Ligue-se a nós

REGIÕES

ALFÂNDEGA DA FÉ RECUPERA DA ‘ROTURA FINANCEIRA’

A presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, informou hoje que o município transmontano saiu da rutura financeira em que se encontrava há uma década e que o colocou entre os mais endividados de Portugal.

Online há

em

As contas da autarquia atingiram o rácio que as colocam abaixo do limiar do excesso de endividamento fixada na lei, passando de um valor superior a 400%, em 2009 para 229%, em 2018.

“Entramos na forma menos gravosa de excesso de endividamento”, resumiu a autarca. A Lei das Finanças Locais determina que um município entra em rutura financeira quando apresenta um rácio de dívida superior a 300% ou, noutra medida, um índice da dívida superior a três por cento. Segundo a mesma lei, um município está em equilíbrio financeiro com um rácio de 150% ou um índice de 1,5%.

A presidente socialista assumiu o cargo, pela primeira vez, em 2009, e recorda que herdou do PSD uma Câmara “em rutura financeira, “com um rácio da divida que chegou aos 400% e com um prazo médio de pagamento de 919 dias”.

Alfândega da Fé apresentava então o mais alto prazo de pagamento dos municípios portugueses de acordo com a Direção Geral da Administração Local (DGAL) e encontrava-se entre os mais endividados de Portugal.

A autarquia recorreu a vários programas nacionais de saneamento financeiro e “tem vindo a reduzir a dívida de forma sustentada”, com um decréscimo de seis milhões de euros, passando de 23 milhões, em 2009, para 17 milhões, em 2018.

O prazo médio de pagamento a fornecedores passou, segundo os dados municipais, de mais de 900 dias, em 2009, para20 dias, em 2018.

“Deixamos de estar em rutura financeira e entramos na forma menos gravosa de excesso de endividamento podendo, a partir deste ano de 2019, começar a diminuir os impostos municipais”, antecipa a presidente.

Berta Nunes promete descidas “em particular do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e da derrama (aplicada às empresas”, que, nos últimos anos Alfândega da Fé foi obrigada a manter na taxa máxima por o município se estar em rutura financeira.

A autarca realçou ainda que esta evolução ocorreu “sem deixar de investir e aproveitar todos os fundos comunitários” e agradece a todos os colaboradores e fornecedores que, com a liderança do executivo, “passaram por estes momentos difíceis”.

LUSA

REGIÕES

BARCELOS: MINISTÉRIO PÚBLICO ACUSA 21 SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGA

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou nesta quinta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Online há

em

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou nesta quinta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Em nota publicada na sua página da Internet, a procuradoria acrescenta que um dos arguidos foi ainda acusado de um crime de detenção de arma proibida.

O MP considerou indiciado que os arguidos se organizaram entre si para proceder à venda de cocaína, canábis e MDMA na zona de Barcelos, no distrito de Braga.

O tráfico terá ocorrido entre o final de 2022 e o dia 18 de outubro de 2023.

Ainda segundo o MP, a liderança do grupo cabia a um dos arguidos e à sua companheira, contando ainda com a colaboração do irmão e mãe desta.

“Os outros arguidos angariavam clientes e intermediavam a liderança do grupo com os indivíduos que procediam à venda direta a consumidores, constituindo estes outro grupo de arguidos”, refere ainda a nota da procuradoria.

LER MAIS

REGIÕES

FIGUEIRA DA FOZ: JUDICIÁRIA DETEVE SUSPEITO DE ABUSAR DA FILHA DE 12 ANOS

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Online há

em

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Em informação à agência Lusa, fonte da Diretoria do Centro da PJ esclareceu que o detido, que não possui antecedentes criminais, é suspeito de ter abusado sexualmente da filha “de forma reiterada, ao longo de quatro meses, em casa” e durante a ausência da mãe da menor, “aproveitando a posição de superioridade” sobre a vítima.

“A menina, vendo-se numa situação bastante desconfortável, acabou por contar à mãe, que apresentou queixa” às autoridades, indicou a fonte da PJ.

O homem, português e trabalhador da área da construção civil, foi detido na sexta-feira e presente a tribunal no sábado, tendo-lhe sido decretada a prisão preventiva.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS