Ligue-se a nós

REGIÕES

MINAS, DESPOVOAMENTO E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS SÃO AMEAÇAS AO DOURO

A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM) alertou hoje para “as ameaças” ao território classificado pela UNESCO em 2001, como os pedidos de prospeção mineira, o despovoamento e as alterações climáticas.

Online há

em

A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM) alertou hoje para “as ameaças” ao território classificado pela UNESCO em 2001, como os pedidos de prospeção mineira, o despovoamento e as alterações climáticas.

“Explorar minérios, nomeadamente a céu aberto é incompatível com o projeto de futuro que temos para a Região Demarcada do Douro”, afirmou o presidente da Liga, António Filipe, que falava em São João da Pesqueira, distrito de Viseu, durante as comemorações do 18.º aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro (ADV) como Património Mundial da UNESCO.

O responsável referia-se a “três avisos”, publicados no Diário da República, de pedidos de prospeção, dois relativos a zonas contíguas e outro separado, mas num “total de mais de 1000 quilómetros quadrados de área potencial de prospeção” que, na sua opinião, são “claramente sobreponíveis numa parte muito importante do ADV e da Região Demarcada do Douro (RDD)”.

O responsável frisou que o “ADV está classificado como monumento nacional e tem uma zona especial de proteção que corresponde à RDD”.

“Surpreendeu-nos o facto de os avisos terem sido sequer publicados, ou seja, na nossa opinião há razões, até do ponto de vista legal, para deferir tacitamente estes pedidos à partida”, salientou.

António Filipe frisou que a “preocupação existe”.

“Apesar do Governo nos ter dado garantias de que não haverá prospeção no ADV, não nos foram dadas garantias de que o mesmo não se passe no resto da Região Demarcada do Douro”, acrescentou.

“O ADV tem 24.600 hectares, a RDD tem 250.000 hectares e a única garantia que nós temos é que em 10% desta região não haverá prospeção. O que pretendemos é assegurar que, nos outros 90%, também não há prospeção”, afirmou.

O ministro do Ambiente já deu a garantia de que a prospeção prevista na região duriense deixa de fora a zona classificada como Património Mundial.

Também o presidente da Câmara de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, disse que é preciso “levantar a voz” contra os pedidos de prospeção mineira e frisou que “esta não pode ser permitida em toda a RDD”.

Relativamente a outras ameaças ao Douro, António Filipe elencou que, no “domínio da demografia se verifica uma redução da população a um ritmo alarmante, nomeadamente de 220 mil pessoas, em 2001, para 192 mil pessoas, em 2017”.

“A dimensão ambiental reveste também um caráter de ameaça para o estatuto que não poderá ser menosprezado. A subida estrutural da temperatura média, particularmente a mínima que se tem vindo a registar na região nos últimos 50 anos, a manter-se a tendência no futuro e num cenário de cada vez maior escassez de água para rega de sobrevivência, poderá alterar de uma forma dramática a organização atual do território e, em particular, o da vinha”, sublinhou.

O responsável apontou que, “se não existir uma economia regional forte, particularmente uma economia da vinha e do vinho forte, não haverá gente na região”. “E se não houver gente não haverá vinha, não haverá Património Mundial”, frisou.

“Obtivemos em 2001 este estatuto e de então para cá o caminho tem sido positivo, lento naturalmente, com grandes desafios (…) mas ainda assim olhando positivamente o futuro”, sublinhou.

REGIÕES

AMARANTE: DOIS HOMENS DETIDOS POR SUSPEITA DE ROUBO DE AUTOMÓVEIS

A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

Online há

em

A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

Em comunicado, a GNR refere que os suspeitos, de 29 e 34 anos, terão furtado e usado veículos, além de alegada prática de burla informática e falsificação de matrículas.

As viaturas terão sido furtadas em várias localidades do norte e centro do país.

Durante a ação de investigação, apurou-se que os suspeitos atuavam principalmente em locais junto a igrejas e cemitérios, aproveitando a ausência das pessoas nas horas dos cultos”, lê-se na informação.

Os militares realizaram duas buscas domiciliárias e duas em veículos, resultando na apreensão e recuperação de diverso material, nomeadamente quatro viaturas.

Dois desses automóveis tinham sido furtados nos dias 15 de outubro e 10 de dezembro de 2023, nas localidades de Vidago (Chaves, distrito de Vila Real) e Sever do Vouga (distrito de Aveiro), respetivamente.

A GNR também apreendeu três telemóveis, seis chapas de matrículas falsas, artigos de vestuário, diversos documentos, duas máquinas fotográficas, uma caixa de ferramentas, um saco com raquetes de ténis, vinte baterias, duas coleiras de animais, uma catana e 100 euros em dinheiro.

Além dos homens detidos, foi constituído arguido um terceiro suspeito, de 44 anos.

O arguido de 34 anos vai aguardar o decurso do processo judicial em prisão preventiva até colocação de pulseira eletrónica.

Ao suspeito de 29 anos foi decretada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial da área de residência e proibição de contactos com os demais arguidos.

LER MAIS

REGIÕES

AUTOESTRADAS: PARLAMENTO APROVA O FIM DAS PORTAGENS NAS EX-SCUT

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Online há

em

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Nas votações deste projeto, PSD e CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.

Depois de um debate tenso e com muitas trocas de acusações, acabou por ser aprovada a iniciativa do PS para eliminar as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior (ex-SCUT) ou onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança, seguindo agora para o processo de especialidade.

A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS