Ligue-se a nós

REGIÕES

VILA NOVA DE FOZ CÔA: MUSEU ACOLHE EXPOSIÇÃO ‘TODOS OS ANIMAIS’ ATÉ NOVEMBRO

O Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, acolhe, a partir de sexta-feira, a exposição ‘Todos os Animais’, que reúne 78 trabalhos de Luís Paulo Costa.

Online há

em

O Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, acolhe, a partir de sexta-feira, a exposição ‘Todos os Animais’, que reúne 78 trabalhos de Luís Paulo Costa.

Aexposição ‘Todos os Animais’ fica patente até 19 de novembro reúne um conjunto de obras realizadas entre 2019 e 2023, selecionadas tendo em consideração as particularidades do espaço expositivo do Museu do Côa, de acordo com a organização.

Em declarações prestadas hoje à Lusa, a presidente da Fundação Côa Parque, Aida Carvalho, disse que esta exposição pretende assinalar o 27.º aniversário da abertura Parque Arqueológico do Vale do Côa e vai ocupar duas salas do museu.

Já Luís Paulo Costa refere que, dos trabalhos expostos no Museu do Côa, 65 representam imagens de mãos procurando produzir silhuetas de animais projetadas na parede.

“Em cada imagem, podemos ver as mãos do artista que são projetadas na parede criando a silhueta de um animal. Estas fotografias estão impressas em papel com uma intervenção a óleo e fazem com que as mãos não repitam a mesma posição ou tons de cores”, descreveu o autor.

Numa outra sala do museu está exposto um conjunto de pinturas a óleo, na sua maioria inéditas.

“Nesta sala será possível observar uma seleção de pinturas que procuram construir um diálogo entre elas, onde o que é dito tem a mesma relevância daquilo que fica por dizer. Ouvir o silêncio, escutar as imagens que as pinturas mostram, olhar para as coisas com tempo, sem pressa, devagar, escutar o que as pinturas querem dizer”, relatou Luís Paulo Costa.

Segundo o autor, estas pinturas contam histórias, revelam uma narrativa sem princípio nem fim declarados.

O trabalho de Luís Paulo Costa está representado em várias coleções públicas e privadas, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Luís Paulo Costa nasceu em Abrantes, em 1968, e iniciou o seu percurso expositivo no final da década de 1990.

O Museu do Côa acolhe igualmente em outra sala e em igual período temporal uma das etapas da Bienal do Douro que se distribui pelos municípios de Alijó, Chaves, Vila Nova de Foz Côa, Peso da Régua, Sabrosa e Vila Real, terminando o evento a 31 de outubro.

A última exposição que o Museu do Côa acolheu, intitulada ‘Dark Safari’, constituiu a primeira mostra da itinerância da Coleção de Arte Contemporânea do Estado e foi visitada por 38.500 pessoas neste espaço cultural.

REGIÕES

LISBOA-SEIXAL: POLÍCIA DESMANTELA “ESQUEMA” DE TRÁFICO DE DROGA

A PSP anunciou hoje o desmantelamento de uma célula de tráfico de droga que abastecia os concelhos de Lisboa e do Seixal, no distrito de Setúbal, tendo sido detidas duas pessoas e apreendidas várias armas.

Online há

em

A PSP anunciou hoje o desmantelamento de uma célula de tráfico de droga que abastecia os concelhos de Lisboa e do Seixal, no distrito de Setúbal, tendo sido detidas duas pessoas e apreendidas várias armas.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) refere que efetuou na quinta-feira buscas domiciliárias nas freguesias do Lumiar (Lisboa) e de Fernão Ferro (Seixal), tendo detido dois homens, de 37 e 51 anos, suspeitos de tráfico de droga.

Na sequência desta operação, as autoridades apreenderam 8.931 doses de cocaína, 82.204 de haxixe, assim como 366.280 euros, três armas de fogo, 37 munições, três automóveis e dois motociclos de alta cilindrada, entre outros objetos.

Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Lisboa para primeiro interrogatório, aguardando medida de coação.

“A PSP tem vindo, de forma incisiva, a combater o tráfico na capital e a quem a ele se dedica, estratégia que se materializa na prossecução de dezenas de operações de investigação criminal nesta área”, sublinha a nota do Cometlis.

LER MAIS

REGIÕES

PORTO: DUAS FAMÍLIAS DESPEJADAS DE CASAS MUNICIPAIS DEVIDO AO TRÁFICO DE DROGA

A Câmara do Porto despejou, na quinta-feira, duas famílias de casas municipais nos bairros de Pinheiro Torres e de Lordelo, que utilizavam a habitação para o tráfico de droga, foi revelado esta sexta-feira.

Online há

em

A Câmara do Porto despejou, na quinta-feira, duas famílias de casas municipais nos bairros de Pinheiro Torres e de Lordelo, que utilizavam a habitação para o tráfico de droga, foi revelado esta sexta-feira.

Fonte da autarquia esclareceu esta sexta-feira à Lusa que as duas famílias foram notificadas a 10 de maio pela empresa municipal responsável pela gestão do parque habitacional, Domus Social, de que teriam de sair das habitações.

A “ordem de despejo” foi acionada depois de um dos elementos das respetivas famílias ter sido condenado em tribunal.

“Num dos casos ficou ainda provado que a arguida pertencia a um grupo organizado, cabendo-lhe especificamente a função de armazenar a droga na habitação municipal e de fornecer outros traficantes com estupefacientes ali guardados”, refere.

Segundo o município, a família terá recorrido da ordem de despejo, mas o tribunal deu razão à Câmara do Porto.

“O município do Porto não permitirá a utilização das casas de habitação social para tráfico de droga e/ou quaisquer outros fins ilícitos”, salienta.

No final de março, a Câmara do Porto despejou outras quatro famílias, três no Agrupamento da Pasteleira e uma no bairro Dr. Pinheiro Torres, que também eram usadas para tráfico de droga.

“A resolução deste tipo de situações, para além de proteger e zelar pelo património municipal, visa, acima de tudo, garantir a segurança e qualidade de vida dos restantes moradores do parque de habitação pública e dos munícipes em geral”, acrescenta.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS