RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

APELO À DÁDIVA DE SANGUE: RESERVAS DOS GRUPOS A E O APENAS PARA DOIS DIAS

As reservas de sangue dos grupos sanguíneos A e O positivo e negativo são suficientes apenas para dois dias, alertaram hoje o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e a federação de dadores, que apelam às dádivas.

Um comunicado da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) faz eco de um apelo de hoje do IPST, que numa publicação na sua conta oficial na rede social Facebook apelou para dádivas com urgência face à escassez de reservas.

“As reservas de sangue dos grupos sanguíneos A e O positivo e negativo são presentemente de dois dias. As condições climatéricas dos últimos dias provocaram uma desaceleração da afluência dos dadores de sangue, pelo que pedimos aos dadores destes grupos sanguíneos que estejam em condições de fazer uma nova dádiva que o façam com a maior brevidade possível”, nos centros de Lisboa, Porto e Coimbra do IPST ou outro local de recolha conveniente aos dadores, lê-se na publicação no Facebook.

A Fepodabes recorda que “o período estival é tradicionalmente mais complicado” para manter “os `stocks` de sangue em níveis satisfatórios, pois o período de férias, acompanhado de temperaturas elevadas, contribui para uma menor afluência dos dadores nos locais de colheita”.

“No caso da zona de Lisboa, o início do mês de agosto, com as restrições inerentes a realização da Jornada Mundial da Juventude, contribuiu para uma agudização das dificuldades já habituais neste período”, adiantou ainda a federação de dadores no comunicado.

A federação recorda que todos os cidadãos maiores de 18 anos, com mais de 50 quilos de peso e que sejam saudáveis podem ser dadores.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

CHAVES: NUNO VAZ APONTA PROMESSAS FALHADAS NA SAÚDE

Rádio Regional

VILA REAL: ASSEMBLEIA APROVA LOUVOR AO CURSO DE MEDICINA DA UTAD

Rádio Regional

ADSE ATRIBUI NOVA TABELA DE MEDICAMENTOS AOS PREÇOS DE MERCADO

Vítor Fernandes

BRAGANÇA: SUBIDA DOS COMBUSTÍVEIS AFETA ASSOCIAÇÕES DE BOMBEIROS

Rádio Regional

REORGANIZAÇÃO DAS URGÊNCIAS DO SNS VAI DEMORAR UM ANO ANUNCIA MINISTRA

Rádio Regional

BRAGANÇA: ULS NORDESTE APRESENTA NOVA UNIDADE MÉDICA DE AMBULATÓRIO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.