Connect with us

REGIÕES

BRAGANÇA: RIO DE ONOR PREPARA-SE PARA O “FESTIVAL D’ONOR”

A aldeia de Rio de Onor, em Bragança, prepara-se para receber “entre sete a oito mil visitantes” no festival que junta tradição e modernidade, de 20 a 22 de julho, naquela que está entre as “maravilhas” de Portugal.

Datas:

em

A aldeia de Rio de Onor, em Bragança, prepara-se para receber “entre sete a oito mil visitantes” no festival que junta tradição e modernidade, de 20 a 22 de julho, naquela que está entre as “maravilhas” de Portugal.

A inclusão nas “Sete Maravilhas de Portugal” é um chamativo para o Festival de D´Onor, como vincou hoje a organização, na apresentação do evento feita ao ar livre na aldeia conhecida pela comunitarismo e por partilhar o quotidiano com o povo vizinho espanhol Rihonor de Castilla, que a fronteira nunca separou.

Pelo segundo ano consecutivo, a associação juvenil Montes de Festas organiza o festival que na primeira edição juntou “cinco mil visitantes” e espera receber, entre 20 e 22 de julho, “sete a oito mil”, como indicou hoje David Vaz, da organização, que conta com o apoio da União de Freguesias Aveleda/Rio de Onor e da Câmara de Bragança, e parcerias com outras organizações, nomeadamente espanholas.

O festival tem um programa com convívio entre gerações, música, gastronomia, atividades desportivas e lúdicas e contacto com as tradições da aldeia, entre elas uma ronda pelas adegas das casas dos habitantes.

O evento é apresentado como “transfronteiriço” com entrada gratuita e preços “acessíveis” para acampar e degustar a gastronomia regional.

É tudo feito em parceria com a população, como frisou David Vaz, da associação para dinamizar o meio rural.

Vai haver pão a sair do forno comunitário diretamente para os visitantes, almoço e jantar comunitários, passeio pedestre, passeio de automóveis clássicos e desportivos e concertos com diversas sonoridades, e um DJ, o Gaiteirinho, a misturar as batidas modernas com a gaita-de-foles, típica desta aldeia.

Era ao som da gaita-de-foles que antigamente se faziam os bailes nos terreiros e currais, que a organização do festival vai reproduzir nesta edição em que, à semelhança do que aconteceu no primeiro ano, são esperados festivaleiros da região e de outras zonas do país, nomeadamente do Porto e Braga.

A Câmara Municipal de Bragança apoia o festival, como disse o vereador Miguel Abrunhosa, financeiramente com 2.500 euros e também na logística.

O município elaborou um plano de segurança com a criação de um espaço para estacionamento de viaturas, depois de “alguns constrangimentos” na primeira edição.

O festival homenageia mais uma vez o gaiteiro Juan Prieto Ximeno, dando a conhecer a importância deste nome que é uma referência na zona da lombada, em Bragança, e “procurando perpetuar o seu legado e trabalho musical.

Vários músicos e grupos de gaiteiros de Portugal e de Espanha vão atuar no festival com inspirados no trabalho de Ximeno.

A animação musical conta com nomes como Yvette Band, Tejedor, Zingarus, e DJ.

O evento abre com a apresentação do livro “Cancioneiro da Gaita-de-Foles” e reserva ainda outras atividades como canoagem no rio que atravessa e dá nome à aldeia ou voos de balão de ar quente.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

JUSTIÇAPublicado há 15 horas

BRUNO DE CARVALHO ESTÁ A SER OUVIDO NO TRIBUNAL DO BARREIRO

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho já começou hoje a ser interrogado pelo juiz Carlos Delca, no âmbito da...

JUSTIÇAPublicado há 16 horas

GREVE ATRASA INTERROGATÓRIO A BRUNO DE CARVALHO

O interrogatório ao ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho, no Tribunal do Barreiro, poderá prolongar-se para além de hoje devido...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 16 horas

PORTAGENS VÃO FICAR MAIS CARAS EM 2019

Os preços das portagens nas autoestradas vão aumentar 0,88% em janeiro de 2019, tendo em conta a taxa de inflação...

INTERNACIONALPublicado há 1 dia

FRANÇA QUER REGULAÇÃO INTERNACIONAL DA INTERNET

O governo francês tentou hoje relançar as negociações globais para um código internacional de conduta na Internet, com um manifesto...

REGIÕESPublicado há 2 dias

PRODUÇÃO DA MAÇÃ DE ALCOBAÇA CAIU 30% DEVIDO À METEOROLOGIA

A maçã de Alcobaça registou este ano uma quebra de 30% na produção, devido às elevadas temperaturas que reduziram a...

REGIÕESPublicado há 2 dias

POLÍCIA DETEVE UM GANG QUE ROUBAVA RODAS DE AUTOMÓVEIS

A PSP deteve três homens suspeitos de pertencer a um grupo que se dedicava ao furto de rodas de viaturas...

DESPORTOPublicado há 2 dias

MARCELO CONDECOROU A SELECÇÃO CAMPEÃ EUROPEIA SUB-19

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu e condecorou hoje, no Palácio de Belém, em Lisboa, a seleção...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

JUSTIÇA: OLIVEIRA E COSTA “BRINCOU” COM O DINHEIRO DOS CIDADÃOS

O tribunal que hoje condenou a prisão sete arguidos no caso BPN, entre os quais o ex-presidente do banco Oliveira...

DESPORTOPublicado há 2 dias

SPORTING VENCE CHAVES E “INSTALA-SE” NO SEGUNDO LUGAR (vídeo)

O Sporting subiu hoje ao segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Desportivo de...

DESPORTOPublicado há 2 dias

BENFICA VENCE EM TONDELA APÓS “ONDA DE DERROTAS” (vídeo)

O Benfica regressou hoje aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, após duas derrotas consecutivas, ao triunfar em casa...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT

AS MAIS LIDAS