Connect with us

MAGAZINE

COMO CONTROLAR O STRESS ? DICAS ÚTEIS QUE DEVE SABER …

O stress é a causa e a consequência das mais variadas complicações de saúde e também sociais. Mas existem formas simples de o controlar. Aprenda a lidar com o stress.

Data:

em

Stress, stress e mais stress. Acordamos stressados, andamos numa correria tal todas as manhãs, chegamos stressados ao trabalho e agravamos ainda mais a situação ao longo do dia. O trânsito de regresso a casa deixa-nos com o cabelo em franja, as tarefas domésticas multiplicam-se e o stress apodera-se ao ponto de não deixar dormir toda a noite. Stress, stress e mais stress.

Quem não é refém do stress? Possivelmente ninguém, mas existem formas simples de lidar com este sentimento, que é tanto causa como consequência dos mais variados problemas sociais e de saúde.

As pessoas bem-sucedidas são quem melhor lida com esta condição, pelo menos, são bem-sucedidas ao fazê-lo (e, por isso, são bem-sucedidas em todo o resto). Segundo o site Inc., são estes os seus segredos:

1. Lembrar quem nem tudo é sobre o trabalho. Arranjar um balanço entre a vida pessoal e profissional é a melhor forma de não levar o stress do trabalho para casa.

2. Ser social (mesmo quando não se quer). Estar stressado e refugiar-se em casa sempre que tal acontece não é uma solução. Segundo a psicóloga Heidi Reeder, “a primeira coisa a fazer quando estamos ocupados ou sob stress é passar algum tempo com bons amigos”.

3. Ter uma técnica de concentração. Contra o stress, marchar, marchar. Mas, como fazê-lo. Com a máxima concentração, diz o site.

4. Usar os sentidos. Outra forma de combater o stress é recorrer aos sentidos: audição (música), palato (doce), tacto (bola anti-stress), olfacto (relva molhada) e visão (vídeos de gato).

5. Ser grato. Uma pessoa que é grata pelo que tem e que faz questão de o escrever recorrentemente tem menores níveis de stress, indica o Inc.

6.Pensar que o pior cenário pode ser apenas imaginação. Embora seja bom pensar em todas as situações e possíveis cenários, é importante não concentrar todas as atenções apenas na pior hipótese possível.

AS MAIS LIDAS