RÁDIO REGIONAL
BEBÉS COM MÉDICO DE FAMÍLIA
MAGAZINE

BEBÉS COM MÉDICO DE FAMÍLIA

Todas as crianças têm, a partir desta quinta-feira, médico de família logo após o seu nascimento, no âmbito do Projecto “Nascer Utente” que inscreve, ainda na maternidade, o nascituro na lista de utentes do médico de família dos pais. A medida, contemplada num despacho publicado em Diário da República no passado dia 19 de Agosto, deu os primeiros passos ainda no anterior governo, quando este publicou uma lei, segundo a qual “nenhuma criança fica privada de médico de família”.

Através do Projecto “Nascer Utente”, a criança é inscrita, assim que nasce, no Registo Nacional de Utente, sendo-lhe atribuído um número de utente, a constar do cartão do cidadão, e de médico de família. A partir desta quinta-feira, a inscrição das crianças no âmbito do Projecto “Nascer Utente” é efectuada de forma automática pela instituição com bloco de partos, na lista de utentes do médico de família da mãe ou do pai”.

Nas situações em que a mãe e o pai não se encontrem inscritos em nenhuma lista de utentes de um médico de família, a instituição com bloco de partos onde a criança nasce deve comunicar o nascimento ao coordenador da unidade funcional [Unidade de Saúde Familiar (USF) ou Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP)] mais próxima da residência da criança.

Este “deve proceder à inscrição da mesma na lista de utentes de um médico de família, preferencialmente de uma USF caso a mesma exista naquele Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), salvo se um dos pais declarar expressamente preferência pela UCSP, devendo ser dado conhecimento dessa inscrição ao presidente do conselho clínico e de saúde do respectivo ACES”, lê-se no despacho, publicado a 19 de Agosto.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

UNIVERSIDADE DE COIMBRA IDENTIFICA PROTEÍNA CONTRA CANCRO

Rádio Regional

ESTADO COMPARTICIPA FÁRMACOS CONTRA A OBESIDADE EM 15%

Rádio Regional

DOCENTES DE MEDICINA DEMITEM-SE COM CRÍTICAS À UTAD EM VILA REAL

Rádio Regional

INEM: COMISSÃO DE TRABALHADORES APONTA ILEGALIDADE EM DELIBERAÇÃO

Rádio Regional

ORDEM DOS MÉDICOS EXIGE REFORÇO DA REGULAÇÃO NA SAÚDE

Rádio Regional

DGS ALERTA PARA POEIRAS DO NORTE DE ÁFRICA EM PORTUGAL

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.