Ligue-se a nós

DESPORTO

FC PORTO: TRÊS CANDIDATOS VÃO A VOTOS NAS ELEIÇÕES

Matos Fernandes, presidente da Mesa de Assembleia Geral do FC Porto, confirmou hoje a validação de três candidaturas aos órgãos sociais do clube e quatro ao Conselho Superior.

Online há

em

Matos Fernandes, presidente da Mesa de Assembleia Geral do FC Porto, confirmou hoje a validação de três candidaturas aos órgãos sociais do clube e quatro ao Conselho Superior.

Pinto da Costa, José Fernando Rio e Nuno Lobo são os candidatos à presidência dos ‘dragões’ e, no próximo sábado (às 18:00), verão sorteadas as letras (A, B e C) com que as respetivas listas se apresentarão a eleições. A lista “Por um porto insubmisso, eclético e triunfante”, que se apresenta apenas ao Conselho Superior, ficará com a letra D.

Matos Fernandes esclareceu, no entanto, em declarações à agência Lusa, que esta é “uma admissão condicionada, uma vez que os candidatos têm de completar as respetivas listas até 10 dias antes das eleições”, já que até segunda-feira passada, último dia para a apresentação de candidaturas, só era obrigatório apresentar o candidato a cada um dos três órgãos sociais.

O dirigente falou ainda da nova data para as eleições, mas preferiu não avançar com um dia em concreto, tendo em conta a incerteza que ainda se vive devido à pandemia da covid-19, admitindo, no entanto, que será após o dia 1 de junho de acordo com a fase 3 de desconfinamento social.

“A ideia é que as eleições aconteçam tão depressa quanto possível, sabendo que a vida humana está em primeiro lugar. Neste momento, isso é o mais importante. Temos que ter em atenção que com três listas é provável uma grande afluência a um espaço fechado e isso tem que ser muito controlado”, admitiu ainda.

As eleições estavam inicialmente marcadas para o dia 18 de abril, mas o estado de emergência associado à pandemia da covid-19 obrigou ao adiamento do ato eleitoral.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 260 mil mortos e infetou cerca de 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Portugal contabiliza 1.089 mortos associados à covid-19 em 26.182 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país entrou no domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

DESPORTO

CLÁSSICO “PORTO X SPORTING” PODE DEIXAR OS DRAGÕES FORA DA LUTA PELO TÍTULO

O campeão e líder Sporting visita hoje o FC Porto, no clássico da 21.ª jornada da I Liga de futebol que pode deixar os ‘dragões’ praticamente fora da luta pelo título, quando já estão a distantes oito pontos.

Online há

em

O campeão e líder Sporting visita hoje o FC Porto, no clássico da 21.ª jornada da I Liga de futebol que pode deixar os ‘dragões’ praticamente fora da luta pelo título, quando já estão a distantes oito pontos.

A vitória é praticamente obrigatória do lado do FC Porto, que não vence há quatro jornadas, após derrotas com Nacional e Gil Vicente e empates com Santa Clara e Rio Ave, com o último jogo já com o argentino Martín Anselmi, que sucedeu a Vítor Bruno e ao interino José Tavares.

Já os ‘leões’ chegam ao Estádio do Dragão, no Porto, após três vitórias seguidas na I Liga (Rio Ave, Nacional e Farense) e à procura do terceiro triunfo sobre o FC Porto em quatro jogos esta temporada — vitórias na I Liga e na Taça da Liga e derrota na Supertaça, após prolongamento.

No clássico, com início às 20:15 e com arbitragem de João Pinheiro, o FC Porto não pode contar com Otávio, castigado, mas Anselmi já deverá contar com os reforços de inverno William Gomes (ex-São Paulo) e Tomas Pérez (ex-Newell’s Old Boys).

No Sporting, mantém-se a dúvida se Viktor Gyökeres — melhor marcador do campeonato (22 golos) -, cuja condição física tem sido gerida, estará apto, bem como o médio Morita, e quando Rui Borges terá à disposição o extremo Biel, reforço de inverno.

O jogo ‘grande’ entre os dois candidatos ao título antecede a receção do Benfica — a seis pontos do Sporting — ao Moreirense, no sábado, às 18:00, com as ‘águias’ a quererem tirar benefícios do clássico e ganhar pontos a um dos rivais ou a ambos.

Acompanhe na Rádio Regional: EM DIRETO

Programa da 21.ª jornada:

– Sexta-feira, 07 fev:

FC Porto — Sporting, 20:15

– Sábado, 08 fev:

AVS – Santa Clara, 15:30

Benfica — Moreirense, 18:00

Famalicão – Vitória de Guimarães, 20:30

– Domingo, 09 fev:

Farense — Nacional, 15:30

Estoril Praia — Boavista, 15:30

Sporting de Braga – Gil Vicente, 18:00

Casa Pia – Estrela da Amadora, 20:30

– Segunda-feira, 10 fev:

Arouca – Rio Ave, 20:15

LER MAIS

DESPORTO

VINHAIS: AUTARQUIA AUMENTOU O VALOR DAS BOLSAS DE ESTUDO

A Câmara Municipal de Vinhais, liderada por Luís Fernandes, decidiu aumentar o montante das bolsas de estudo para o Ensino Superior de 700 para 1000 euros.

Online há

em

A Câmara Municipal de Vinhais, liderada por Luís Fernandes, decidiu aumentar o montante das bolsas de estudo para o Ensino Superior de 700 para 1000 euros.

Esta medida visa dar resposta ao crescente custo de vida, em particular no que diz respeito ao alojamento, que tem impactado o orçamento dos estudantes e das suas famílias.

Segundo nota da autarquia, o objetivo deste aumento é proporcionar um apoio financeiro mais significativo às famílias dos estudantes, ajudando a diminuir os seus encargos. Esta ação demonstra o compromisso do município com a educação e com o bem-estar dos seus cidadãos, através da atribuição de 40 bolsas de estudo, um número considerado relevante.

O reajuste do valor das bolsas abrange tanto as bolsas destinadas a estudantes com dificuldades financeiras como as bolsas de mérito académico, garantindo que 5 alunos com desempenho académico excecional também sejam beneficiados com o montante de 1000 euros.


Vítor Fernandes

LER MAIS

MAIS LIDAS