Ligue-se a nós

NACIONAL

TRADIÇÕES DE CARNAVAL

Quer se goste ou não do Carnaval, a verdade é que este é um dia assinalado em diversas partes do país de forma intensa e divertida. Vem conhecer algumas das tradições desta festividade que junta miúdos e graúdos por todo esse país. É Carnaval e ninguém leva a mal ! Vê o resto ..

Online há

em

CARETOS DE PODENCE

A cidade de Torres Vedras destaca-se por todos os anos manter viva a sátira social e politica através das figuras e bonecos que fazem parte do seu desfile. As matrafonas são um dos símbolos deste carnaval, onde milhares de homens saem às ruas mascarados de mulheres. Os carros alegóricos de grandes dimensões também são outras das grandes atrações executados pela comunidade local. Os cabeçudos e o grupo musical Zés Pereiras também conferem muita animação durante este período carnavalesco que atrai milhares de pessoas.

Desde 1952 que o Carnaval Organizado de Ovar espalha animação pelas ruas da cidade tornando-se num dos grandes acontecimentos da região. O desfile e corso carnavalesco todos os anos atrai milhares de pessoas de todo o país, que vêm vestidas a rigor. Aqui também é tradição eleger-se o Rei e Rainha do Carnaval.

Para além de um vasto programa de animação, em Loulé a sátira também não é esquecida. O tradicional corso carnavalesco – de que fazem parte os carros alegóricos – todos os anos sai para a rua com um tema diferente, que normalmente espelham alguns dos momentos mais marcantes da atualidade social, politica e desportiva do país.

Em Alcobaça a época do Carnaval é festejada durante 5 dias. Apesar dos habituais desfiles de máscaras, aqui também é costume as pessoas saírem à rua vestidas de branco.

Para além do leitão, a Mealhada também é conhecida pelo seu carnaval, onde o samba, os carros alegóricos e os fatos dos participantes não deixam ninguém indiferente. À semelhança de outros locais, a Mealhada também elege todos os anos o rei e a rainha do seu carnaval.

Recorde-se que o Carnaval de Estarreja é um dos cortejos mais antigos do país, remontando ao século XIX. Para além do desfile infantil e adulto, também existem grupos de samba que percorrem o centro histórico da cidade. Em Estarreja o Carnaval fica a cargo da Associação do Carnaval de Estarreja, que todos os anos atrai milhares de pessoas.

O carnaval de Sesimbra é preparado durante vários meses pela comunidade local, culminando num espetáculo único pautado por cor e animação. A grande concentração e desfile de palhaços é um dos pontos altos desta época festiva, assim como grupo Tripa Mijona. As Cavalhadas (atividade que recria tradições medievais) e as Cegadas (canções de crítica social e política) são outras das tradições que ainda se mantêm vivas neste local e que provocam momentos de grande diversão.

Para além das máscaras, na Madeira é tradição as pessoas vestirem-se com muitas cores durante esta época desfilando pelas ruas da cidade. Quem vem ao Funchal comemorar o Carnaval terá a oportunidade de ver dois cortejos: o Alegórico e o Trapalhão. Para além disto também existem espetáculos, arruadas e animação que proporcionam momentos de diversão entre os visitantes.

O Carnaval de Loures remonta a 1934, sendo um dos mais antigos do país. Uma das suas particularidades deve-se ao grupo de carnaval as “Mastronças”, que juntamente com os figurantes e carros alegóricos, traz à rua milhares de pessoas. Outro dos pontos altos desta comemoração é o Enterro do Carnaval, que simboliza o fim destas comemorações.

Não há Carnaval de Podence, em Macedo de Cavaleiros, sem os tradicionais Caretos. Esta é uma fantasia artesanal composta por um fato feito em lã em tons garridos, com uma série de chocalhos, campainhas e gizos colocadas à cintura. O fato é finalizado por uma máscara de madeira utilizada para cobrir a cara. O Careto é uma fantasia utilizados maioritariamente por homens que saem pelas ruas da cidade durante as festividades para pregar sustos aos visitantes e meterem-se com as mulheres.

Elvas e Sines também são conhecidas pelas suas tradições carnavalescas assinaladas todos os anos. Desfiles, carros alegóricos, espetáculos de música e danças são algumas das razões que levam tanta gente até estas zonas do país.

NACIONAL

TEMPO DE ESPERA PARA REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS AUMENTOU EM 2022

O tempo entre a identificação do doente para a rede de cuidados continuados e a existência de vaga aumentou em 2022, quando mais de 90% da população residia a uma hora ou menos de um ponto da rede com internamento.

Online há

em

O tempo entre a identificação do doente para a rede de cuidados continuados e a existência de vaga aumentou em 2022, quando mais de 90% da população residia a uma hora ou menos de um ponto da rede com internamento.

Segundo os dados da monitorização da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) hoje divulgados, houve uma tendência de agravamento da mediana de tempo desde a identificação do doente para a rede (referenciação) até que se encontrasse uma vaga, tanto nas Unidades de Média Duração e Reabilitação (UMDR) como nas Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM), em todas as regiões.

No final de 2022, aguardavam vaga para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) 1.562 utentes, mais 19,24% do que no ano anterior e mais 23,09% do que no final de 2020. Nas ULDM concentrava-se o maior numero de utentes à espera.

Relativamente ao ano anterior, no final de 2022 a Região de Lisboa e Vale do Tejo era a única que tinha menos utentes a aguardar vaga na RNCCI (passou de 671 para 649 pessoas), mas mesmo assim ainda era a região com mais utentes em lista de espera.

Os dados do regulador indicam ainda que, dos utentes efetivamente internados em 2022, cerca de 80% residia a 60 minutos ou menos da unidade respetiva e mais de 40% a 30 minutos ou menos.

Segundo a Monitorização sobre o acesso à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, nas UC (Unidades de Convalescença) e nas Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) a mediana do tempo de espera agravou-se na maioria das regiões de saúde.

A duração média do internamento excedeu a duração previsível para a tipologia respetiva, na maioria das regiões de saúde, “o que impactará no tempo de espera até obtenção de vaga”, sublinha a ERS.

LER MAIS

NACIONAL

GOVERNO VAI PUBLICITAR FUNDOS EUROPEUS NA IMPRENSA NACIONAL E REGIONAL

O Governo aprovou hoje um decreto-lei que introduz “um mecanismo de reforço da transparência na utilização dos fundos europeus 2021-2027”, através da publicitação dos apoios nos jornais locais ou regionais e de âmbito nacional.

Online há

em

O Governo aprovou hoje um decreto-lei que introduz “um mecanismo de reforço da transparência na utilização dos fundos europeus 2021-2027”, através da publicitação dos apoios nos jornais locais ou regionais e de âmbito nacional.

O diploma foi aprovado em Conselho de Ministros e não foi detalhado na conferência de imprensa, hoje centrada na redução do IRS.

Na semana passada, durante a apresentação do programa do Governo, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, já tinha anunciado esta medida.

“Vamos reforçar a transparência na aplicação dos fundos. Publicitar os fundos nos sites dos serviços públicos, é positivo, mas não suficiente. Decidimos, por isso, tornar obrigatória a publicação na imprensa, nacional e local”, anunciou, na quinta-feira passada, dizendo que esta alteração seria já hoje aprovada.

Na mesma ocasião, Montenegro manifestou a intenção de reforçar os meios de combate à fraude e à corrupção na aplicação dos fundos europeus.

“Na primeira semana deste Governo, já está assinado o despacho conjunto que determina a abertura de concurso para reforçar em 60% o número de inspetores especializados neste combate. É preciso executar depressa, mas bem”, afirmou, então.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS