Connect with us

MAGAZINE

DINHEIRO DEBAIXO DO COLCHÃO

As aplicações bancárias de depósito que existem na maioria dos bancos que actuam em Portugal não compensam, pelo contrário, podem até significar a perda de dinheiro. Mais vale guardá-lo no colchão, diz a DECO.

Datas:

em

As aplicações bancárias de depósito que existem na maioria dos bancos que actuam em Portugal não compensam, pelo contrário, podem até significar a perda de dinheiro. Mais vale guardá-lo no colchão, diz a DECO.

“Em 10 bancos, abrir uma conta especificamente para aplicar 2.500 euros a um ano significa perder dinheiro, pois cobram mais em comissões de manutenção da conta do que os juros que vai receber”, conclui a DECO, após uma análise feita a 20 bancos que actuam em Portugal.

Neste estudo de mercado para a revista Proteste Investe, a associação de defesa do consumidor  constatou que aplicar dinheiro nos bancos em Portugal “significa perder dinheiro” e que, em 10 dos casos analisados, mais vale deixá-lo “debaixo do colchão”.

A Associação de Defesa do Consumidor constata que os bancos oferecem, para aplicações da ordem dos 2500 euros, juros entre os 1,8 e os 36 euros, enquanto cobram comissões de manutenção de conta que “podem chegar aos 83,2 euros”.

Feitas as contas, esta poupança de 2.500 euros, e tendo em conta o rendimento médio dos depósitos que anda na ordem dos 0,3% anuais, renderia “uns estonteantes 7,5 euros”, ao fim do ano, conforme evidencia a DECO.

Isto é, “menos do que precisaria de receber para fazer face à inflação prevista em 2016 (1,2%) e cerca de 5 a 11 vezes menos do que paga ao próprio banco para este guardar o seu dinheiro e usá-lo em benefício próprio, para se autofinanciar”, conclui a Associação.

A DECO realça a “urgência na aprovação de legislaç1ão que proíba as comissões de manutenção, ou que, em alternativa, as permita, mas apenas na medida em que correspondam a encargos pelos serviços adicionais efectivamente prestados ao consumidor”.

A Associação nota ainda que os bancos que actuam online não cobram comissões, “o que os torna mais atractivos para aplicar as pequenas poupanças, mas o rendimento fica abaixo da inflação”.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI

INSTALA APLICAÇÃO DA RÁDIO REGIONAL

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MÚSICA & CINEMAPublicado há 12 horas

MORREU O “SUPER DJ” AVICCI

O DJ e produtor sueco Avicii morreu hoje, aos 28 anos, na capital de Omã, Mascate, avançaram vários meios de...

REGIÕESPublicado há 13 horas

PILOTO APONTA “FALHAS” AO AEROPORTO DA MADEIRA

O piloto de aviação comercial André Sales Caldeira disse hoje na Assembleia Legislativa que o aeroporto da Madeira tem "lacunas"...

JUSTIÇAPublicado há 15 horas

ABUSADOR DE MENORES CONDENADO A PENA SUSPENSA

O tribunal de Viana do Castelo condenou hoje um explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo...

POLÍTICAPublicado há 18 horas

RUI RIO DENUNCIA MAIS FALHAS GRAVES DO HOSPITAL SÃO JOÃO (PORTO)

O líder do PSD criticou hoje a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a...

DESPORTOPublicado há 18 horas

FC PORTO ELIMINADO DA UEFA YOUTH LEAGUE

O FC Porto foi hoje eliminado nas meias-finais da UEFA Youth League de futebol, ao perder com o Chelsea no...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 19 horas

ACTIVIDADE ECONÓMICA E CONSUMO CAÍRAM EM MARÇO

Os indicadores coincidentes para a actividade económica e para o consumo privado voltaram a diminuir em março, divulgou hoje o...

SOCIEDADEPublicado há 19 horas

ESPECIALISTA EM INCÊNDIOS “AVISA” PORTUGAL E ARRASA O COMBATE AOS INCÊNDIOS

Autor de relatório sobre fogos em Portugal acusa os bombeiros de não saberem apagar fogos ou fazer rescaldo em condições.

DESPORTOPublicado há 20 horas

RALI DE PORTUGAL NO PORTO ENTRE A BAIXA E A SÉ

A classificativa do rali de Portugal no Porto, em maio, tem um novo traçado, em plena Baixa, começando na Sé...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 20 horas

ANTÓNIO COSTA CRÍTICA A IDEIA DE “LICENCIADOS A MAIS”

O primeiro-ministro afirmou hoje que a educação e ciência têm de ser apostas estratégicas persistentes das políticas públicas e considerou...

REGIÕESPublicado há 22 horas

METRO DO PORTO PODERÁ ENCERRAR SE A GREVE NA EMEF CONTINUAR

A Metro do Porto admitiu hoje encerrar algumas linhas caso a greve dos trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

FUTEBOL EM DIRETO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS