Connect with us

JUSTIÇA

ADVOGADOS PROTESTAM NOVA LEI DAS “COBRANÇAS”

A Ordem dos Advogados (OA) está contra o projecto de lei do Partido Socialista sobre a cobrança extrajudicial de créditos vencidos, considerando que a proposta colide com os actos próprios dos advogados e solicitadores.

Datas:

em

A Ordem dos Advogados (OA) está contra o projecto de lei do Partido Socialista sobre a cobrança extrajudicial de créditos vencidos, considerando que a proposta colide com os actos próprios dos advogados e solicitadores.

Segundo o projecto de lei, os socialistas consideram que é necessário um regime específico para a cobrança extrajudicial de créditos vencidos para as empresas que se dedicam a essa actividade, porque, “não obstante conhecer uma expansão relevante nos últimos anos (ainda que, em alguns casos, ancorada em práticas com largos anos), não goza ainda de uma regulamentação transversal em Portugal”.

Para o bastonário da OA, Guilherme Figueiredo, a iniciativa legislativa “colide com o núcleo central dos atos próprios dos advogados e solicitadores”, manifestando a “sua veemente oposição”.

O Conselho Geral da Ordem tinha enviado uma proposta ao Ministério da Justiça defendendo que a cobrança extrajudicial de créditos de terceiros, com ou sem negociação, incluindo os actos preparatórios e os tendentes à sua renegociação, “constitui matéria reservada da exclusiva competência dos advogados e solicitadores”.

O regime legal proposto pelo partido do Governo exige requisitos de acesso à actividade para pessoas singulares ou empresas que queiram exercer a actividade de cobrança extrajudicial de créditos e que sejam exigidas “regras de idoneidade” aos cobradores, nomeadamente não terem condenações em tribunal por crimes como roubo, burla, extorsão, entre outros.

Para a prestação do serviço entre a pessoa a quem a dívida é devida e o cobrador, é obrigatório um contrato “escrito e assinado entre as partes contratantes”, que tem de ser conservado por dois anos.

Também a Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) está contra novo regime de cobranças extrajudiciais, alegando que o projecto de lei “vai legalizar empresas de cobrança de dívidas”.

Para a OSAE, “a cobrança extrajudicial de créditos já é uma actividade regulada em Portugal e está entregue a solicitadores e advogados, ambos obrigados a um rigoroso quadro legal e deontológico”.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.


INSTALA APLICAÇÃO DA RÁDIO REGIONAL

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

CHAVES BATEU E CONVENCEU O PORTIMONENSE

O Desportivo de Chaves regressou hoje aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar em casa o Portimonense,...

DESPORTOPublicado há 22 horas

SALVIO “SALVA” BENFICA JÁ NOS DESCONTOS (vídeo)

Já nos descontos, Salvio "salvou" o Benfica e mantém a chama do título viva. Com esta vitória o benfica regressa...

DESPORTOPublicado há 23 horas

BARCELONA CONQUISTA TAÇA DO REI

O FC Barcelona conquistou hoje a sua 30.ª Taça do Rei de Espanha em futebol, a quarta consecutiva, após golear...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 1 dia

TRABALHADORES DA “ÁGUAS DE PORTUGAL” EM GREVE A 24 DE ABRIL

Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal (AdP) marcaram greve nacional para a próxima terça-feira, 24 de abril, pelo aumento...

DESPORTOPublicado há 1 dia

MÁRIO PATRÃO LIDERA RALI MOROCCO DESERT CHALLENGE

O motard Mário Patrão (KTM) manteve hoje a liderança do Rali Morocco Desert Challenge em todo o terreno, enquanto o...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 2 dias

DBRS SOBE RATING A PORTUGAL

A agência de notação financeira DBRS melhorou o 'rating' atribuído a Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspectiva estável,...

MÚSICA & CINEMAPublicado há 2 dias

MORREU O “SUPER DJ” AVICCI

O DJ e produtor sueco Avicii morreu hoje, aos 28 anos, na capital de Omã, Mascate, avançaram vários meios de...

REGIÕESPublicado há 2 dias

PILOTO APONTA “FALHAS” AO AEROPORTO DA MADEIRA

O piloto de aviação comercial André Sales Caldeira disse hoje na Assembleia Legislativa que o aeroporto da Madeira tem "lacunas"...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

ABUSADOR DE MENORES CONDENADO A PENA SUSPENSA

O tribunal de Viana do Castelo condenou hoje um explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo...

POLÍTICAPublicado há 2 dias

RUI RIO DENUNCIA MAIS FALHAS GRAVES DO HOSPITAL SÃO JOÃO (PORTO)

O líder do PSD criticou hoje a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

FUTEBOL EM DIRETO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS