RÁDIO REGIONAL
EFEMÉRIDES
EFEMÉRIDES

EFEMÉRIDES: 22 DE NOVEMBRO

Dia Europeu sem Carros
Dia Universal da Música
Dia de Santa Cecília
Dia de “Dar uma Volta”

498 – Eleição do Papa Símaco.

1286 – Morte de Erik V (Rei da Dinamarca 1259-1286).

1718 – Na costa da colónia norte-americana da Virgínia, o pirata inglês Edward Teach (mais conhecido como “Barba-Negra”) é morto em batalha.

1792 – É proclamada a primeira República Francesa.

1862 – A emancipação dos escravos é promulgada pelo presidente dos EUA Abraham Lincoln, entrando em vigor a 01 de Janeiro de 1863.

1868 – Nasce o médico Luís Agote, que determinou o método para evitar a coagulação do sangue nas transfusões.

1927 – A escravatura é abolida na Serra Leoa.

1942 – É publicado o primeiro número do vespertino Diário Popular.

1943 – O Líbano torna-se independente da França.

1955 – Começam as emissões da ITV, primeira rede de televisão privada, comercial, no Reino Unido.

1958 – Um sismo atinge Lisboa.

1963 – John F. Kennedy é assassinado em Dallas, num atentado que deixou o governador do Texas seriamente ferido; Lyndon B. Johnson, vice-presidente, é declarado o 36º presidente dos Estados Unidos.

1968 – A Universidade de Hokkaido, Japão, apresenta uma mini câmara que permite observar o interior do coração.

1973 – Henry Kissinger é investido secretário de Estado, na administração de Richard Nixon.

1975 – O presidente dos EUA Gerald Ford é ferido, sem gravidade, num atentado a tiro em São Francisco. Juan Carlos é coroado Rei da Espanha.

1976 – Portugal é admitido no Conselho da Europa.

1979 – José Eduardo dos Santos é investido presidente da República Popular de Angola, sucedendo a Agostinho Neto.

1980 – Começa a guerra entre o Irão e o Iraque.

1981 – Viagem inaugural do comboio TGV (Train à Grand Vitesse), entre Paris e Lyon.

1983 – O Senado norte-americano aprova o corte na contribuição dos EUA para as Nações Unidas.

1985 – Motim na prisão de Alcoentre, dominado ao fim de algumas horas.

1988 – Sobe ao trono o príncipe herdeiro do Japão, Akihito, 54 anos.

1989 – Morre o compositor norte-americano de origem russa, Irving Berlin, 101 anos, autor de “God Bless America”.

1992 – O padre Feytor Pinto é nomeado alto comissário para o Combate à Toxicodependência.

1996 – A Associação Promotora para a Economia de Macau vence as eleições para a Assembleia Legislativa do território.

1997 – Pedro Pires, antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, é eleito presidente do PAICV.

2000 – Assinala-se o primeiro dia Europeu Sem Carros. Em Portugal aderem os concelhos de Aveiro, Beja, Évora, Leiria, Lisboa, Porto e Sintra.

2001 – Morre Gustavo Soromenho, 93 anos, dirigente histórico socialista.

2002 – Eleições na Alemanha. A coligação SPD-Verdes, do chanceler Schroeder, vence a CDU-CSU.

2003 – Entra em vigor a nova Lei da Adopção. Na reunião da OCDE, em Lisboa, discute-se o “Governo eletrónico”.

2004 – A proposta de Lei para o novo Código da Estrada é apresentada no Parlamento. A União Europeia põe fim ao embargo imposto à Líbia em 1986. O governador de Nova Iorque, George Pataki, nomeia os ex-presidentes Gerald Ford, Jimmy Carter, George Bush “pai” e Bill Clinton, membros honorários do quadro responsável pela reconstrução do World Trade Center.

2005 – Angela Merkel torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de chanceler da Alemanha. Fátima Felgueiras apresenta a candidatura à Câmara de Felgueiras. Furacão Rita atinge Texas e Louisiana, nos EUA. Evacuação de um milhão de pessoas.

2006 – O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Ruas, assegura à agência Lusa que os municípios vão deixar de apoiar os serviços desconcentrados do Estado caso a proposta de Lei das Finanças Locais seja aprovada. O Governo espanhol decide atribuir o Colar da Ordem de Isabel a Católica ao presidente da República Portuguesa Cavaco Silva, e a Grã Cruz da mesma ordem aos ministros dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, o ministro da Economia, Manuel Pinho, e ao ministro da Ciência, Mariano Gago. Processo “Envelope 9”. Dois jornalistas do 24 Horas são acusados do crime de acesso indevido a dados pessoais, punível até dois anos de prisão.

2007 – Cerca de 200 países decidiram em Montreal, Canadá, acelerar em 10 anos a eliminação de substâncias nocivas para a camada do ozono, um importante acordo que contribuirá também para a luta contra o aquecimento global. O Irão apresentou um novo míssil de longo alcance, afirmando que ele pode atingir uma distância de 1.800 quilómetros

2008 – Um grupo de agricultores da Galiza derrama mais 25 mil litros de leite de Portugal que estava a ser transportado para uma fábrica na região, num protesto em que exigem um “preço digno” para o leite galego

2009 – A diplomata búlgara Irina Bokova é eleita directora geral da UNESCO. Os pró democratas Ng Kuok Cheong e Au Kam San são os vencedores das legislativas de Macau, ao conseguirem eleger três deputados com a perda de um mandato no sector tradicional. O piloto da companhia aérea holandesa Transavia Júlio Alberto Poch, suspeito de ter participado nos “voos da morte” durante a ditadura argentina, é detido em Valência, leste de Espanha. O piloto, que tem dupla nacionalidade holandesa e argentina, é reclamado pela justiça de Buenos Aires no âmbito de quatro processos penais de crimes cometidos durante a ditadura de 1976-83, que terão provocado mais de mil vítimas. Morre Luís Sangareau, músico português, um dos primeiros bateristas de jazz no país, 85 anos. Morre Elizaveta Moukasseï, que juntamente com o seu marido formou uma dupla de espiões lendários durante a Guerra Fria, 97 anos. Morre Dirce Migliaccio, actriz. Foi uma das primeiras a interpretar a personagem Emília na série “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, 76 anos.

CULTURA:

1963 – Os Beatles lançam seu segundo álbum, With the Beatles.
1968 – Lançamento do Álbum Branco, dos Beatles.
2003 – Inaugurado o complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
2006 – Lançado o álbum A Matter of Life and Death, do Iron Maiden.
2010 – Lançado o box Michael Jackson’s Vision que traz toda a filmografia do cantor.

MORRERAM NESTE DIA:

1718 – Barba Negra, corsário inglês (n. 1680).
1916 – Jack London, escritor estadunidense (n. 1876).
1920 – Manuel Pérez y Curis, poeta uruguaio (n. 1884).
1944 – Arthur Stanley Eddington, astrofísico britânico (n. 1882).
1955 – Shemp Howard, comediante norte-americano (n. 1895).
1963 – Aldous Huxley, escritor britânico (n. 1894). Clive Staples Lewis, escritor irlandês (n. 1898). John F. Kennedy, político norte-americano (n. 1917).
1963 – Wilhelm Beiglböck, médico alemão (n. 1905).
1967 – Pavel Korin, pintor russo (n. 1892).
1980 – Mae West, atriz e escritora norte-americana (n. 1893).
1981 – Hans Adolf Krebs, médico e bioquímico anglo-alemão (n. 1900).
1983 – Grant Suiter, religioso norte-americano (n. 1908).
1986 – Scatman Crothers, ator norte-americano (n. 1910).
1988 – Luis Barragán, arquiteto mexicano (n. 1902). Raymond Dart, anatomista e antropólogo australiano (n. 1893).
1993 – Anthony Burgess, escritor britânico (n. 1917).
1996 – María Casares, atriz hispano-francesa (n. 1922).
1997 – Michael Hutchence, cantor australiano (n. 1960).
1998 – Stu Ungar, jogador de pôquer norte-americano (n. 1953).
2000 – Carlos Cardoso, jornalista moçambicano (n. 1951). Emil Zátopek, atleta tcheco (n. 1922).
2007 – Maurice Béjart, dançarino e coreógrafo francês (n. 1929). Verity Lambert, cineasta britânica (n. 1935).
2008 – MC Breed, rapper norte-americano (n. 1971).
2009 – Juan Carlos Muñoz, futebolista argentino (n. 1919).
2010 – Urbano Navarrete Cortés, cardeal católico espanhol (n. 1920).
2011 – Danielle Mitterrand, ativista francesa (n. 1924). Lynn Margulis, bióloga norte-americana (n. 1938).
2013 – Jancarlos, futebolista brasileiro (n. 1983).
2014 – Seu Lunga, poeta brasileiro (n. 1927).

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

17 DE JUNHO: A ESTÁTUA DA LIBERDADE CHEGA A NOVA IORQUE (1885)

Rádio Regional

17 DE JUNHO: O “ASSALTO” AO COMPLEXO WATERGATE EM WASHINGTON (1972)

Rádio Regional

16 DE JUNHO: ARISTIDES DE SOUSA MENDES COMEÇA APOIAR REFUGIADOS (1940)

Rádio Regional

15 DE JUNHO: A SELAGEM DA MAGNA CARTA EM RUNNYMEDE (1215)

Rádio Regional

15 DE JUNHO: FUNDAÇÃO DA UEFA EM BASILEIA (1954)

Rádio Regional

EFEMÉRIDES: 24 DE FEVEREIRO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.