.

Na suspensão da pena, foi tido em conta o facto de Pedro Moura não ter antecedentes criminais, bem como a sua integração familiar e social.

Quanto ao montante superior a 137 mil euros, o juiz disse que “o Clube Naval doou à Junta os dois prédios”, pelo que esta “já foi ressarcida”.

Após a leitura da sentença, Pedro Moura disse aos jornalistas estar “insatisfeito” e que vai recorrer da decisão, reforçando que foi feita obra pública e que “no saldo das contas” a Junta saiu beneficiada.

“Nós vamos recorrer. Não estamos satisfeitos. Achamos que São Roque ficou beneficiado e era a única forma que tínhamos de fazer obra para a freguesia. Está lá: uma circular, um parque de estacionamento e uma zona balnear que é das mais concorridas da ilha”, sustentou.

Segundo o autarca, “o tribunal acaba por considerar que foram feitas obras” e “não pede a restituição do valor inicial que tinha pedido”.

“Não tirámos qualquer proveito”, sublinhou.

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MATOSINHOS: QUARTAS-FEIRAS SÃO DIAS DO “COMBOIO DE BICICLETAS”

As quartas-feiras passaram a ser dias “diferentes e fixes” para os alunos das escolas da Ermida e Padre Manuel de Castro, em Matosinhos, porque a chegada não se faz a pé ou de carro, mas num comboio de bicicletas.

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As quartas-feiras passaram a ser dias “diferentes e fixes” para os alunos das escolas da Ermida e Padre Manuel de Castro, em Matosinhos, porque a chegada não se faz a pé ou de carro, mas num comboio de bicicletas.

Eram perto das 09:00 quando, já próximo da Escola Básica da Ermida, em São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, no distrito do Porto, se avistou a chegada de um comboio, não de um comboio sobre carris e movido a eletricidade, mas um comboio de 27 crianças de bicicletas acompanhadas de maquinistas, igualmente de bicicletas, que têm como função não verificar se os passageiros têm bilhete, porque é gratuito, mas se chegam à escola em segurança.

O comboio de bicicletas, projeto que está a ser implementado em Matosinhos, tem, à semelhança dos comboios tradicionais hora de saída e chegada, assim como alguns atrasos, e paragens.

Para o apanhar não é preciso ser portador de qualquer bilhete, mas sim ser criança, frequentar as escolas do concelho, ter bicicleta e capacete e, às quartas-feiras, estar na paragem indicada para não perder o comboio e, assim, chegar quando soar o toque de entrada.

Os alunos chegaram a horas, em segurança, divertidos, muito contentes e sob o olhar curioso e atento dos colegas que, já no interior da escola e encostados aos gradeamentos, atiravam um “yeah” ou um simples olá.

“Andar de bicicleta é muito fixe, gosto muito”, confessou à Lusa Leonardo Cavalcante, de 6 anos, que, juntamente com o irmão, apanhou o comboio por volta das 08:05 no qual percorreu cerca de quatro quilómetros até chegar ao destino onde estava a avó com a mochila, porque vir com ela “era pesado”.

A mãe, Laura Cavalcante, que acha este comboio uma excelente iniciativa, afirmou que andar de bicicleta é algo que toda a gente deveria fazer, porque é um excelente meio de transporte, uma boa alternativa ao carro e ótimo para o ambiente.

Com três filhos, dois dos quais já utilizadores deste comboio, Laura Cavalcante, que anda de bicicleta desde os tempos de faculdade, quer que os filhos entendam que a bicicleta é um meio de transporte e tem muitas vantagens.

E que o diga Alice Ribeiro, de 9 anos, que disse que os “carros causam poluição”, por isso, sempre que puder, vai apanhar o comboio de bicicletas.

E acrescentou: “É muito fixe e não é muito perigoso, temos só de ter cuidado a andar”.

E, por falar em cuidados, o colega, João Teixeira, também com 9 anos, enumerou-os todos: usar capacete, parar nos semáforos, não passar à frente do maquinista e dar espaço a quem vai à frente.

E, se cumprirem estes requisitos, chegam em segurança e ajudam o ambiente, comentou.

“As portas das escolas são, provavelmente nas horas de ponta, os sítios mais poluídos das cidades, devido à grande concentração de carros”, afirmou João Araújo, impulsionador deste projeto em Matosinhos e pai de um dos alunos utilizadores do comboio.

Além de ser bom para o ambiente, esta iniciativa é benéfica para as crianças, porque lhes dá autonomia, autoestima, responsabilidade e divertimento, salientou, reforçando que “é seguro pedalar até à escola”.

O percurso demora cerca de 25 a 30 minutos, tem perto de 10 paragens, as crianças têm seguro e os maquinistas são pais ou apaixonados pelas bicicletas, por isso, tem tudo para correr bem, sublinhou João Araújo.

Este comboio de bicicletas ainda está numa fase piloto, sendo objetivo da autarquia estendê-lo a todas as escolas do concelho, referiu o vice-presidente e responsável pelo pelouro da mobilidade, Carlos Mouta.

“Estamos a falar de crianças muito pequeninas, do primeiro ciclo, e a ideia é que elas depois transportem isto para o secundário e mantenham este hábito de usar a bicicleta como meio de transporte”, concluiu.

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