Ligue-se a nós

ECONOMIA & FINANÇAS

TROIKA VEIO A PORTUGAL

Técnicos da Comissão Europeia e do FMI estão desde ontem no país. Execução orçamental e problemas do sistema bancário serão alvo de análise aprofundada. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

TROIKA VEIO A PORTUGAL

Os técnicos do FMI, da Comissão Europeia e do BCE já aterraram no Aeroporto da Portela para a quarta avaliação do país depois do programa de assistência financeira. Segundo indicaram fontes das instituições, a missão semestral conjunta começou ontem e vai prolongar-se por duas semanas. Além das contas públicas, a saúde do sistema financeiro será um dos temas acompanhados mais de perto.

“A missão de vigilância pós- programa (PPS) para Lisboa começa hoje [ontem]”, adiantou fonte oficial da Comissão Europeia, acrescentando que os técnicos de Bruxelas irão ter reuniões sobre uma “ampla gama de temas de política económica para avaliar a situação macroeconómica e financeira de Portugal”.

O FMI confirmou também que “a missão está a começar a trabalhar na quarta revisão pós-programa” e que a conclusão está prevista para 30 de junho.

As missões pós-programa servem para os credores avaliarem o desempenho do país depois do programa de assistência que decorreu entre 2011 e 2014. A visita é coordenada entre a Comissão e o FMI mas, além dos técnicos de Bruxelas e de Washington, há pessoal do BCE e do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

OE analisado Embora este exercício seja completamente independente do procedimento por défice excessivo levado a cabo pela Comissão Europeia, algumas questões em análise são comuns, como as contas públicas. Já com dados da execução orçamental até abril, já será possível analisar com pormenor a evolução de algumas rubricas orçamentais mais sensíveis à reversão de medidas, como a despesa com pessoal.

Na última visita, que terminou em fevereiro, a comissão alertava para o “risco de desvio significativo” no défice estrutural previsto para este ano. Já o FMI antecipava que o défice deste ano ficasse em 3,2% do PIB, em vez dos 2,6% indicados no esboço inicial do orçamento – a meta foi entretanto revista para 2,2%, depois de negociações com a comissão.

Na altura, o FMI estava contra algumas de Programa do Governo, já que “a dívida pública elevada deixa pouca margem para flexibilização da orientação da política orçamental”. A organização entendia que Portugal “precisa de consolidar o progresso alcançado na estabilização do nível da dívida pública nos últimos anos com o seu bem-sucedido ajustamento orçamental”. Para o FMI, a continuação destes esforços “ajudará a manter a credibilidade conquistada a muito custo”. E, embora elogiasse o “compromisso das autoridades com a consolidação orçamental de médio prazo”, apontava para riscos na execução orçamental este ano, como os custos adicionais com a semana de trabalho de 35 horas.

Do lado da Comissão Europeia, as reticências face ao cumprimento das metas do Orçamento forma reafirmadas mais recentemente.

As previsões de primavera divulgadas em maio suscitam dúvidas sobre o crescimento económico do país e as contas públicas em Portugal. A CE antevê que a meta de défice para este ano não seja cumprida pelo governo. O Orçamento do Estado prevê que o saldo orçamental atinja 2,2% do PIB, mas Bruxelas espera que este indicador fique em 2,7%.

Bancos preocupam Além das contas públicas, o sistema financeiro também será alvo de análise nesta visita. Já em fevereiro havia receios com o estado de saúde dos bancos do país. O FMI mostrava particular cautelas: “Os balanços dos bancos têm de ser fortalecidos para evitar novas surpresas negativas”, referia o relatório do Fundo.

Desde essa altura, não faltaram surpresas no sistema bancário. A Caixa necessita de uma recapitalização em torno de quatro mil milhões de euros, a desconfiança no BCP está a fazer com que o banco valha menos de dois cêntimos em bolsa e as negociações entre acionistas do BPI para reduzir a exposição a Angola entraram em rutura, fazendo com que os espanhóis do CaixaBank avançassem contra Isabel dos Santos numa OPA à instituição financeira.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ECONOMIA & FINANÇAS

TESLA: LUCROS RECUARAM 55% ATÉ MARÇO PARA 1.058 MILHÕES

A Tesla registou 1.130 milhões de dólares (cerca de 1.058 milhões de euros) de lucro no primeiro trimestre, um recuo de 55% face ao mesmo período de 2023, foi anunciado.

Online há

em

A Tesla registou 1.130 milhões de dólares (cerca de 1.058 milhões de euros) de lucro no primeiro trimestre, um recuo de 55% face ao mesmo período de 2023, foi anunciado.

Por sua vez, as receitas da fabricante automobilística ficaram em 21.300 milhões de dólares (19.946 milhões de euros), uma queda homóloga de 9%.

As vendas mundiais também apresentaram, no período em análise, uma quebra de 9%, justificada com o aumento da concorrência e a diminuição da procura por veículos elétricos.

Já as receitas exclusivamente provenientes da venda de automóveis cederam 13%, passando de 19.963 dólares para 17.378 dólares (16.273 euros), uma evolução justificada pela empresa com a baixa nos preços dos seus veículos nos Estados Unidos.

Num comunicado enviado aos investidores, a Tesla disse ainda que sofreu “numerosos problemas” devido ao conflito no Mar Vermelho e a um incêndio em uma das suas fábricas, em Berlim.

A fabricante defendeu ainda que a venda mundial de veículos elétricos está “sob pressão”, uma vez que está a ser dada prioridade aos veículos híbridos.

Apesar de não avançar datas, a empresa anunciou que vai acelerar o lançamento de novos modelos, que, inicialmente, estavam previstos para o segundo semestre de 2025.

A Tesla acredita ainda que o crescimento das vendas de veículos poderá ser “notavelmente menor” no corrente ano.

Os analistas consultados pena Associated Press (AP) acreditam que esta perda esperada levanta questões sobre a procura de Teslas e outros veículos elétricos.

Na semana passada, a Tesla anunciou uma diminuição de 10% entre os seus 140.000 funcionários.

LER MAIS

ECONOMIA & FINANÇAS

BENEFICIÁRIOS DE PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO SOBEM 9% EM MARÇO

O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

Online há

em

O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

Em relação ao mês anterior, registou-se em março uma redução de 2.237 beneficiários, mas, face ao mesmo mês do ano anterior, verificou-se uma subida em 16.252 beneficiários, de acordo com a síntese do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

As prestações de desemprego são maioritariamente requeridas por mulheres, correspondendo a 110.657 beneficiárias (56,6% do total).

Tendo em conta apenas o subsídio de desemprego, o número de beneficiários totalizou 153.208, uma redução de 1% em cadeia, mas um aumento de 12,4% em comparação com o mês homólogo.

O valor médio mensal do subsídio de desemprego em março foi de 641 euros, correspondendo a uma subida homóloga de 4,2%.

No caso do subsídio social de desemprego inicial, esta prestação foi processada a 11.294 beneficiários, menos 6,1% do que em fevereiro e mais 13,5% face a março de 2023.

Já o subsídio social de desemprego subsequente abrangeu 22.197 beneficiários, uma diminuição de 0,8% em termos mensais e de 10,7% na comparação homóloga.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), publicados na sexta-feira, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS