NACIONAL

TRADIÇÕES DE CARNAVAL

CARETOS DE PODENCE

A cidade de Torres Vedras destaca-se por todos os anos manter viva a sátira social e politica através das figuras e bonecos que fazem parte do seu desfile. As matrafonas são um dos símbolos deste carnaval, onde milhares de homens saem às ruas mascarados de mulheres. Os carros alegóricos de grandes dimensões também são outras das grandes atrações executados pela comunidade local. Os cabeçudos e o grupo musical Zés Pereiras também conferem muita animação durante este período carnavalesco que atrai milhares de pessoas.

Desde 1952 que o Carnaval Organizado de Ovar espalha animação pelas ruas da cidade tornando-se num dos grandes acontecimentos da região. O desfile e corso carnavalesco todos os anos atrai milhares de pessoas de todo o país, que vêm vestidas a rigor. Aqui também é tradição eleger-se o Rei e Rainha do Carnaval.

Para além de um vasto programa de animação, em Loulé a sátira também não é esquecida. O tradicional corso carnavalesco – de que fazem parte os carros alegóricos – todos os anos sai para a rua com um tema diferente, que normalmente espelham alguns dos momentos mais marcantes da atualidade social, politica e desportiva do país.

Em Alcobaça a época do Carnaval é festejada durante 5 dias. Apesar dos habituais desfiles de máscaras, aqui também é costume as pessoas saírem à rua vestidas de branco.

Para além do leitão, a Mealhada também é conhecida pelo seu carnaval, onde o samba, os carros alegóricos e os fatos dos participantes não deixam ninguém indiferente. À semelhança de outros locais, a Mealhada também elege todos os anos o rei e a rainha do seu carnaval.

Recorde-se que o Carnaval de Estarreja é um dos cortejos mais antigos do país, remontando ao século XIX. Para além do desfile infantil e adulto, também existem grupos de samba que percorrem o centro histórico da cidade. Em Estarreja o Carnaval fica a cargo da Associação do Carnaval de Estarreja, que todos os anos atrai milhares de pessoas.

O carnaval de Sesimbra é preparado durante vários meses pela comunidade local, culminando num espetáculo único pautado por cor e animação. A grande concentração e desfile de palhaços é um dos pontos altos desta época festiva, assim como grupo Tripa Mijona. As Cavalhadas (atividade que recria tradições medievais) e as Cegadas (canções de crítica social e política) são outras das tradições que ainda se mantêm vivas neste local e que provocam momentos de grande diversão.

Para além das máscaras, na Madeira é tradição as pessoas vestirem-se com muitas cores durante esta época desfilando pelas ruas da cidade. Quem vem ao Funchal comemorar o Carnaval terá a oportunidade de ver dois cortejos: o Alegórico e o Trapalhão. Para além disto também existem espetáculos, arruadas e animação que proporcionam momentos de diversão entre os visitantes.

O Carnaval de Loures remonta a 1934, sendo um dos mais antigos do país. Uma das suas particularidades deve-se ao grupo de carnaval as “Mastronças”, que juntamente com os figurantes e carros alegóricos, traz à rua milhares de pessoas. Outro dos pontos altos desta comemoração é o Enterro do Carnaval, que simboliza o fim destas comemorações.

Não há Carnaval de Podence, em Macedo de Cavaleiros, sem os tradicionais Caretos. Esta é uma fantasia artesanal composta por um fato feito em lã em tons garridos, com uma série de chocalhos, campainhas e gizos colocadas à cintura. O fato é finalizado por uma máscara de madeira utilizada para cobrir a cara. O Careto é uma fantasia utilizados maioritariamente por homens que saem pelas ruas da cidade durante as festividades para pregar sustos aos visitantes e meterem-se com as mulheres.

Elvas e Sines também são conhecidas pelas suas tradições carnavalescas assinaladas todos os anos. Desfiles, carros alegóricos, espetáculos de música e danças são algumas das razões que levam tanta gente até estas zonas do país.

VEJA AINDA:

LOURINHÃ: LAR COM 32 INFETADOS ATIVOS, 34 RECUPERADOS E TRÊS MORTES

Lusa

COVID-19: VACINAÇÃO EM LARES DO CONTINENTE ARRANCOU COM UMA UTENTE DE 100 ANOS

Lusa

TORRES VEDRAS: SURTO DE 19 INFETADOS COM COVID-19 NO HOSPITAL

Lusa

MADEIRA COM AVISO VERMELHO DEVIDO À CHUVA E CONTINENTE A AMARELO POR CAUSA DO FRIO

Lusa

MADEIRA: FESTIVIDADES DO CARNAVAL DE 2021 CANCELADAS

Lusa

OBRAS DE EXPANSÃO DO TERMINAL XXI DO PORTO DE SINES ARRANCAM EM JANEIRO DE 2021

Lusa