Connect with us

REGIÕES

BOMBEIROS QUESTIONAM MEIOS DE SEGURANÇA DO TÚNEL DO MARÃO

A Liga dos Bombeiros (LBP) questionou hoje sobre as viaturas, os equipamentos, a formação específica e os simulacros prometidos aos bombeiros para socorro no Túnel do Marão e que “ainda não foram concretizados”.

Datas:

em

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) questionou hoje sobre as viaturas, os equipamentos, a formação específica e os simulacros prometidos aos bombeiros para socorro no Túnel do Marão e que “ainda não foram concretizados”.

O Túnel do Marão, inserido na Autoestrada 4 (A4) entre Amarante e Vila Real, abriu a 06 de maio de 2016 e, desde essa altura, não foram cumpridas algumas reivindicações feitas pelos bombeiros responsáveis pela intervenção nesta infraestrutura.

Em comunicado, a LBP referiu que as conclusões do inquérito a um dos dois incêndios, ocorridos entretanto no interior do túnel, “reforçam precisamente essas necessidades operacionais” e, por isso, disse estar “determinada a continuar a exigir a adoção das medidas adequadas às situações”.

A liga, presidida por Jaime Mata Soares, especificou que um ano e meio após a abertura do túnel, as associações de bombeiros voluntários de Vila Real (Cruz Branca e Cruz Verde), de Vila Meã e Amarante não foram devidamente “equipadas e formadas para intervir especificamente naquela infraestrutura rodoviária”.

Antes da inauguração do túnel, os bombeiros, e a própria LBP, “evidenciaram sérias preocupações pela falta de resposta das Infraestruturas de Portugal (IP) relativamente ao fornecimento de meios e formação adequadas para a intervenção nas duas galerias paralelas de seis quilómetros cada que ligam Amarante a Vila Real na A4”.

Segundo a liga, desde 2014 que a IP fazia referência “a uma equipa de trabalho a tratar da segurança, que havia até trabalho desenvolvido com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a garantia de que antes da entrada ao serviço da autoestrada seriam realizados simulacros e ações de formação dos intervenientes no socorro”.

O que, de acordo com a LBP, “não veio a concretizar-se”.

No domingo, durante a sessão solene do aniversário dos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca de Vila Real, a direcção e o comando foram unânimes no alerta para a falta de resposta relativamente ao que havia sido prometido.

Na altura, a própria LBP e o presidente da Câmara Municipal de Vila Real retomaram o tema para solicitarem ao Governo uma intervenção neste domínio.

Também presente nesta cerimónia, o secretário de Estado da Proteção Civil anunciou já ter recebido as conclusões do inquérito ao incêndio num autocarro, que ocorreu em junho, dentro do túnel, documento que vai analisar e que ajudará a criar um plano de intervenção dentro da infraestrutura.

Dois meses depois, um carro ardeu dentro do túnel. Nos dois casos não se verificaram vítimas e a infraestrutura esteve fechada por diferentes períodos de tempo.

A Liga recuperou o ditado popular “depois de casa roubada trancas à porta” e sublinhou que, no que diz respeito “à prevenção e ao socorro a acidentes, é inadmissível que isso possa acontecer”.

Por isso, a LBP reforçou “a exigência para que os bombeiros, de uma vez por todas, possam ser devidamente equipados e preparados para intervir no Túnel do Marão”.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 5 horas

MARTA SOARES RECUSA-SE A RECEBER CANDIDATURA DE BRUNO DE CARVALHO

O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting (MAG), Jaime Marta Soares, recusou hoje receber formalmente a lista de...

INTERNACIONALPublicado há 6 horas

RIVAL DA JUVENTUS LANÇA PAPEL HIGIÉNICO COM A CARA DE RONALDO

Em Nápoles, terra do clube rival da Juventus, foi colocado à venda papel higiénico com a foto de Cristiano Ronaldo....

DESPORTOPublicado há 6 horas

PRÉ-ÉPOCA: BENFICA VENCE SWINDON POR 5-0

O Benfica venceu hoje por 5-0 o Swindon Town, que alinha no quarto escalão do futebol inglês, em jogo de...

REGIÕESPublicado há 6 horas

SALÁRIOS EM ATRASO NAS ESCOLAS DE SÃO JOÃO DA MADEIRA

Funcionárias das cantinas escolares de São João da Madeira revelaram hoje que a empresa que assegura refeições à EB1 e...

POLÍTICAPublicado há 6 horas

NOVA LEI: JÁ É POSSÍVEL “CASAR SEM HERDAR”

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, a lei que permite que duas pessoas se casem sem se tornarem...

ARTE & CULTURAPublicado há 6 horas

“OS MAIAS” PODERÁ DEIXAR DE SER DE LEITURA OBRIGATÓRIA NAS ESCOLAS

"Os Maias" vão deixar de ser leitura obrigatória no ensino secundário. Mas para além do romance de Eça de Queirós...

JUSTIÇAPublicado há 7 horas

TRIBUNAL COLOCA EM PRISÃO PREVENTIVA 39 SUSPEITOS DOS “HELLS ANGELS”

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou hoje prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação...

SOCIEDADEPublicado há 10 horas

UM MILHÃO DE REFEIÇÕES PARA ESCOLAS FORAM “DESPERDIÇADAS”

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual...

INTERNACIONALPublicado há 11 horas

NELSON MANDELA COMPLETAVA HOJE 100 ANOS

O mundo assinala durante este ano o legado de um dos principais líderes mundiais.

INTERNACIONALPublicado há 11 horas

JOVENS TAILANDESES FINALMENTE FALARAM: “FOI UM MILAGRE”

Os rapazes pertencentes a uma equipa de futebol que, juntamente com o seu treinador, ficaram presos mais de duas semanas...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
SERVICOS PRO

AS MAIS LIDAS