RÁDIO REGIONAL
TÁXIS VOLTAM AO PROTESTO EM OUTUBRO
NACIONAL

TÁXIS VOLTAM AO PROTESTO EM OUTUBRO

O presidente da Federação Portuguesa do Táxi, Carlos Ramos, disse à Lusa que os pormenores do protesto, com o tema “Todos para Lisboa”, ainda vão ser acertados por esta entidade e pela Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros, mas sublinhou que a concentração “não pode ser apenas mais uma iniciativa, tem de ter consequências”.

O responsável explicou que inicialmente o objectivo era realizar a acção até ao final de Setembro, mas foi decidido – também em função da “sensibilidade” demonstrada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa – dar mais tempo de reflexão ao Governo e às instituições públicas, para que “alguém de bom senso” consiga reunir as partes interessadas para discutir a questão e “não impor soluções”.

“Ouvimos várias pessoas dizer que é ilegal, mas depois ninguém faz nada. Estão a acontecer situações em que carros da Uber ocupam praças de táxi, por exemplo. É preciso parar os carros”, afirmou, sublinhando que é necessário rever a legislação sobre contraordenações para estes casos.

Ainda assim, Carlos Ramos destacou que o setor quer discutir a regulamentação das plataformas ‘online’, até porque também os taxistas têm serviços do género: “Estamos abertos a discutir para dar corpo legal às plataformas”.

A Uber e a Cabify são plataformas ‘online’ que permitem pedir carros de transporte de passageiros, com uma aplicação para ‘smartphones’ que liga quem se quer deslocar a operadores de transporte.

A sua instalação em Portugal tem sido muito contestada pelos taxistas, tal como noutros países, tendo já havido registo de situações de confronto e agressões entre os profissionais.

Os taxistas, através das suas associações sócio profissionais, reclamam sofrer de concorrência desleal em virtude do quadro legislativo existente que obriga a determinados preceitos financeiros e de segurança, por exemplo, para poderem exercer a sua actividade.

Em Abril, milhares de taxistas protestaram em Lisboa, no Porto e em Faro.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

DOURO: VITICULTORES EXIGEM MEDIDAS URGENTES PARA ESCOAMENTO DE UVAS

Rádio Regional

TAXISTAS CONTESTAM NOVO REGULAMENTO TARIFÁRIO E PEDEM REUNIÃO À AMT

Rádio Regional

POLÍCIA DETEVE SEIS MANIFESTANTES APÓS CONFRONTOS – LISBOA

Rádio Regional

TÉCNICOS DE EMERGÊNCIA MANIFESTAM-SE FRENTE À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Rádio Regional

MANIFESTAÇÃO: 15 CIDADES VÃO SAIR À RUA CONTRA OS INCÊNDIOS

Rádio Regional

BOMBEIROS VÃO FAZER “PARAGEM SIMBÓLICA” EM PROTESTO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.