Ligue-se a nós

EFEMÉRIDES

EFEMÉRIDES: 10 DE NOVEMBRO

O que aconteceu neste dia ao longo da história ? Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

EFEMÉRIDES

Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento

1483 – Nasce Martinho Lutero, em Eisleben, Alemanha.

1549 – É convocado o conclave que escolheu o Papa Júlio III.

1668 – Nasce o compositor francês François Couperin, expoente do Barroco.

1759 – Nasce Friedrich Schiller, poeta e dramaturgo alemão.

1871 – O explorador britânico Henry Stanley encontra, na selva da África Central, o missionário David Livingstone, considerado perdido, indagando “Dr. Livingstone, presumo”.

1875 – É fundada a Sociedade de Geografia de Lisboa.

1887 – Lourenço Marques, atual Maputo, passa a cidade.

1910 – A Inglaterra, grande potência mundial e velha aliada de Portugal, reconhece de facto a República Portuguesa.

1913 – Nasce Álvaro Cunhal, líder comunista português.

1918 – Sai o primeiro número do jornal “O Vermelho”, pequeno semanário editado por um grupo de benfiquistas.

1933 – O Papa Pio XI institucionaliza a Acção Católica portuguesa.

1937 – É instaurado o Estado Novo no Brasil, por Getúlio Vargas, depois do outorgamento da Constituição brasileira de 1937, a “Polaca”.

1938 – O líder fascista Benito Mussolini adota legislação antissemita.

1944 – II Guerra Mundial. A Alemanha de Hitler utiliza um novo míssil contra o Reino Unido, o foguete V-2.

1959 – A Assembleia-geral da ONU condena a política de segregação racial da África do Sul.

1961 – Desvio de um avião da linha Casablanca-Lisboa, por membros da Oposição Democrática dirigidos por Palma Inácio, para lançamento de panfletos sobre Lisboa, que apelam à resistência à ditadura.

1967 – A sonda norte-americana Surveyor-6 pousa na Lua, no ensaio de um voo tripulado.

1968 – Guerra Colonial. O Conselho de Segurança da ONU condena as incursões militares portuguesas no território do Zaire.

1969 – A Rua Sésamo, criada pela equipa da Children’s TV Network, com Jim Henson, estreia-se na PBS, estação pública norte-americana.

1973 – O secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger chega a Pequim para completar o processo de normalização de relações diplomáticas entre os EUA e a China.

1975 – Na Assembleia-geral da ONU são aprovadas as resoluções que qualificam o sionismo uma forma de racismo e estabelecem a participação da OLP em todas as convenções sobre o Médio Oriente.

1979 – Fundação da Juventude Comunista Portuguesa, pela unificação da União de Estudantes Comunistas e da União da Juventude Comunista.

1982 – É anunciada em Moscovo a morte de Leonid Brejnev, secretário-geral do PCUS.

1984 – Prisão de Nicolo Milano, um dos mais destacados “patrões” da máfia siciliana.

1985 – A lista encabeçada por Adriano Moreira vence a eleição para a nova direção do CDS.

1988 – Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP, é condecorado com a Ordem Karl Marx, a mais alta distinção da República Democrática Alemã.

1989 – Morre o ator Barroso Lopes, 82 anos, o último dos comediantes, depois de Vasco Santana e António Silva. O Muro de Berlim começa a ser derrubado.

1994 – O embaixador português João Cutileiro é eleito secretário-geral da União da Europa Ocidental.

1999 – Morre o trompetista norte-americano Lester Bowie, 58 anos, fundador do Art Ensemble de Chicago.

2001 – A Organização Mundial do Comércio aprova a adesão da China.

2003 – O Governo português apresenta o Plano Estratégico Ferroviário para o Século XXI. A Organização Mundial do Comércio considera “incompatíveis” com as regras da organização as sobretaxas sobre as importações de aço impostas pelos EUA para proteger a sua indústria.

2004 – O Prémio Secil de Arquitetura é atribuído a Eduardo Souto Moura, pelo Estádio Municipal de Braga. O poeta brasileiro Paulo Henriques Brito vence o Prémio PT de Literatura com a obra “Macau”.

2005 – Ministério da Ciência anuncia a criação de programa de combate ao abandono e insucesso escolar no Ensino Superior, em 2006. O Senado dos EUA aprova a resolução que despoja os “combatentes estrangeiros, detidos na base de Guantanamo, do direito de recorrer da detenção”, perante a Justiça. Morre Joaquim Machado, 81 anos, editor e livreiro, fundador da Livraria Almedina, em Coimbra (1955).

2006 – Início do VIII Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, em Lisboa, com representações de 70 países. É publicado no Diário da República o Aviso do Banco Portugal que obriga os bancos a informar as regras dos arredondamentos e o número de dias do cálculo dos juros, nos contratos de crédito. Rússia chega a acordo com os EUA, no âmbito das negociações bilaterais para a integração na OMC, que duravam há 13 anos. O pacto comercial entre os dois países é assinado a 19 de Novembro, no Fórum da APEC, em Hanói. A Junta de Governadores da Universidade de Santiago de Compostela, Galiza, aprova por unanimidade a anulação do título de Doutor Honoris Causa concedido ao ditador espanhol Francisco Franco, em 1965. Sequestro de um autocarro, com 30 passageiros, no Rio de Janeiro, termina ao fim de 10 horas, sem mortos nem feridos. O sequestro mais longo da história da cidade. Início do IX Congresso da Frelimo, em Quelimane, marcado pela mudança de 40 por cento dos dirigentes, de acordo com a diretiva aprovada na anterior reunião magna do maior partido moçambicano. Cabo Verde é selecionado para o programa norte-americano de apoio ao desenvolvimento Desafios do Milénio 2007 – Millenium Challenge Account, na categoria dos Países de Desenvolvimento Médio. O porta-voz dos rebeldes da República Centro-Africana, Abakar Saboune, anuncia a captura da cidade Ouadda-Djalle, no norte do país, a segunda a cair nas mãos dos revoltosos em menos de duas semanas. O anúncio foi confirmado por um oficial do exército em Bangui. O Benfica entra no Guinness Book of Records 2007 como clube com mais associados do Mundo, com os seus 160.392 sócios. Jorge Vaz de Carvalho, presidente do Instituto das Artes, vence o Prémio de Tradução Científica e Técnica da União Latina/FCT, com a versão portuguesa da obra do século XVIII “Principi di Scienza Nuova”, “Ciência Nova”, de Giambattista Viço. Morre Jack Palance, 87 anos, ator norte-americano, Óscar pela interpretação no filme “City Slickers”.

2007 – Neste dia é batido o recorde de número de fogos por dia registados em todo o país em 2007 com 382 incêndios, segundo a Protecção Civil. A XVII Cimeira Ibero-americana de chefes de Estado e de Governo dedicada à coesão social termina em Santiago do Chile, ensombrada por um incidente entre Hugo Chávez e o rei Juan Carlos de Espanha. O Rei Juan Carlos mandou calar o presidente da Venezuela, que voltou a chamar “fascista” ao ex-chefe de governo José Maria Aznar. Morre o escritor norte-americano Norman Mailer, com 84 anos, em Nova Iorque, vítima de insuficiência renal. Mailer foi duas vezes vencedor do Prémio Pulitzer e ganhou cedo o epíteto de “enfant terrible”.

2008 – A nova administração do Banco Português de Negócios (BPN), presidida por Francisco Bandeira, assume funções, após a nacionalização da instituição e a demissão do anterior presidente, Miguel Cadilhe. A União Europeia aprovou o lançamento da primeira operação naval desde sempre para lutar contra a pirataria ao largo da Somália e no golfo de Aden, anunciou a presidência francesa da UE. Morre a cantora lírica Ana Lagoa, 75 anos, na sua casa em Salzburgo, vítima de Alzheimer. A soprano obtivera a dupla nacionalidade, portuguesa e austríaca, por casamento.

2009 – Morre Robert Enke, jogador do Hanover, antigo guarda-redes do Benfica, 32 anos.

2010 – João Manuel Serra, conhecido como “Senhor do Adeus”, por acenar a quem passava na zona do Saldanha, em Lisboa, morre aos 79 anos. Dino de Laurentiis, produtor de filmes de realizadores como Federico Fellini e Roberto Rosselini, considerado o representante máximo do cinema italiano do pós guerra, morre em Los Angeles, aos 91 anos. “Arroz amargo”, “As noites de Cabíria”, “Barbarella”, “Hannibal”, “Dune” ou “Veludo Azul” são alguns dos filmes produzidos por de Laurentis.

Nasceram neste dia…

1683 – Jorge II da Grã-Bretanha (m. 1760).
1759 – Friedrich Schiller, poeta, filósofo e historiador alemão (m. 1805).
1919 – Mikhail Kalashnikov, armeiro russo (m. 2013).

Morreram neste dia…

1938 – Kemal Atatürk, o “pai” da Turquia moderna (n. 1881).
1972 – Torquato Neto, poeta brasileiro (n. 1944).
1990 – Mário Schenberg, físico, crítico de arte, político e escritor brasileiro (n. 1914).

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

EFEMÉRIDES

EFEMÉRIDES: 24 DE FEVEREIRO

O que aconteceu neste dia ao longo da história ? Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

EFEMÉRIDES

México: Dia da Bandeira do México.
Estónia: Dia da Independência da Estónia.
Brasil: Dia da conquista do voto feminino.
Religioso: Dia de São Etelberto.

ACONTECEU NESTE DIA:

303 – O imperador romano Galério publica o édito para o início da perseguição aos cristãos numa parte do império.
1777 – Morre D. José, 25.º rei de Portugal, subindo ao trono a sua filha Maria.
1891 – Promulgada a primeira Constituição republicana do Brasil.
1917 – Primeira Guerra Mundial: O embaixador americano em Londres é informado sobre o telegrama Zimmermann, em que a Alemanha promete ajuda económica e a restituição dos estados do Novo México, Texas e Arizona ao México se esse país declarar guerra aos Estados Unidos.
1972 – Incêndio do edifício Andraus, em São Paulo, deixa 16 mortos.
1984 – Comício pelas Diretas, Já! realizado em Belo Horizonte reúne 250 mil pessoas
1989 – O ayatollah Ruhollah Khomeini oferece três milhões de dólares de recompensa pela morte do autor do livro Os Versículos Satânicos (Pt) Os Versos Satânicos(Pt-Br), Salman Rushdie Um Boeing 747-291 da companhia United Airlines perde uma das portas do porão e uma extensa parte da fuselagem, mas o capitão consegue regressar a Honolulu e pousar em segurança, com 337 sobreviventes.
1991 – Os Estados Unidos iniciam sua ofensiva terrestre contra o Iraque devido à invasão do Kuwait.
1997 – O cientista Ian Wilmut, do Instituto Roslin, na Escócia, anuncia a existência da ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de uma célula de um animal adulto.
2011 – Última missão e voo do ônibus/vaivém Discovery.
2016 – Voo Tara Air 193, decolado de Pokhara, Nepal, cai em Solighopte, distrito de Myagdi, quando estava a caminho do Aeroporto de Jomsom matando as 23 pessoas a bordo.

NASCERAM NESTE DIA:

1103 – Toba, imperador japonês (m. 1156).
1360 – Amadeu VII de Saboia (m. 1391).
1413 – Luís, Duque de Saboia (m. 1465).
1463 – Giovanni Pico della Mirandola, erudito, humanista e filósofo italiano (m. 1494).
1500 – Carlos I de Espanha (m. 1558).
1536 – Papa Clemente VIII (m. 1605).
1547 – João da Áustria (m. 1578).
1645 – Johann Ambrosius Bach, músico alemão (m. 1695).
1697 – Bernhard Siegfried Albinus, anatomista neerlandês (m. 1770).
1774 – Adolfo, Duque de Cambridge (m. 1850).
1848 – Grant Allen, escritor de ciência e romancista canadense (m. 1899).
1885 – Chester Nimitz, almirante norte-americano (m. 1966).
1891 – Costinha, ator português (m. 1976).
1897 – Henri Frankfort, egiptólogo neerlandês (m. 1954).
1921 – Abe Vigoda, ator norte-americano (m. 2016).
1927 – David Mourão-Ferreira, escritor e poeta português (m. 1996).
1930 – Rogério Márcico, ator brasileiro.
1931 – Paulo Lopes de Faria, religioso brasileiro (m. 2009).
1934 – Bettino Craxi, político italiano (m. 2000).
1938 – Philip H. Knight, empresário e milionário norte-americano. James Farentino, ator norte-americano (m. 2012).
1940 – Cláudio Cavalcanti, ator brasileiro (m. 2013). Denis Law, ex-futebolista escocês.
1943 – Pablo Milanés, cantor cubano.
1946 – Ratomir Dujković, treinador de futebol sérvio.
1947 – Edward James Olmos, músico e ator norte-americano. Tamara Taxman, atriz brasileira.
1948 – Tim Staffell, baixista e vocalista britânico.
1955 – Steve Jobs, inventor, empresário e magnata norte-americano (m. 2011). Alain Prost, ex-automobilista francês.
1957 – Rafael Gordillo, ex-futebolista espanhol.
1964 – Ute Geweniger, ex-nadadora alemã.
1966 – Billy Zane, ator norte-americano.
1967 – Camilla Baginskaite, enxadrista lituano-estadunidense.
1968 – Paulo Nobre, dirigente esportivo brasileiro. Martin Wagner, ex-futebolista alemão. Emanuele Naspetti, automobilista italiano.
1970 – Jason Watt, automobilista dinamarquês.
1971 – Pedro de la Rosa, automobilista espanhol.
1973 – Chris Fehn, músico estadunidense. Jordan Jovtchev, ginasta búlgaro.
1975 – Socorro Acioli, escritora brasileira.
1976 – Marco Campos, automobilista brasileiro (m. 1995).
1977 – Embee, DJ e produtor musical sueco. Floyd Mayweather Jr., pugilista norte-americano.
1981 – Lleyton Hewitt, tenista australiano. César Santin, futebolista brasileiro.
1982 – Klára Koukalová, tenista tcheca.
1984 – Tom Høgli, futebolista norueguês. Clivio Piccione, automobilista monegasco.
1985 – Oleksandr Yatsenko, futebolista ucraniano. William Kvist, futebolista dinamarquês.
1986 – Thiago Ribeiro, futebolista brasileiro.
1988 – Michael Johnson, futebolista inglês.
1992 – Eduardo Sasha, futebolista brasileiro.

FALECERAM NESTE DIA:

669 – Cumméne Find, escritor irlandês (n. ?).
1695 – Johann Ambrosius Bach, músico alemão (n. 1645).
1714 – Edmund Andros, administrador colonial inglês (n. 1637).
1777 – José I de Portugal (n. 1714).
1785 – Carlo Maria Bonaparte, político francês (n. 1746).
1815 – Robert Fulton, engenheiro e inventor estadunidense (n. 1765).
1856 – Nikolai Lobachevsky, matemático russo (n. 1792).
1893 – Carlos Zeferino Pinto Coelho, jurisconsulto português (n. 1819).
1910 – Osman Hamdi Bey, pintor turco (n. 1842).
1938 – Max Wien, físico alemão (n. 1866).
1973 – Eugen Rosenstock-Huessy, pensador alemão (n. 1888).
1982 – Virginia Bruce, atriz norte-americana (n. 1910).
2001 – Claude Shannon, matemático norte-americano (n. 1916).
2006 – Cléa Simões, atriz brasileira (n. 1927).
2007 – Damien Nash, futebolista norte-americano (n. 1982). Bruce Bennett, ator norte-americano (n. 1906). Leroy Jenkins, compositor e violinista norte-americano (n. 1932).
2008 – Larry Norman, músico, compositor e produtor norte-americano (n. 1947).
2010 – C. R. Johnson, esquiador norte-americano (n. 1983).
2014 – Carlos Páez Vilaró, empresário e artista plástico uruguaio (n. 1923). Harold Ramis, ator, roteirista, produtor e diretor de cinema estadunidense (n. 1944).
2015 – Gérard Ducarouge, engenheiro automobilístico e designer de carros francês (n. 1941).

