Ligue-se a nós

REGIÕES

ACTUALIZAÇÃO: 27 MORTOS NO DOMINGO INFERNAL

O alerta máximo de incêndio mantém-se até esta segunda-feira às 20:00. Pelo menos 27 pessoas morreram nas centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia do ano em fogos, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Online há

em

LUSA

O alerta máximo de incêndio mantém-se até esta segunda-feira às 20:00. Pelo menos 27 pessoas morreram nas centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia do ano em fogos, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Veja aqui a linha do tempo dos acontecimentos relevantes:

  • A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) confirma oficialmente o registo de 27 mortos até ao presente momento: 11:05 de 16-10-2017. O número de mortos é ainda provisório, podendo subir à medida que novas informações venham a ser conhecidas.
  • A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) activou a linha telefónica 800 246 246 para responder aos pedidos de informação das populações sobre as operações de socorro dos incêndios que lavram em todo o país.
  • [10h23] Pelo menos 20 pessoas morreram nas centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia do ano em fogos, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional da Protecção Civil.
  • [09h17] Quatro pessoas morreram durante a madrugada de hoje no concelho de Vouzela, na sequência de um incêndio florestal que assolou a freguesia de Ventosa, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Rui Ladeira.
  • [o9h17] Os fogos que estão em curso desde domingo provocaram pelo menos dez mortos: duas pessoas morreram em Penacova (distrito de Coimbra), uma na Sertã (distrito de Castelo Branco), duas em Oliveira do Hospital, uma em Nelas (Viseu) e quatro em Vouzela (Viseu).
  • Em Nelas, outra pessoa continua desaparecida.
  • Ao Público, fonte da Protecção Civil diz que “as autoridades ainda estão ‘a cruzar informações contraditórias’”.
  • A circulação automóvel no Itinerário Principal 3 (IP3) entre Viseu e Coimbra foi reaberta hoje de manhã, mas o troço entre Coimbra e Penacova continua condicionado, informou a GNR. Várias estradas das regiões Norte e Centro estão cortadas.
  • Quase 6.000 homens estavam ao início da manhã no terreno a combater as chamas em todo o país, apoiados por cerca de 1.800 veículos, após um fim-de-semana com seis mortos, casas ardidas e famílias realojadas.
    A chuva vai regressar hoje ao território do continente, mas nos distritos mais afectados pelos incêndios prevê-se que caia mais para o final do dia.
  • Trinta concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Bragança, alguns destes fortemente afectados por fogos, estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
  • O alerta máximo de risco de incêndio deverá manter-se até esta segunda-feira às 20:00, mesmo estando previsto um desagravamento das condições meteorológicas.
  • Às 07:00, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) dava conta de 65 incêndios em curso, 17 em resolução e 46 em fase de conclusão. Entre aqueles que a ANPC classifica como “ocorrências importantes”, estavam 22 grandes incêndios ativos nos distritos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Lisboa, Viseu, Vila Real e Santarém.
  • Os incêndios causaram também desde domingo pelo menos 25 feridos, seis dos quais graves, e, destes, quatro estão relacionados com um acidente na autoestrada A25, quando as pessoas tentavam fugir às chamas.
    Mais de 20 postos de apoio de emergência às populações afectadas pelos incêndios foram abertos pela Segurança Social, em articulação com as câmaras municipais, foi hoje anunciado.
  • O incêndio que deflagrou às 20:21 de sábado no concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, foi controlado às 08:20 de hoje, disse hoje à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.
  • Os incêndios que deflagraram no sábado e no domingo de madrugada no concelho de Braga estão a “evoluir favoravelmente”, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
  • O comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda (BVG), Paulo Sequeira, apelou hoje à população para que colabore activamente no combate aos vários incêndios que se registam no concelho da Guarda.
    “Felizmente, [a situação] está a evoluir favoravelmente. Os focos que causaram maior preocupação já estão ou em fase de resolução ou extintos”, disse.
  • A Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações e Socorro de Viseu, criou um Centro de Apoio de Emergência situado no quartel do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, foi hoje anunciado.
  • António Costa declarou estado de calamidade pública a norte do Tejo.
  • O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa já manifestou “solidariedade” às populações e aos autarcas dos concelhos afetados pelos incêndios. “O Presidente da República manifesta a sua solidariedade às populações e aos autarcas por todo o continente, agradece o seu sacrifício, bem como dos Bombeiros e demais estruturas da Proteção Civil no combate aos fogos e exprime o seu profundo pesar aos familiares das vítimas”, lê-se numa mensagem publicada hoje no ‘site’ oficial da Presidência da República, com o título “Presidente da República acompanha evolução dos incêndios”.
  • A Segurança Social está a disponibilizar apoio de emergência às populações afetadas pelos incêndios em vários postos dos distritos de Viana do Castelo, Guarda e Coimbra, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Há novos postos de apoio, que se juntam aos anunciados previamente: o posto da GNR de Cantanhede e o Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra), a Quinta da Capela e o Pavilhão Municipal de Vouzela, os pavilhões desportivos de Oliveira de Frades, Nelas, Tondela e Mangualde e o Centro de Saúde de Santa Comba Dão (distrito de Viseu) e os pavilhões desportivos de Mafra e da Ericeira (distrito de Lisboa).
  • O Plano Municipal de Emergência de Braga foi activado durante a madrugada de hoje, depois de uma reunião da comissão municipal de Protecção Civil, disse à Lusa fonte da protecção civil no município.
  • A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Distrital de Operações e Socorro de Viseu, criou um Centro de Apoio de Emergência situado no quartel do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, foi hoje anunciado.
  • O centro de saúde de Vagos está aberto hoje de madrugada para receber pessoas necessitadas de cuidados médicos na sequência dos incêndios que atingem o concelho, disse a autarquia.
  • O Plano Distrital de Emergência de Leiria foi ativado este domingo, pelas 23:00, disse à Lusa o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro.
  • O Município da Marinha Grande activou o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil, às 23:40 horas, na sequência do incêndio iniciado às 14:23 horas, na Burinhosa, concelho de Alcobaça.
  • A Câmara Municipal de Aveiro ativou às 23:00 de domingo o Plano Municipal de Emergência, na sequência dos vários fogos que lavram no concelho, disse à Lusa o presidente da autarquia, Ribau Esteves.
  • A Câmara da Marinha Grande informou hoje, em comunicado, que o fornecimento de água a toda a freguesia da Marinha Grande foi interrompido na sequência de um incêndio.
  • Os bombeiros estão a aconselhar a população de Tondela a dirigir-se para as imediações do quartel daquela cidade do distrito de Viseu, na sequência de um incêndio, constatou a agência Lusa no local.
  • O dispositivo de apoio logístico/alimentar para a população de Nelas encontra-se instalado no pavilhão desportivo municipal, disse a autarquia, em comunicado.
  • A Portugal Telecom tem no terreno 600 técnicos e 17 unidades móveis a trabalhar para restabelecer as comunicações afetadas devido aos incêndios que lavram no país, informou fonte da empresa.
  • O município de Vagos disponibilizou o pavilhão municipal e a Santa Casa da Misericórdia para receber eventuais desalojados na sequência dos incêndios que atingem a região. Numa nota publicada na página do município no Facebook, lê-se que está igualmente criada uma linha de apoio, através do número 234 799 600.
  • A Câmara Municipal de Seia está a solicitar aos habitantes do concelho que procurem assistência médica nos pavilhões gimnodesportivos, onde estão equipas médicas, para que o hospital fique destinado a “situações prioritárias”.
  • O Plano Municipal da Proteção Civil de Mafra foi ativado devido à dispersão de fogos no concelho, onde meia dúzia de habitantes foi retirada das suas habitações por precaução.
  • A Base Aérea n.º 5, de Monte Real, concelho de Leiria, abriu as portas à população da zona que queira, por motivos de precaução, fugir aos incêndios que lavram na zona, disse fonte da infraestrutura.
  • Falando num briefing aos jornalistas pelas 22:00, na sede na ANPC, em Oeiras (distrito de Lisboa), Patrícia Gaspar confirmou a ideia transmitida anteriormente de ser este “o pior dia do ano” em termos de incêndios, com 443 incêndios florestais, desde as 00:00.
  • Portugal acionou este domingo, devido aos incêndios florestais, o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Veja ainda: O INFERNO DOS INCÊNDIOS VOLTOU. JÁ HÁ 10 MORTOS

Veja ainda: SUBIU PARA 20 MORTOS NO INFERNO DE DOMINGO

Veja ainda: ACTUALIZAÇÃO: 27 MORTOS NO DOMINGO INFERNAL

REGIÕES

ALTO MINHO: EMPRESÁRIOS CONGRATULAM-SE COM FIM DE PORTAGENS NA A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

Online há

em

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Esta sexta-feira, em comunicado, a CEVAL, que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo que empregam mais de 19.000 trabalhadores, sublinha que a decisão “cumpre um velho anseio de transformar o Alto Minho mais competitivo”.

“Fez-se justiça para com o Alto Minho, pois sempre nos mostrámos contra a existência de pórtico junto à zona industrial do Neiva, em Viana do Castelo. Sempre quisemos a eliminação do pórtico para nunca empurrar o problema para o concelho vizinho de Esposende e, depois de tanta luta, finalmente houve uma aprovação que, assim que se concretizar, virá impulsionar o desenvolvimento reforçando a competitividade deste território”, defende o presidente da CEVAL, Luís Ceia, citado na nota.

Segundo a CEVAL, “o Alto Minho perdeu capacidade competitiva com a introdução de portagens nesta ex-SCUT (vias sem custo para o utilizador), em 2011, que obrigou as empresas e empresários a reinventarem-se em busca de soluções para fazer face às dificuldades”.

“Os constrangimentos causados pela existência do pórtico do Neiva sempre foram muitos, condicionando a mobilidade de quem diariamente precisa circular na A28 e, obrigando as empresas a maiores despesas de deslocação, uma vez que esta é uma via de comunicação essencial para Viana do Castelo, sem que existam outras vias capazes de facilitar as deslocações rodoviárias”.

A CEVAL espera que “a medida possa ser aplicada o quanto antes para que seja reposta a justiça que este território merece”.

Desde a implementação da cobrança de portagens, a luta pela sua eliminação tem mobilizado movimentos cívicos e partidos políticos, e resultou, em 2021, por proposta do PSD, na aplicação de um desconto de 50% no valor da taxa.

Em fevereiro de 2020, uma recomendação do BE ao Governo para a abolição do pagamento de portagens na Autoestrada 28 (A28), entre Viana do Castelo e o Porto, foi chumbada no parlamento, com os votos contra do PS.

PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberam abstiveram-se, enquanto BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

A eliminação ou relocalização do pórtico de Neiva da A28, outra batalha de empresários, autarquias e partidos políticos, ganhou forma de recomendação ao Governo, também em 2021, após a aprovação de um projeto de resolução do PSD.

Já antes, em 2017, a petição “Pela eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque”, promovida pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), falhou o objetivo.

Situado junto à zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, aquele pórtico tem sido considerado um entrave à atividade empresarial do distrito.

LER MAIS

REGIÕES

MARCO DE CANAVESES: AUTARQUIA VAI CONSTRUIR 30 CASAS DE RENDA ACESSÍVEL

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Online há

em

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

O novo complexo habitacional em Rio de Galinhas, para habitação acessível, contará com 24 apartamentos de tipologia T2 e seis T4.

Segundo informa o município do distrito do Porto, o prazo de construção é de um ano e três meses e o preço base para a empreitada está estimado em 2,3 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Nos próximos meses, vamos construir 130 novas habitações e reabilitar 104 já existentes, ou seja, vamos ficar com mais do dobro da habitação pública acessível”, destacou a presidente da Câmara, Cristina Vieira, indicando que serão beneficiadas cerca de 240 famílias.

Segundo a autarquia de Marco de Canaveses, a Estratégia Local de Habitação prevê no concelho um investimento próximo dos 16 milhões de euros, com financiamento garantido a 100%, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS