RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

COVID-19: VACINAÇÃO EM “CASA ABERTA” DISPONÍVEL PARA MAIORES DE 30 ANOS

As pessoas com 30 ou mais anos podem, a partir de hoje, receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19 na modalidade de “casa aberta”, anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

“A modalidade `casa aberta´ passou hoje a estar disponível para os cidadãos com 30 ou mais anos que tenham completado o esquema vacinal primário contra a covid-19 há 150 ou mais dias”, adiantaram os SPMS em comunicado.

Segundo a mesma fonte, esta modalidade de vacinação está também disponível para as pessoas a partir dos 18 anos que foram vacinadas com a Janssen há pelo menos 90 dias.

“Para ser vacinado basta dirigir-se diretamente ao centro de vacinação, sem necessidade de qualquer tipo de marcação ou contacto prévio”, refere o comunicado.

Além da `casa aberta”, o portal do autoagendamento para a vacinação permite, desde segunda-feira, a marcação para a primeira dose da vacina de crianças dos 5 aos 11 anos, que serão vacinadas no próximo fim de semana.

Esta marcação `online´ permite que a vacinação das crianças decorra em “ambiente pediátrico” e no local mais conveniente, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes, adiantam os SPMS.

A covid-19 provocou pelo menos 5.671.154 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.968 pessoas e foram contabilizados 2.690.690 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A nova variante Ómicron, classificada como preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta em novembro, tornou-se dominante em vários países, incluindo em Portugal.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

LINHA SNS 24 PREVÊ ATINGIR SETE MILHÕES DE CHAMADAS ESTE ANO

Rádio Regional

06 DE JULHO: LOUIS PASTEUR CRIA A PRIMEIRA VACINA CONTRA A RAIVA (1885)

Rádio Regional

VACINA PERSONALIZADA CONTRA CANCRO CEREBRAL APRESENTA RESULTADOS

Rádio Regional

VACINAÇÃO DE OUTONO-INVERNO ARRANCA HOJE COM GRIPE GRATUITA PARA BEBÉS

Rádio Regional

NEGACIONISTAS CONDENADOS POR INJÚRIAS A FERRO RODRIGUES

Rádio Regional

ARRANCA HOJE VACINAÇÃO GRATUITA DE BEBÉS CONTRA VÍRUS RESPIRATÓRIO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.