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ECONOMIA & FINANÇAS

APENAS 25% DOS CARTÕES DE CRÉDITO SÃO MESMO GRATUITOS

A partir de 25 mil simulações no comparador gratuito do site comparaja.pt, realizadas nos últimos seis meses, a empresa lança estatísticas sobre os cartões existentes no mercado português e, pela primeira vez, premeia os melhores.

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A partir de 25 mil simulações no comparador gratuito do site comparaja.pt, realizadas nos últimos seis meses, a empresa lança estatísticas sobre os cartões existentes no mercado português e, pela primeira vez, premeia os melhores.

Motivado pelos resultados obtidos pela análise às tendências das últimas 25 mil simulações no seu simulador gratuito de cartões de crédito, e para poder apresentar aos utilizadores informações únicas sobre o mercado nacional, o ComparaJá.pt decidiu avançar com um estudo e “ir mais além, fazendo a análise mais completa e detalhada possível à totalidade da oferta destes produtos no nosso mercado, podendo desta forma apresentar dados que até agora não haviam sido apurados”, explica, ao Jornal Económico, Sérgio Pereira, diretor geral da plataforma gratuita de comparação financeira.

Entre as principais conclusões desta análise, feita a um total de 102 cartões de crédito existentes no mercado português, destaca-se o facto de apenas 25 isentarem os consumidores de custos associados à anuidade ou a comissões de utilização mínima. Metade destas opções, totalmente gratuitas, referem-se a cartões de fidelização de marcas, sendo os restantes disponibilizados por três financeiras – WiZink, Cofidis e Cetelem – e por oito bancos – ActivoBank, EuroBIC, Banco BiG, BPI, Banco CTT, Bankinter, Crédito Agrícola e Millennium BCP.

De salientar que 24 destes 25 cartões gratuitos têm a TAEG no limite máximo definido pelo Banco de Portugal (16,1% para o presente trimestre) e apenas 7 incluem algum tipo de seguro.

Por outro lado, apenas 25 dos 102 cartões isentam totalmente os consumidores do pagamento de qualquer taxa de gasolineira (cujo valor é de 0,50€), taxa cobrada quando se utiliza o cartão para pagar os abastecimentos de combustível. Neste campo, para além de três cartões de fidelização – Halcon Viagens, Cepsa, Vila Galé e Caetano Retail -, apenas três financeiras – WiZink, Unibanco e Cofidis – e quatro bancos – Banco BiG, Bankinter, Banco Best, Santander Totta – oferecem cartões que isentam os seus clientes destes encargos adicionais.

Segundo o responsável, no seguimento dessa mesma análise, e de acordo com as categorias existentes no comparador, o objetivo foi ainda distinguir as ofertas que, pela sua relação custo/benefício, se afirmavam como as mais vantajosas para diferentes tipos de perfis e necessidades, “ficando assim dado o mote para a primeira edição dos prémios que apelidamos de “Melhores Cartões de Crédito”.

Na expectativa de repetir esta iniciativa a cada ano, a empresa espera também que a mesma possa servir para as instituições financeiras apostarem no desenvolvimento de ofertas cada vez mais apelativas para os portugueses. “E atenção, este apelo à melhoria contínua das condições nos cartões de crédito é extensível às muitas marcas que dispõem de cartões co-branded em parcerias com instituições de crédito – a existência de muitos cartões de crédito de fidelização de marcas foi uma das grandes tendências apuradas pela extensa análise que fizemos”, conclui Sérgio Pereira.

Ao analisar o perfil os consumidores portugueses, foi possível concluir que procuram sobretudo cartões que incluam cashback, benefício que permite receber de volta parte do valor das compras realizadas. Por outro lado, são os solteiros sem dependentes quem mais procura este produto de crédito, sendo que as famílias com rendimentos mais baixos procuram maioritariamente cartões das categorias de “Cashback” e “Descontos”, enquanto as famílias com rendimentos mais elevados procuram sobretudo das categorias de “Milhas Aéreas” e “Premium”.

Particularmente sobre os 102 cartões estudados, importa reter que, por categoria, existem 12 com cashback ao dispor dos consumidores nacionais (a percentagem do valor das compras realizadas com o cartão que o consumidor recebe de volta varia entre 1% e 3%); 16 cartões com milhas aéreas no mercado (por cada euro gasto, os consumidores portugueses poderão receber entre 0,5 a 2 milhas); 15 cartões que incluem programas de pontos; e ainda existem 71 cartões que dão acesso a algum tipo de desconto, no entanto, apenas 43 permitem aceder a uma rede alargada de parceiros (mais de 50 parceiros) com descontos.

Importa ainda reter que mais de metade dos cartões de crédito permitem o fracionamento de compras (49 não dão esse benefício aos consumidores) e que continua a ser pouco comum a possibilidade de fazer pagamentos quer a crédito quer a débito (menos de 1/5 incluem esta função dual).

No que concerne a taxas médias nos pagamentos no estrangeiro (fora da UE), estas ascendem a 2,75% sobre o valor da operação. Os valores que os consumidores terão de suportar variam entre 0% (apenas o cartão da Cofidis o permite) e 3,35% (cartões do Novo Banco e Banco Best).

O estudo apurou ainda que o custo médio de um levantamento a crédito em Portugal é de 7,28 euros. Para um exemplo de levantamento de 100 euros no multibanco, os consumidores nacionais poderão pagar entre 0 euros (apenas o cartão da Cofidis o permite) e 8,25 euros (cartões da Caixa Geral de Depósitos).

Já o custo médio de transferência a crédito para conta à ordem é de 6,18 euros. Para um exemplo de transferência de 100 euros do cartão de crédito para a conta à ordem (crédito em linha), os consumidores nacionais poderão pagar entre 0 euros (apenas no cartão do ActivoBank e da Cofidis) e 9,50 euros (cartões do Crédito Agrícola).

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TESLA: LUCROS RECUARAM 55% ATÉ MARÇO PARA 1.058 MILHÕES

A Tesla registou 1.130 milhões de dólares (cerca de 1.058 milhões de euros) de lucro no primeiro trimestre, um recuo de 55% face ao mesmo período de 2023, foi anunciado.

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A Tesla registou 1.130 milhões de dólares (cerca de 1.058 milhões de euros) de lucro no primeiro trimestre, um recuo de 55% face ao mesmo período de 2023, foi anunciado.

Por sua vez, as receitas da fabricante automobilística ficaram em 21.300 milhões de dólares (19.946 milhões de euros), uma queda homóloga de 9%.

As vendas mundiais também apresentaram, no período em análise, uma quebra de 9%, justificada com o aumento da concorrência e a diminuição da procura por veículos elétricos.

Já as receitas exclusivamente provenientes da venda de automóveis cederam 13%, passando de 19.963 dólares para 17.378 dólares (16.273 euros), uma evolução justificada pela empresa com a baixa nos preços dos seus veículos nos Estados Unidos.

Num comunicado enviado aos investidores, a Tesla disse ainda que sofreu “numerosos problemas” devido ao conflito no Mar Vermelho e a um incêndio em uma das suas fábricas, em Berlim.

A fabricante defendeu ainda que a venda mundial de veículos elétricos está “sob pressão”, uma vez que está a ser dada prioridade aos veículos híbridos.

Apesar de não avançar datas, a empresa anunciou que vai acelerar o lançamento de novos modelos, que, inicialmente, estavam previstos para o segundo semestre de 2025.

A Tesla acredita ainda que o crescimento das vendas de veículos poderá ser “notavelmente menor” no corrente ano.

Os analistas consultados pena Associated Press (AP) acreditam que esta perda esperada levanta questões sobre a procura de Teslas e outros veículos elétricos.

Na semana passada, a Tesla anunciou uma diminuição de 10% entre os seus 140.000 funcionários.

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BENEFICIÁRIOS DE PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO SOBEM 9% EM MARÇO

O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

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O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

Em relação ao mês anterior, registou-se em março uma redução de 2.237 beneficiários, mas, face ao mesmo mês do ano anterior, verificou-se uma subida em 16.252 beneficiários, de acordo com a síntese do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

As prestações de desemprego são maioritariamente requeridas por mulheres, correspondendo a 110.657 beneficiárias (56,6% do total).

Tendo em conta apenas o subsídio de desemprego, o número de beneficiários totalizou 153.208, uma redução de 1% em cadeia, mas um aumento de 12,4% em comparação com o mês homólogo.

O valor médio mensal do subsídio de desemprego em março foi de 641 euros, correspondendo a uma subida homóloga de 4,2%.

No caso do subsídio social de desemprego inicial, esta prestação foi processada a 11.294 beneficiários, menos 6,1% do que em fevereiro e mais 13,5% face a março de 2023.

Já o subsídio social de desemprego subsequente abrangeu 22.197 beneficiários, uma diminuição de 0,8% em termos mensais e de 10,7% na comparação homóloga.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), publicados na sexta-feira, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616.

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