RÁDIO REGIONAL
salt likit
INTERNACIONAL

CATALUNHA DECLAROU A INDEPENDÊNCIA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O Parlamento catalão acaba de declarar a independência unilateral de Espanha.

Numa sessão do parlamento regional realizada esta sexta-feira, os deputados do Junts pel Si, CUP e do Catalunya Si Que Es Pot ficaram sozinhos no hemiciclo para proceder à votação secreta, uma vez que todos os deputados do PP, do PSOE e do Ciudadanos abandonaram o edifício em protesto contra o processo, alguns deixando para trás bandeiras de Espanha.

A votação realiza-se numa altura em que Madrid discute a invocação do artigo 155.º da Constituição, que prevê a suspensão da autonomia, neste caso da Catalunha. Esta sexta-feira Mariano Rajoy pediu ao Senado autorização para destituir o Governo regional da Catalunha. Madrid rejeita totalmente o processo de independência, considerando-o ilegal e inconstitucional. A própria equipa jurídica do parlamento regional tinha avisado que o voto seria considerado ilegal e o presidente do parlamento recordou os deputados desse facto. Todos os que participaram na votação correm agora o risco de terem de responder perante a justiça espanhola.

“Não vai ser fácil, não vai ser de borla e não vai mudar tudo num só dia”, avisou Marta Rovira, do partido Junts pel Si, “mas não há alternativa a um processo rumo a uma República Catalã”, afirmou.

Apesar do abandono do parlamento regional por parte dos partidos contra a independência, 10 deputados regionais – os do Catalunya Si Que Es Pot – votaram contra a medida. Um total de 70 deputados votaram a favor e dois votos em branco.

O resultado foi recebido com festejos por populares pró-independência que se tinham concentrado no exterior do parlamento.

Meros minutos após a votação Mariano Rajoy publicou uma mensagem no Twitter, apelando à calma. “Apelo à tranquilidade de todos os espanhóis. O Estado de Direito restaurará a legalidade na Catalunha”.

A Comissão Europeia recusou pronunciar-se sobre este desenvolvimento, alegando tratar-se de uma assunto interno de Espanha.

Nenhum país europeu, nem qualquer instituição europeia, tem reconhecido ou apoiado as pretensões independentistas da Catalunha.

VEJA AINDA:

LEGISLATIVAS: UM TOTAL DE 285.848 ELEITORES VOTARAM DOMINGO ANTECIPADAMENTE

Lusa

LISBOA: CARLOS MOEDAS FAZ BALANÇO POSITIVO DOS PRIMEIROS 100 DIAS NA PRESIDÊNCIA

Lusa

LEGISLATIVAS: COSTA DIZ QUE ESTRATÉGICA ECONÓMICA DO PSD ‘ASSENTA NUMA FALÁCIA’

Lusa

LEGISLATIVAS 2022: DEBATE ANTÓNIO COSTA (PS) E RUI RIO (PSD) – VEJA AQUI

Lusa

LEGISLATIVAS: COSTA DIZ QUE PSD QUER PÔR PODER POLÍTICO A CONTROLAR JUSTIÇA, RIO ACUSA-O DE POPULISMO

Rádio Regional

LEGISLATIVAS: RIO DIZ QUE COSTA AGITOU ‘DOIS PAPÕES’ PARA ASSUSTAR PORTUGUESES

Lusa
Yatak Odası Takımı Run 3 free games unblocked

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout Elektronik Sigara cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit
free hacks