VINHAIS: A CAPITAL DO FUMEIRO

Vinhais, a Capital do Fumeiro apresenta a 37ª Edição da Feira do Fumeiro. O evento que une a gastronomia tradicional à história e cultura de Trás-os-Montes. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Vinhais vai realizar a Feira do Fumeiro 2017, que já conta com 37 edições. Vinhais é um concelho que pertence ao distrito de Bragança, e reclama para si o estatuto de Capital do Fumeiro de tradição há quase 40 anos, um negócio que movimenta mais de 6 milhões de euros anuais.

A próxima Feira do Fumeiro, vai realizar-se entre 09 e 12 de Fevereiro, e das muitas novidades destaca-se a presença do melhor e mais genuíno fumeiro tradicional, chegas de bois, tasquinhas, jornadas técnicas, concurso do melhor fumeiro, passeios de charrete e muita animação garantida por bandas e dj’s. Nesta edição vai também realizar-se um Fórum Agrícola subordinado ao tema: “Fiscalização, Normas Ambientais e Ordenamento do Território”.

Carla Alves assumiu a honras da Autarquia de Vinhais, aos jornalistas adiantou o propósito de estimular o consumo do fumeiro tradicional não apenas nas épocas sazonais; mas também levar o fumeiro durante todo o ano à mesa dos portugueses: “… historicamente [o Fumeiro] é um produto de inverno assado na brasa. Se conseguirmos criar receitas novas e outra forma de o consumir, vamos conseguir tê-lo à mesa durante todo o ano nas nossas mesas e nos melhores restaurantes do país …”.

Carla Alves apresentou ainda os mais conceituados “Chef’s” transmontanos que durante a Feira do Fumeiro vão apresentar pratos especiais dedicados ao fumeiro e à sua melhor utilização na cozinha.

A Autarquia de Vinhais tem potenciado políticas de preservação da tradição do fumeiro, mantendo vivas as tradições transmontanas.

A 37ª Feira do Fumeiro irá abrir portas pelas 14 horas de Quinta-Feira 9 de Fevereiro, e terá encerramento Domingo 12 de Fevereiro. O evento irá decorrer no Pavilhão do Fumeiro e Espaço Gourmet, e no Pavilhão do Artesanato e Empresas, entre as 09:30 e as 00:00.

JG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.