Connect with us

MOTORES

CARROS SERÃO “SMARTCARS”

os automóveis do futuro (não tão distante) serão “smartphones sobre rodas”, quem o diz é a BOSH. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Datas:

em

carros-serao-smartphones-rodas

O habitáculo do futuro criado pela Bosch é um verdadeiro escritório de alta tecnologia. A ideia é aproveitar as 100 horas que anualmente passamos dentro dos nossos veículos.

A condução autónoma parece que está aí à porta e, por isso, há que imaginar novas formas de os utilizadores aproveitarem o tempo que passam, já não ao volante, mas pelo menos a bordo dos veículos nas suas deslocações. Segundo Werner Struth, membro da administração da Bosch, esta é uma tecnologia que, já a partir de 2025, poderá permitir poupar a cada condutor, em média, uma centena de horas ao volante. Tempo que pode (e deve) ser aproveitado para o desempenhar outras tarefas.

Com este conceito em mente, a Bosch desenvolveu aquilo que, na sua perspectiva, será o habitáculo do futuro. Ou, mais concretamente, a “terceira casa” do utilizador, depois da habitação propriamente dita e do escritório. Um espaço em que todos os seus equipamentos digitais estão permanentemente ligados em rede, e que actua também como seu assistente pessoal.

No fundo, este futuro cockpit assemelha-se mais a um gabinete recheado de tecnologia do que a um habitáculo de um automóvel como hoje o conhecemos. Revestido a madeira, dispõe de câmaras com software de reconhecimento facial que, uma vez identificado o utilizador, automaticamente ajustam o volante, os espelhos, a temperatura interior e até a estação de rádios às suas preferências. Sendo que, por contar com diversos ecrãs, durante a condução autónoma pode mesmo funcionar como espaço para videoconferências, ou até como sala de cinema.

Mas a Bosch vai mais longe, e antecipa que os sistemas de bordo do veículo venham a estar ligados, via Cloud, aos da habitação do proprietário, ou mesmo a serviços disponibilizados pelas cidades inteligentes do futuro. O que abre um novo mundo de possibilidades. Exemplo disso, a funcionalidade que visa, através da monitorização do espaço envolvente e da partilha dos dados recolhidos em rede, a criação, em tempo real, de um mapa com os lugares de estacionamento numa determinada zona (algo que a Bosch pretende testar já este ano).

Ao mesmo tempo, este cockpit recorre a um sistema de reconhecimento de voz apto a dar resposta um número muito mais significativo de palavras e frases do que os sistemas hoje presentes no mercado, permitindo ao utilizador comandar diversas funções através de uma fala mais natural. E é assim que, mais uma vez fazendo uso da tal ligação via Cloud, quem segue a bordo pode solicitar ao veículo que feche as janelas de casa, ou exiba uma determinada receita para o jantar desse dia.

Para a Bosch, com o evoluir da tecnologia, nomeadamente da Internet de Todas as Coisas e das soluções de conectividade, o automóvel do futuro tenderá a ser como um “smartphone sobre rodas”, que se pode personalizar quase em absoluto, e através do qual se pode comandar outros dispositivos que lhe estejam conectados. E que promete trazer importantes benefícios também em termos de segurança: a comunicação automóvel-automóvel e automóvel-bicicleta, presente neste futurista habitáculo, reduzirá substancialmente a probabilidade de um impacto entre veículos.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.


INSTALA APLICAÇÃO DA RÁDIO REGIONAL

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MÚSICA & CINEMAPublicado há 12 horas

MORREU O “SUPER DJ” AVICCI

O DJ e produtor sueco Avicii morreu hoje, aos 28 anos, na capital de Omã, Mascate, avançaram vários meios de...

REGIÕESPublicado há 13 horas

PILOTO APONTA “FALHAS” AO AEROPORTO DA MADEIRA

O piloto de aviação comercial André Sales Caldeira disse hoje na Assembleia Legislativa que o aeroporto da Madeira tem "lacunas"...

JUSTIÇAPublicado há 15 horas

ABUSADOR DE MENORES CONDENADO A PENA SUSPENSA

O tribunal de Viana do Castelo condenou hoje um explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo...

POLÍTICAPublicado há 18 horas

RUI RIO DENUNCIA MAIS FALHAS GRAVES DO HOSPITAL SÃO JOÃO (PORTO)

O líder do PSD criticou hoje a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a...

DESPORTOPublicado há 18 horas

FC PORTO ELIMINADO DA UEFA YOUTH LEAGUE

O FC Porto foi hoje eliminado nas meias-finais da UEFA Youth League de futebol, ao perder com o Chelsea no...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 19 horas

ACTIVIDADE ECONÓMICA E CONSUMO CAÍRAM EM MARÇO

Os indicadores coincidentes para a actividade económica e para o consumo privado voltaram a diminuir em março, divulgou hoje o...

SOCIEDADEPublicado há 19 horas

ESPECIALISTA EM INCÊNDIOS “AVISA” PORTUGAL E ARRASA O COMBATE AOS INCÊNDIOS

Autor de relatório sobre fogos em Portugal acusa os bombeiros de não saberem apagar fogos ou fazer rescaldo em condições.

DESPORTOPublicado há 20 horas

RALI DE PORTUGAL NO PORTO ENTRE A BAIXA E A SÉ

A classificativa do rali de Portugal no Porto, em maio, tem um novo traçado, em plena Baixa, começando na Sé...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 20 horas

ANTÓNIO COSTA CRÍTICA A IDEIA DE “LICENCIADOS A MAIS”

O primeiro-ministro afirmou hoje que a educação e ciência têm de ser apostas estratégicas persistentes das políticas públicas e considerou...

REGIÕESPublicado há 22 horas

METRO DO PORTO PODERÁ ENCERRAR SE A GREVE NA EMEF CONTINUAR

A Metro do Porto admitiu hoje encerrar algumas linhas caso a greve dos trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

FUTEBOL EM DIRETO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS