Connect with us

JUSTIÇA

ADVOGADOS PROTESTAM NOVA LEI DAS “COBRANÇAS”

A Ordem dos Advogados (OA) está contra o projecto de lei do Partido Socialista sobre a cobrança extrajudicial de créditos vencidos, considerando que a proposta colide com os actos próprios dos advogados e solicitadores.

Datas:

em

A Ordem dos Advogados (OA) está contra o projecto de lei do Partido Socialista sobre a cobrança extrajudicial de créditos vencidos, considerando que a proposta colide com os actos próprios dos advogados e solicitadores.

Segundo o projecto de lei, os socialistas consideram que é necessário um regime específico para a cobrança extrajudicial de créditos vencidos para as empresas que se dedicam a essa actividade, porque, “não obstante conhecer uma expansão relevante nos últimos anos (ainda que, em alguns casos, ancorada em práticas com largos anos), não goza ainda de uma regulamentação transversal em Portugal”.

Para o bastonário da OA, Guilherme Figueiredo, a iniciativa legislativa “colide com o núcleo central dos atos próprios dos advogados e solicitadores”, manifestando a “sua veemente oposição”.

O Conselho Geral da Ordem tinha enviado uma proposta ao Ministério da Justiça defendendo que a cobrança extrajudicial de créditos de terceiros, com ou sem negociação, incluindo os actos preparatórios e os tendentes à sua renegociação, “constitui matéria reservada da exclusiva competência dos advogados e solicitadores”.

O regime legal proposto pelo partido do Governo exige requisitos de acesso à actividade para pessoas singulares ou empresas que queiram exercer a actividade de cobrança extrajudicial de créditos e que sejam exigidas “regras de idoneidade” aos cobradores, nomeadamente não terem condenações em tribunal por crimes como roubo, burla, extorsão, entre outros.

Para a prestação do serviço entre a pessoa a quem a dívida é devida e o cobrador, é obrigatório um contrato “escrito e assinado entre as partes contratantes”, que tem de ser conservado por dois anos.

Também a Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) está contra novo regime de cobranças extrajudiciais, alegando que o projecto de lei “vai legalizar empresas de cobrança de dívidas”.

Para a OSAE, “a cobrança extrajudicial de créditos já é uma actividade regulada em Portugal e está entregue a solicitadores e advogados, ambos obrigados a um rigoroso quadro legal e deontológico”.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 5 horas

MARTA SOARES RECUSA-SE A RECEBER CANDIDATURA DE BRUNO DE CARVALHO

O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting (MAG), Jaime Marta Soares, recusou hoje receber formalmente a lista de...

INTERNACIONALPublicado há 6 horas

RIVAL DA JUVENTUS LANÇA PAPEL HIGIÉNICO COM A CARA DE RONALDO

Em Nápoles, terra do clube rival da Juventus, foi colocado à venda papel higiénico com a foto de Cristiano Ronaldo....

DESPORTOPublicado há 6 horas

PRÉ-ÉPOCA: BENFICA VENCE SWINDON POR 5-0

O Benfica venceu hoje por 5-0 o Swindon Town, que alinha no quarto escalão do futebol inglês, em jogo de...

REGIÕESPublicado há 6 horas

SALÁRIOS EM ATRASO NAS ESCOLAS DE SÃO JOÃO DA MADEIRA

Funcionárias das cantinas escolares de São João da Madeira revelaram hoje que a empresa que assegura refeições à EB1 e...

POLÍTICAPublicado há 6 horas

NOVA LEI: JÁ É POSSÍVEL “CASAR SEM HERDAR”

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, a lei que permite que duas pessoas se casem sem se tornarem...

ARTE & CULTURAPublicado há 6 horas

“OS MAIAS” PODERÁ DEIXAR DE SER DE LEITURA OBRIGATÓRIA NAS ESCOLAS

"Os Maias" vão deixar de ser leitura obrigatória no ensino secundário. Mas para além do romance de Eça de Queirós...

JUSTIÇAPublicado há 7 horas

TRIBUNAL COLOCA EM PRISÃO PREVENTIVA 39 SUSPEITOS DOS “HELLS ANGELS”

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou hoje prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação...

SOCIEDADEPublicado há 10 horas

UM MILHÃO DE REFEIÇÕES PARA ESCOLAS FORAM “DESPERDIÇADAS”

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual...

INTERNACIONALPublicado há 11 horas

NELSON MANDELA COMPLETAVA HOJE 100 ANOS

O mundo assinala durante este ano o legado de um dos principais líderes mundiais.

INTERNACIONALPublicado há 11 horas

JOVENS TAILANDESES FINALMENTE FALARAM: “FOI UM MILAGRE”

Os rapazes pertencentes a uma equipa de futebol que, juntamente com o seu treinador, ficaram presos mais de duas semanas...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
SERVICOS PRO

AS MAIS LIDAS