LER MAIS

EFEMÉRIDES

EFEMÉRIDES: 23 DE FEVEREIRO

O que aconteceu neste dia ao longo da história ? Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

EFEMÉRIDES

Dia Mundial do Rotariano
Dia da Paz e da Compreensão Mundial
Dia da Sedução
Dia da Defesa Russa

RELIGIÃO: São Policarpo – Foi bispo de Esmirna. Sofreu o martírio, em 167.

ACONTECEU NESTE DIA:

1525 – Morte do Marechal francês Jacques de la Palice, na Batalha de Pavia.
1797 – Todos os detentores de bens da Coroa portuguesa e os herdeiros de morgados ou capelas passam a ter que servir no Exército ou na Marinha, sob pena de devolução dos bens.
1812 – Invasões Francesas: Napoleão Bonaparte renega a Concordata com o Papa.
1814 – Invasões Francesas: Vitória de Napoleão Bonaparte sobre a guarda-avançada do Exército prussiano, comandado por Blucher. Os aliados tentam negociar uma suspensão das hostilidades com Napoleão.
1823 – Rebelião, em Portugal, contra-revolucionária do general Conde de Amarante, e de outros oficiais afastados do poder em finais de 1820.
1861 – O presidente-eleito dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, chega disfarçado a Washington para assumir a presidência, após ter sofrido uma tentativa de assassinato em Baltimore.
1875 – O asteroide 143 Adria é descoberto pelo astrônomo tcheco Johann Palisa.
1887 – Terremoto de intensidade 6.0 atinge a Riviera franco italiana, causando cerca de 2 mil mortes.
1903 – Cuba arrenda aos EUA, de forma perpétua, a Baía de Guantánamo.
1904 – Os EUA obtém o controle do Canal do Panamá por 10 milhões de dólares.
1905 – O Rotary Club é fundado em Chicago.
1911 – Os bispos portugueses contestam as medidas anticlericais da I República: A expulsão das congregações, a Lei do divórcio, a criação do registo civil e o fim do juramento religioso nos tribunais.
1916 – Primeira Guerra Mundial: Portugal apreende os navios alemães nos portos portugueses, para serem «colocados ao serviço da causa luso-britânica».
1917 – Primeira Guerra Mundial: O segundo contingente do CEP (Corpo Expedicionário Português) parte para França.
1919 – Formação do partido fascista italiano por Benito Mussolini. Fundado o jornal A Batalha, em Portugal.
1944 – Criado, em Portugal, o Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo, novo nome do Secretariado da Propaganda Nacional, na dependência direta de Oliveira Salazar. Segunda Guerra Mundial: Estaline obriga 1 milhão de tchechenos ao exílio e dissolve a república, acusando-a de colaboração com a Alemanha nazi.
1945 – Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Iwo Jima, um grupo de fuzileiros norte-americanos alcançam o topo do Monte Suribachi onde é levantada a bandeira americana que é fotografada por Joe Rosenthal.Essa famosa foto ganharia o prémio Pulitzer. Segunda Guerra Mundial: Manila nas Filipinas é libertada pelo exército americano
1954 – O imunologista norte-americano, Jonas E. Salk, apresenta a vacina para a Poliomielite.
1956 – Nikita Kruschev ataca a veneração a Josef Stalin como um culto da personalidade.
1961 – O Conselho de Segurança da ONU emite a primeira resolução condenatória da política colonialista de António de Oliveira Salazar.
1970 – A Guiana torna-se uma República.
1981 – Tentativa de golpe militar na Espanha com a tomada do parlamento.
1991 – Guerra do Golfo: Após um mês de campanha aérea, as forças aliadas lançam uma ofensiva terrestre contra o exército do Iraque.
1992 – António Guterres é eleito secretário-geral do Partido socialista, no X Congresso do partido.
1994 – O Parlamento russo perdoa os participantes de uma rebelião armada contra o Presidente Boris Yeltsin, em 1991.
1997 – O semanário britânico Observer noticia a existência da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado, nascida a 5 de Julho de 1996, no Instituto Roslin, em Edimburgo.
1999 – O líder curdo Abdullah Öcalan é acusado de traição na Turquia.

NASCERAM NESTE DIA:

1187 – Pedro de Portugal, conde de Urgel (m. 1258).
1417 – Papa Paulo II (m. 1471).
1633 – Samuel Pepys, político inglês (m. 1703).
1646 – Tokugawa Tsunayoshi, xogum japonês (m. 1709).
1680 – Jean-Baptiste Le Moyne de Bienville, político canadense (m. 1767).
1685 – Georg Friedrich Händel, compositor alemão (m. 1759).
1723 – Richard Price, filósofo britânico (m. 1791).
1744 – Mayer Amschel Rothschild, banqueiro alemão (m. 1812).
1840 – Carl Menger, economista austríaco (m. 1921).
1874 – Konstantin Päts, político estoniano (m. 1956).
1883 – Karl Jaspers, filósofo alemão (m. 1969).
1889 – Victor Fleming, diretor e produtor de cinema norte-americano (m. 1949).
1891 – Evgeni Pachukanis, jurista soviético (m. 1937).
1899 – Erich Kästner, escritor alemão (m. 1974). Norman Taurog, diretor de cinema e roteirista norte-americano (m. 1981).
1903 – Julius Fučík, jornalista checoslovaco (m. 1943).
1904 – Leopold Trepper, espião soviético (m. 1982).
1915 – Jon Hall, ator norte-americano (m. 1979). Paul Tibbets, general norte-americano (m. 2007).
1923 – Ioánnis Grívas, político grego. Rafael Addiego Bruno, jurista e político uruguaio (m. 2014).
1924 – Claude Sautet, cineasta e cenarista francês (m. 2000).
1927 – Bezerra da Silva, cantor e compositor brasileiro (m. 2005).
1928 – Gilberto Mestrinho, político brasileiro (m. 2009). Hans Herrmann, automobilista alemão.
1929 – Aleixo II de Moscou, patriarca ortodoxo russo (m. 2008).
1931 – Tom Wesselmann, escultor e pintor norte-americano (m. 2004).
1938 – Wilson Simonal, cantor brasileiro (m. 2000).
1940 – Peter Fonda, ator norte-americano.
1942 – Fernanda Seno, poetisa, escritora e jornalista portuguesa (m. 1996).
1944 – Oleg Yankovsky, ator russo (m. 2009). Johnny Winter, músico norte-americano (m. 2014).
1946 – Anatoliy Banishevskiy, futebolista azeri (m. 1997). Rusty Young, cantor e músico norte-americano. Alberto Colombo, automobilista italiano.
1948 – Steve Priest, músico britânico. José de Anchieta, diretor e cenógrafo brasileiro.
1949 – Bruno Saby, automobilista francês.
1952 – Brad Whitford, guitarrista norte-americano.
1953 – Satoru Nakajima, automobilista japonês. Antônio Pompêo, ator e artista plástico brasileiro (m. 2016).
1954 – Viktor Yushchenko, político ucraniano.
1956 – Aldo Rebelo, político brasileiro.
1958 – David Sylvian, cantor britânico.
1960 – Naruhito, Príncipe Herdeiro do Japão.
1962 – Pedro Monzón, futebolista argentino.
1964 – John Norum, músico norueguês.
1965 – Kristin Davis, atriz norte-americana.
1966 – Alexandre Borges, ator brasileiro. Eduardo Smith, futebolista equatoriano.
1967 – Nonato, futebolista brasileiro.
1968 – Juan Carlos Bazalar, futebolista peruano.
1970 – Lauriete Rodrigues, cantora brasileira. Marie-Josée Croze, atriz canadense.
1971 – Joe-Max Moore, futebolista norte-americano. Noel Bailie, futebolista norte-irlandês.
1972 – Christiano Cochrane, ator brasileiro.
1973 – Wellington Muniz, humorista brasileiro. Arnold Dwarika, futebolista trinitário. Angus Eve, futebolista trinitário.
1974 – Rui Unas, ator e apresentador de televisão português. Hassen Gabsi, futebolista tunisiano.
1977 – Kristina Šmigun-Vähi, esquiadora estoniana. Ayhan Akman, futebolista turco.
1978 – Residente, músico porto-riquenho.
1981 – Gareth Barry, futebolista inglês. Jeffrey Leiwakabessy, futebolista holandês. Ney Santos, futebolista brasileiro.
1983 – Moreno, futebolista brasileiro. Emily Blunt, atriz britânica. Jonathan Haagensen, ator brasileiro. Iva Lamarão, modelo e apresentador de televisão português. Aziz Ansari, ator e comediante indo-americano. Mido, futebolista egípcio.
1985 – Ephraim Ellis, ator canadense. Hendry Thomas, futebolista hondurenho.
1986 – Emerson, futebolista brasileiro. Bertrand Baguette, automobilista belga.
1987 – Theophilus London, rapper norte-americano. Tsukasa Umesaki, futebolista japonês. Manuel Vallaurio, futebolista monegasco.
1988 – Xandão, futebolista brasileiro. Nicolás Gaitán, futebolista argentino.
1989 – Evan Bates, patinador artístico norte-americano.
1992 – Casemiro, futebolista brasileiro. Kyriakos Papadopoulos, futebolista grego.
1994 – Dakota Fanning, atriz estadunidense.
1996 – Robert Junior, DJ e produtor musical brasileiro.
1999 – Lívian Aragão, atriz brasileira.
2012 – Estela, Duquesa da Gotlândia Oriental.

FALECERAM NESTE DIA:

1447 – Humberto de Lencastre, Duque de Gloucester (n. 1390).
1669 – Lieuwe van Aitzema, historiador e diplomata neerlandês (n. 1600).
1704 – Georg Muffat, compositor alemão (n. 1653).
1792 – Joshua Reynolds, pintor britânico (n. 1723).
1821 – John Keats, poeta britânico (n. 1795).
1850 – William Allan, pintor britânico (n. 1782).
1851 – Joanna Baillie, dramaturga e poetisa britânica (n. 1762).
1855 – Carl Friedrich Gauss, matemático, astrónomo e físico alemão (n. 1777).
1934 – Edward Elgar, compositor britânico (n. 1857).
1942 – Stefan Zweig, escritor austríaco (n. 1881).
1945 – Aleksej Nikolaevič Tolstoj, escritor russo (n. 1883).
1955 – Paul Claudel, diplomata e poeta francês (n. 1868).
1965 – Stan Laurel, ator, escritor e cineasta americano (n. 1890).
1968 – Mário de Miranda Vilas-Boas, bispo brasileiro (n. 1903). Fannie Hurst, escritora estado-unidense (n. 1889).
1969 – Saud da Arábia Saudita (n. 1902).
1987 – Zeca Afonso, músico português (n. 1929).
2000 – Ofra Haza, cantora israelense (n. 1957). Stanley Matthews, futebolista inglês (n. 1915).
2001 – Sergio Mantovani, automobilista italiano (n. 1929).
2003 – Christopher Hill, historiador norte-americano (n. 1912).
2004 – Carl Anderson, ator e cantor estadunidense (n. 1945).
2007 – Pascal Yoadimnadji, político chadiano (n. 1950). Heinz Berggruen, galerista e jornalista alemão (n. 1914). Nauro Esteves, arquiteto brasileiro (n. 1923).
2008 – Gentil Ferreira Viana, militar angolano (n. 1935). Janez Drnovšek, político e diplomata esloveno (n. 1950). Joaquim Pinto de Andrade, político angolano (n. 1926). Paul Frère, automobilista e jornalista belga (n. 1917).
2010 – Orlando Zapata, ativista político cubano (n. 1967).

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS