RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS INVERTE TRAJETÓRIA E RECUA 4% DE AGOSTO PARA SETEMBRO – ERSE

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O consumo de combustíveis em Portugal aumentou 8,9% em setembro, face ao mesmo mês de 2020, mas recuou 4,1% face a agosto, invertendo a trajetória ascendente iniciada em fevereiro, divulgou hoje ERSE.

“O consumo de combustíveis derivados do petróleo, considerando a gasolina, o gasóleo, o ‘jet’ [combustível para aviões] e o GPL [gás de petróleo liquefeito], diminuiu face a agosto, invertendo a trajetória iniciada em fevereiro”, indica a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) no boletim do Mercado dos Combustíveis e GPL referente a setembro de 2021.

No mês em análise, os consumos globais diminuíram 27,19 quilotoneladas (kton) face a agosto, o que representa uma redução de 4,1%.

De acordo com a ERSE, a diminuição do consumo de combustíveis derivados de petróleo em setembro ocorreu na gasolina, no ‘jet’ e no gasóleo, que registaram reduções de 11,91 kton, de 5,01 kton e 10,67 kton, respetivamente, face a agosto de 2021, o equivalente a variações de 11,6%, 5,0% e 2,5%.

“Em contraciclo, o consumo de GPL aumentou 0,41 kton em setembro, representando uma variação de 1,3% em relação ao mês anterior”, nota o regulador.

Comparando o consumo em setembro de 2021 com o mês homólogo de 2020, verifica-se que foi 8,9% superior (51,2 kton), com aumentos no consumo de ‘jet’ (67,1%), de gasolina (5,8%), de GPL (2,2%) e de gasóleo (1,8%).

“Ainda assim, o consumo verificado em setembro foi 6,2% (41,9 kton) inferior ao período homólogo de 2019 [pré-pandemia], essencialmente devido ao menor consumo de ‘jet’ (65,14 kton)”, acrescenta.

A ERSE aponta ainda que, em setembro, o Preço de Venda ao Público (PVP) médio do gasóleo “acompanhou a cotação do mercado internacional, registando uma subida de 1,1% face ao mês anterior”, para 1,514 euros por litro.

Por outro lado, o PVP médio da gasolina manteve-se inalterado face ao mês anterior, nos 1,717 euros por litro.

Na gasolina, “a componente do PVP de maior expressão corresponde a impostos, que representou em setembro aproximadamente 57,6% do total da fatura, seguido da cotação e frete (27,6%)”.

Já os custos de operação e margem de comercialização, a incorporação de biocombustíveis, a logística e a constituição de reservas estratégicas “representam, em conjunto, cerca de 14,8% do PVP médio da gasolina simples 95”.

Também no gasóleo, refere a ERSE, “a maior fatia do PVP paga pelo consumidor corresponde à componente de impostos (52,6%), seguida do valor da cotação internacional e frete (30,2%)”.

Quanto aos custos de operação e margem de comercialização, incorporação de biocombustíveis, logística e constituição de reservas estratégicas, “representam, em conjunto, cerca de 17,2% do PVP médio do gasóleo simples”.

Segundo o regulador, os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento ‘low cost’.

Braga, Castelo Branco e Santarém registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos, enquanto Bragança, Faro e Lisboa apresentaram os preços mais altos.

VEJA AINDA:

MAIS DE 100.000 TRABALHADORES DA FUNÇÃO PÚBLICA COM SALÁRIO MÍNIMO A PARTIR DE JANEIRO

Lusa

CRISE/ENERGIA: CONSUMO DE ELETRICIDADE AUMENTA 4% EM NOVEMBRO DEVIDO AO FRIO

Lusa

SETOR DA SARDINHA QUER PESCAR ‘UM BOCADINHO MAIS’ DURANTE MAIS TEMPO EM 2022

Lusa

VENDAS DE VESTUÁRIO EM PORTUGAL E ESPANHA SOBEM 26% FACE A 2020 MAS CAEM 23% FACE A 2019

Lusa

MAIS DE UM TERÇO PREFERE COMPRAR MEDICAMENTOS SUJEITOS A RECEITA DE MARCA DO QUE GENÉRICOS

Lusa

VENDAS DOS CENTROS COMERCIAIS EQUIPARAM NÍVEIS PRÉ-PANDEMIA

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme