Connect with us

REGIÕES

BRAGANÇA: RIO DE ONOR PREPARA-SE PARA O “FESTIVAL D’ONOR”

A aldeia de Rio de Onor, em Bragança, prepara-se para receber “entre sete a oito mil visitantes” no festival que junta tradição e modernidade, de 20 a 22 de julho, naquela que está entre as “maravilhas” de Portugal.

Datas:

em

A aldeia de Rio de Onor, em Bragança, prepara-se para receber “entre sete a oito mil visitantes” no festival que junta tradição e modernidade, de 20 a 22 de julho, naquela que está entre as “maravilhas” de Portugal.

A inclusão nas “Sete Maravilhas de Portugal” é um chamativo para o Festival de D´Onor, como vincou hoje a organização, na apresentação do evento feita ao ar livre na aldeia conhecida pela comunitarismo e por partilhar o quotidiano com o povo vizinho espanhol Rihonor de Castilla, que a fronteira nunca separou.

Pelo segundo ano consecutivo, a associação juvenil Montes de Festas organiza o festival que na primeira edição juntou “cinco mil visitantes” e espera receber, entre 20 e 22 de julho, “sete a oito mil”, como indicou hoje David Vaz, da organização, que conta com o apoio da União de Freguesias Aveleda/Rio de Onor e da Câmara de Bragança, e parcerias com outras organizações, nomeadamente espanholas.

O festival tem um programa com convívio entre gerações, música, gastronomia, atividades desportivas e lúdicas e contacto com as tradições da aldeia, entre elas uma ronda pelas adegas das casas dos habitantes.

O evento é apresentado como “transfronteiriço” com entrada gratuita e preços “acessíveis” para acampar e degustar a gastronomia regional.

É tudo feito em parceria com a população, como frisou David Vaz, da associação para dinamizar o meio rural.

Vai haver pão a sair do forno comunitário diretamente para os visitantes, almoço e jantar comunitários, passeio pedestre, passeio de automóveis clássicos e desportivos e concertos com diversas sonoridades, e um DJ, o Gaiteirinho, a misturar as batidas modernas com a gaita-de-foles, típica desta aldeia.

Era ao som da gaita-de-foles que antigamente se faziam os bailes nos terreiros e currais, que a organização do festival vai reproduzir nesta edição em que, à semelhança do que aconteceu no primeiro ano, são esperados festivaleiros da região e de outras zonas do país, nomeadamente do Porto e Braga.

A Câmara Municipal de Bragança apoia o festival, como disse o vereador Miguel Abrunhosa, financeiramente com 2.500 euros e também na logística.

O município elaborou um plano de segurança com a criação de um espaço para estacionamento de viaturas, depois de “alguns constrangimentos” na primeira edição.

O festival homenageia mais uma vez o gaiteiro Juan Prieto Ximeno, dando a conhecer a importância deste nome que é uma referência na zona da lombada, em Bragança, e “procurando perpetuar o seu legado e trabalho musical.

Vários músicos e grupos de gaiteiros de Portugal e de Espanha vão atuar no festival com inspirados no trabalho de Ximeno.

A animação musical conta com nomes como Yvette Band, Tejedor, Zingarus, e DJ.

O evento abre com a apresentação do livro “Cancioneiro da Gaita-de-Foles” e reserva ainda outras atividades como canoagem no rio que atravessa e dá nome à aldeia ou voos de balão de ar quente.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 15 horas

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DESILUDIDOS COM O GOVERNO

Os sindicatos da função pública ficaram hoje desiludidos pela falta de uma proposta concreta do Governo para a revisão das...

SOCIEDADEPublicado há 16 horas

PROFESSORES: “SEM AVALIAÇÕES NÃO HÁ FÉRIAS”

O Ministério da Educação enviou hoje orientações às escolas para que concluam as avaliações finais dos alunos "impreterivelmente até 26...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 18 horas

FMI AVISA PORTUGAL: “ESTÃO NA DIRECÇÃO ERRADA”

O Orçamento de Portugal “vai na direcção errada”, alerta o Fundo Monetário Internacional (FMI) no relatório sobre a Zona Euro,...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 18 horas

ESTADO, EMPRESAS E FAMÍLIAS BATEM RECORDE … DE DÍVIDAS

O endividamento total da economia portuguesa atingiu um novo recorde em maio, com a soma do que devem Estado, famílias...

LOUCURASPublicado há 23 horas

EMPREGO: SALÁRIO DE 1000 EUROS PARA … DORMIR

Um salário de 1000 euros ao fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego...

CIÊNCIA & TECNOLOGIAPublicado há 23 horas

O EXERCÍCIO FÍSICO PREVINE DOENÇAS NO FÍGADO

A prática de exercício físico ajuda a prevenir e a tratar a Síndrome de Fígado Gordo Não-Alcoólico (FiGNA), disse hoje...

REGIÕESPublicado há 23 horas

FARO: CONCENTRAÇÃO JÁ REÚNE 10 MIL MOTOS

Cerca de 10 mil motociclistas tinham entrado até às 17:00 de hoje no recinto do Vale das Almas, no segundo...

SOCIEDADEPublicado há 23 horas

MARCELO ” OS PORTUGUESES NÃO PODEM FICAR COM DÚVIDAS”

O Presidente da República afirmou hoje que os portugueses não podem ficar com dúvidas de que o seu contributo para...

CIÊNCIA & TECNOLOGIAPublicado há 23 horas

WHATSAPP VAI IMPEDIR O REENVIO DE “FAKE NEWS”

A empresa anunciou num post que está a limitar a capacidade de os utilizadores reenviarem mensagens para grupos de pessoas....

REGIÕESPublicado há 23 horas

ROULOTES PROIBIDAS DE VENDER ÁLCOOL EM LISBOA E ALBUFEIRA

O Govenno anunciou hoje que está a articular com as câmaras de Lisboa e Albufeira a proibição de vendas alcoólicas...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
SERVICOS PRO

AS MAIS LIDAS