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ECONOMIA & FINANÇAS

EASYJET DÁ NEGA À OPÇÃO “MONTIJO”

A companhia low cost não vê, por agora, vantagens em mudar-se para o Montijo. O responsável português, José Lopes, lembra que ainda não estão definidos custos na margem Sul do Tejo.

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EASYJET ATERRA DE EMERGÊNCIA

A companhia low cost não vê, por agora, vantagens em mudar-se para o Montijo. O responsável português, José Lopes, lembra que ainda não estão definidos custos na margem Sul do Tejo.

A Easyjet descarta transferir a sua operação para o Montijo, aquando da abertura da pista complementar à Portela em 2021.

“O ADN da Easyjet é operar aeroportos principais”, sintetizou o responsável da Easyjet em Portugal, José Lopes, esta quinta-feira, 23 de Março, num encontro com jornalistas.

Para a companhia “low cost”, o Montijo é uma “oportunidade” para a abertura de ‘slots’ [espaço] na Portela, permitindo o seu crescimento.

“Vemos o Montijo como uma oportunidade para que o tráfego em Lisboa continue a crescer”, afirmou.
José Lopes conta que tem sentido “restrições muito fortes” no actual aeroporto de Lisboa e perspectiva que até 2020 existirão “anos difíceis de crescimento”.

Questionado sobre a intenção em mudar para o Montijo caso as taxas aeroportuárias sejam mais baixas, o responsável lembrou que “ninguém sabe qual vai ser o custo de operação” na nova pista.

Contudo, o porta-voz diz esperar que se “mantenha o mesmo paradigma” aplicado na Portela, onde estas contribuições aumentaram em função do tráfego gerado, não existindo uma relação custo-benefício.

Ao contrário da Easyjet, outras companhias “low cost” já mostraram disponibilidade para passar a voar para a margem sul do Tejo. É o caso da Ryanair e da Transavia, que admitem fazê-lo se existirem taxas mais baixas bem como uma rede de transportes apurada.

No próximo Inverno, a Easyjet – que é a terceira maior companhia a operar em Portugal – vai reforçar a operação em Lisboa nas rotas de Bordéus, Londres Luton, Lyon e Zurique, aproximando-se dos 300 voos por semana no Aeroporto Humberto Delgado. Todavia, deixa cair a sua única ligação aos Açores.

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PROIBIÇÃO DE CARROS NOVOS A GASÓLEO E GASOLINA AMEAÇA SOBERANIA DA UE

O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

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O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

Num relatório divulgado esta segunda-feira, o Tribunal de Contas Europeu (TCE) destaca um possível choque entre o Pacto Ecológico Europeu e “a soberania industrial” da União Europeia (UE) com a aposta em veículos elétricos.

O TCE constatou que, apesar do grande apoio público, as baterias fabricadas na UE “continuam a custar muito mais do que o previsto”, o que afeta a competitividade dos automóveis elétricos europeus em relação a outros produtores mundiais, podendo também “levar a que os carros elétricos europeus não estejam ao alcance de uma grande parte da população”.

Menos de 10% do fabrico mundial de baterias está sediado na Europa, destaca o texto, sendo a grande maioria produzida na China.

O setor das baterias da UE depende das importações de recursos de países de fora, com os quais o bloco não tem os devidos acordos comerciais: 87% do lítio em bruto provém da Austrália, 80% do manganês da África do Sul e do Gabão, 68% do cobalto da República Democrática do Congo e e 40% da grafite da China, refere a instituição.

O TCE alerta ainda que as infraestruturas de carregamento de veículos ainda levantam muitos obstáculos, quer pela escassez de oferta, quer pela falta de um meio harmonizado de pagamento.

Perante a dificuldade encontrada em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no setor rodoviário e o fraco desenvolvimento dos biocombustíveis, a UE aposta nos veículos elétricos como a melhor alternativa possível.

Reduzir ou eliminar as emissões de CO2 dos carros de passageiros é um elemento essencial da estratégia europeia para o clima, cujo objetivo é chegar às zero emissões líquidas de GEE até 2050, ano em que a UE deverá atingir a neutralidade carbónica.

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QUASE 77 MIL EUROS EM COIMAS DEVIDO A PUBLICIDADE ENGANOSA ENTRE 2020 E 2024

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) aplicou coimas no valor de 76.900 euros a supermercados devido a publicidade enganosa entre 2020 e 2024, na sequência de 126 processos de averiguação, informou hoje a entidade.

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A Direção-Geral do Consumidor (DGC) aplicou coimas no valor de 76.900 euros a supermercados devido a publicidade enganosa entre 2020 e 2024, na sequência de 126 processos de averiguação, informou hoje a entidade.

Os processos foram instaurados na sequência de denúncias e queixas apresentadas tanto por consumidores no livro de reclamações como por outros agentes económicos.

No setor dos supermercados resultaram 35 processos de contraordenação devido a publicidade enganosa, em especial a promoções não efetuadas pelo preço anunciado.

A Direção-Geral do Consumidor também aplicou duas medidas cautelares que determinaram a suspensão imediata de duas campanhas publicitárias.

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