RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

CINCO PARTIDOS QUEREM REVOGAR NOVAS REGRAS DAS PPP – ‘CHUMBO’ QUASE CERTO

Cinco partidos pedem hoje a cessação de vigência do decreto-lei do Governo que alterou o regime das Parcerias Público-Privadas, casos do PSD, PCP, PAN, PEV e Iniciativa Liberal, de acordo com o guião de votações distribuído no parlamento.

Se todos os partidos que pedem a revogação do diploma votarem a favor das iniciativas das outras forças políticas, somam 96 votos, a que se juntam os 19 do BE, que já disse que apoiaria todas as iniciativas, totalizando 115, o que torna quase certa a aprovação das cessações de vigência, ou seja, o ‘chumbo’ do decreto-lei em vigor desde dezembro.

O PS tem 108 parlamentares, pelo que precisaria dos votos favoráveis dos cinco deputados do CDS – que também é crítico do diploma e propõe alterações ao texto -, do Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira para ‘empatar’ a votação.

De acordo com o Regimento do parlamento, se for aprovada alguma cessão de vigência, o decreto-lei deixará de vigorar no dia da publicação da resolução de cessação de vigência no Diário da República, não podendo voltar a ser publicado no decurso da mesma sessão legislativa.

Nesse caso, manter-se-iam em vigor as anteriores regras aplicáveis ao regime das PPP, que datam de 2012.

O decreto-lei em causa entrou em vigor em dezembro do ano passado e determina, entre outras alterações, que a decisão de contratar PPP passe a ser tomada por resolução do Conselho de Ministros, em vez de pelos ministros das Finanças e da tutela respetiva a que se referia anteriormente, como acontecia antes.

O novo decreto-lei exclui ainda as autarquias, Regiões Autónomas e políticas de habitação do regime das PPP e responsabiliza o Conselho de Ministros pela fixação dos critérios para o lançamento de novas parcerias, que anteriormente estavam definidos na legislação.

VEJA AINDA:

OPERAÇÃO EMERGENTE: ALEXANDRA LEITÃO SUSPENDIA MANDATO SE FOSSE ARGUIDA

Rádio Regional

POLÍCIA DETEVE SEIS MANIFESTANTES APÓS CONFRONTOS – LISBOA

Rádio Regional

POLÍCIA JUDICIÁRIA INVESTIGA O “POLVO SOCIALISTA” – MEGAOPERAÇÃO

Vítor Fernandes

COMISSÃO PARLAMENTAR ANALISA HOJE USO DE AGUARDENTE NO VINHO DO PORTO

Rádio Regional

MIRANDELA: CÂMARA ATRIBUI PELOUROS A VEREADOR EX-CHEGA

Rádio Regional

JÚLIA E BENJAMIM RODRIGUES UNIFICAM CANDIDATURAS AO PS DE BRAGANÇA

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.