Ligue-se a nós

DESPORTO

FC PORTO VENDE DUAS FIGURAS DE PROA, BENFICA CEDE PROMESSA E SPORTING PERDE MÉDIO TITULAR

O FC Porto encaixou 35 milhões de euros (ME) pela venda dos futebolistas Alex Telles e Danilo na reta final do mercado de transferências em Portugal, durante o qual o Benfica cedeu Tiago Dantas e o Sporting perdeu Wendel.

Online há

em

O FC Porto encaixou 35 milhões de euros (ME) pela venda dos futebolistas Alex Telles e Danilo na reta final do mercado de transferências em Portugal, durante o qual o Benfica cedeu Tiago Dantas e o Sporting perdeu Wendel.

O defesa brasileiro rumou aos ingleses do Manchester United por 15 ME imediatos, aos quais se poderão somar dois ME pela concretização de objetivos, enquanto o médio português seguiu para os franceses do Paris Saint-Germain, que vão pagar já quatro ME pelo empréstimo por um ano e 16 pela cláusula de compra obrigatória no final da época.

Nos derradeiros dias do defeso, os campeões nacionais rentabilizaram ainda as vendas de Tiquinho Soares (Tianjin Teda, 5,5 ME), Zé Luís (Lokomotiv Moscovo, cinco ME) e Yordan Osorio (Parma, quatro ME), assistiram às despedidas de Vaná (Famalicão) e Vincent Aboubakar (Besiktas) sem qualquer compensação e libertaram Saidy Janko (Valladolid).

O FC Porto negociou ainda as cedências de Fernando Andrade (Rizespor) e Tomás Esteves (Reading), um dos campeões europeus sub-19 inseridos no plantel principal em 2019/20, tendo em vista futuros ‘encaixes’, como sucedeu com as idas de Fábio Silva (40 ME) e Vítor Ferreira (empréstimo com opção de compra, de 20 ME) para o Wolverhampton.

Os ‘dragões’ foram resolvendo o futuro de outros ‘produtos’ do Olival, como Jorge Fernandes, que ingressou no Vitória de Guimarães por 250 mil euros, André Pereira e Diogo Queirós, adquiridos por Rio Ave e Famalicão a custo zero, respetivamente, tendo cedido Chidozie (Boavista), Madi Queta (Farense) e Afonso Sousa (Belenenses SAD).

Já o Benfica emprestou com surpresa o promissor médio Tiago Dantas ao campeão alemão e europeu Bayern Munique, fixando a opção de compra nos oito ME, em moldes idênticos à cedência do avançado Carlos Vinícius, melhor marcador da última edição da I Liga, cuja cláusula ronda os 45 ME, dos quais três já foram liquidados pelo Tottenham.

Outros empréstimos incluíram os defesas Pedro Álvaro (Belenenses SAD), Pedro Pereira (Crotone) e Tomás Tavares (Alavés), os médios Alfa Semedo (Reading), David Tavares (Moreirense), Florentino (AS Mónaco), Krovinovic (West Brom) e Nuno Santos (Boavista) e os avançados Cádiz (Nashville), Jota (Valladolid) e Yony González (LA Galaxy).

O defesa português Rúben Dias liderou a tabela de vendas definitivas do Benfica, assinando pelo Manchester City a troco de 68 ME, bem distanciado do colega de setor Cristian Lema (Damac, dois ME) e do guarda-redes Ivan Zlobin (um ME), pronto a rever em Famalicão o avançado Dyego Sousa, que cessou a passagem pela Luz.

Com rescisão acordada ficaram Alex Pinto (Farense), Bruno Varela (Vitória de Guimarães), Chris Willock (QPR), Heriberto Tavares (Brest), Ljubomir Fejsa (Al Ahli) e Andrija Zivkovic (PAOK), que exigiu 1,8 ME pela saída e contribuiu para afastar os lisboetas dos 39,6 ME associados à entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Com quase metade (40,1 ME) das receitas somadas pelos rivais FC Porto (73,75 ME) e Benfica (76,42 ME), o Sporting despediu-se na terça-feira do médio Wendel, que rumou aos russos do Zenit por 20,3 ME, seguindo as pisadas dos alas Marcos Acuña (Sevilha, 10,5 ME) e Matheus Pereira (9,1 ME), comprado a título definitivo pelo West Bromwich.

O defesa Jérémy Mathieu terminou a carreira em Alvalade, de onde partiram André Geraldes (APOEL), Rafael Barbosa (Tondela), Miguel Luís (Vitória de Guimarães), Francisco Geraldes e Gelson Dala (Rio Ave), a custo zero, numa janela marcada por diversos empréstimos de excedentários, com Rodrigo Battaglia (Alavés) à cabeça.

Valentin Rosier (Besiktas), Idrissa Doumbia (Huesca), Eduardo Henrique (Crotone), Mattheus Oliveira (Coritiba), Filipe Chaby (Académica), Abdoulay Diaby (Getafe), Pedro Mendes (Almería), Leonardo Ruiz (Logroñés) tiveram o mesmo destino, embora sem representarem ‘baixas’ significativas no rejuvenescimento do plantel do Sporting.

Realidade idêntica experienciou o Sporting de Braga, imutável nas horas finais de um defeso pautado pelo negócio mais valioso da sua história – de Francisco Trincão, para o FC Barcelona, por 31 ME -, além da venda definitiva de Ahmed Hassan (Olympiacos, dois ME) e do fim das cedências de Wallace (Lazio) e João Palhinha (Sporting).

Pablo Santos (Hatayspor), Xadas (Mouscron) e Fábio Martins (Al Shabab) foram emprestados, tal como os ex-atletas do Vitória de Guimarães Pedrão (Al Wahda) e Frederico Venâncio (Lugo), que assistiram às transferências de Pêpê (Olympiacos, três ME), João Carlos Teixeira (Feyenoord, 1,6 ME) e Davidson (Alanyaspor, um ME).

No adeus à I Liga estão nomes como Miguel Silva (APOEL), Florent (Paris FC) e Ola John (RKC Waalwijk), transferidos dos vimaranenses, Rúben Ribeiro (Hatayspor) e Hugo Vieira, do Gil Vicente, bem como Licá e Marco Matias, que cessaram a ligação ao Belenenses SAD, de onde André Santos partiu rumo ao Grasshoppers.

Pedrinho (Riga) deixou o Paços de Ferreira, Iago Santos (Al Taawon) e João Aurélio (Pafos) abandonaram o Moreirense e Jackson Martínez terminou a ligação ao Portimonense, enquanto o Boavista sinalizou o fim de ciclo, ao despedir-se de figuras como Idris (Sporting da Covilhã), Mateus (Penafiel) e Ricardo Costa (fim de carreira).

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: SPORTING PODE SER CAMPEÃO JÁ NESTE DOMINGO

Se o Benfica perder sábado com o Sporting de Braga, o Sporting terá domingo a oportunidade inédita de festejar um título no reduto de um rival, caso vença o FC Porto, na 31.ª jornada da I Liga de futebol.

Online há

em

Se o Benfica perder sábado com o Sporting de Braga, o Sporting terá domingo a oportunidade inédita de festejar um título no reduto de um rival, caso vença o FC Porto, na 31.ª jornada da I Liga de futebol.

No Estádio José Alvalade, os ‘leões’ já assistiram a celebrações do Benfica, em 1975, e, duas décadas depois, do FC Porto, em 1995 e 1999, dispondo agora da chance de se ‘vingarem’ de um dos maiores adversários no futebol luso, apesar de os ‘azuis e brancos’ estarem já arredados da luta pelo título esta época.

As ‘desfeitas’ em casa de rivais começaram em 1974/75, quando, na penúltima ronda, o Benfica chegou a Alvalade a precisar de apenas um empate para ganhar a corrida ao FC Porto na luta pelo título, algo que viria a conseguir, ao impor uma igualdade 1-1: Fraguito marcou aos 30 minutos e Diamantino respondeu para os ‘encarnados’ aos 52.

Entretanto passaram-se duas décadas e a hegemonia dos ‘dragões’ no pós-25 de Abril traduziu-se em duas celebrações em Alvalade, nas épocas que iniciaram e terminaram o seu ‘penta’, único em Portugal até hoje, entre 1994 e 1999.

Primeiro, à 31.ª jornada, sob a batuta do treinador inglês Bobby Robson, que tinha sido despedido de Alvalade a meio da época anterior, Domingos, aos 58 minutos, resolveu de penálti no triunfo por 1-0 precisamente no recinto do seu concorrente direto para vencer o campeonato, que os ‘dragões’ concluíram com sete pontos de vantagem, na última temporada em que cada vitória valia dois pontos.

Em 1999, o FC Porto já subiu ao relvado campeão, já que o Boavista, com quem lutava pelo primeiro lugar, havia empatado e assim oferecido o título no ‘sofá’: Zahovic empatou aos 85 minutos, após o tento inaugural de Pedro Barbosa, aos 46, à 33.ª jornada de uma prova em que os ‘axadrezados’ ficaram na segunda posição, a oito pontos dos ‘azuis e brancos’, enquanto o Sporting foi quarto, a distantes 16 pontos do campeão.

Na viragem do milénio, novamente o FC Porto festejou em casa alheia, agora na do maior rival, o Benfica, em 2011 e em 2022, em ambos os casos em festa selada com triunfos no Estádio da Luz.

No primeiro caso, André Villas-Boas, agora candidato à presidência do FC Porto, no ato eleitoral de sábado, era o treinador portista que enfrentava o Benfica, de Jorge Jesus, a quem venceu por 2-1, no desafio que ficou celebrizado pelo desligar das luzes e a ligação do sistema de rega em plenas festividades da formação da Invicta.

O colombiano Guarín inaugurou o marcador aos nove minutos, o argentino Saviola empatou aos 17, de penálti, a mesma forma como o brasileiro Hulk devolveu o comando, definitivo, aos dragões, campeões com 21 pontos de avanço (84-63) sobre os ‘encarnados’.

Mais recentemente, na temporada de 2021/22, o encontro da 33.ª e penúltima jornada ficou decidido já nos descontos, aos 90+4 minutos, em contra-ataque finalizado por um herói improvável, o lateral nigeriano Zaidu (1-0). O FC Porto, de Sérgio Conceição, foi campeão com 91 pontos, mais seis do que o Sporting, segundo, enquanto o Benfica fecharia o pódio, com 74.

Agora, com 12 pontos ainda em disputa, o Sporting comanda com 80, mais sete do que o Benfica. Se o Sporting de Braga vencer as ‘águias’ na Luz, o conjunto de Rúben Amorim passa a depender apenas de si para começar a comemorar o seu 20.º cetro no dia seguinte, em pleno Estádio do Dragão, tendo, para isso, de vencer o rival portista.

O Sporting de Braga até veria essa celebração com bons olhos, sinal de que teria ganho na Luz e que os ‘leões’ teriam batido os ‘dragões’, numa altura que o conjunto minhoto está em igualdade com o FC Porto e ambos lutam pelo terceiro posto da I Liga, ambos já a distantes 18 pontos do Sporting.

A formação de Alvalade viaja para o Porto com a tranquilidade do avanço confortável e a motivação de oito triunfos consecutivos, ante o FC Porto com pior registo na era-Sérgio Conceição.

LER MAIS

DESPORTO

FPF: CONSELHO DE DISCIPLINA ABRE PROCESSO DISCIPLINAR JOGO “CHAVES X ESTORIL”

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu hoje um processo disciplinar, de caráter urgente, aos incidentes no jogo entre o Desportivo de Chaves e o Estoril Praia, da 30.ª jornada da I Liga.

Online há

em

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu hoje um processo disciplinar, de caráter urgente, aos incidentes no jogo entre o Desportivo de Chaves e o Estoril Praia, da 30.ª jornada da I Liga.

“Instauração de processo disciplinar, com atribuição de natureza urgente, à Grupo Desportivo de Chaves — Futebol SAD, a Pedro Miguel da Costa Álvaro, a Marcelo Henrique Passos Carné, a Nuno Miguel Pereira Diogo, a André das Neves Paquete de Oliveira, a Tiago Filipe Alves Araújo, a Vasco César Freire de Seabra e a António Baptista Nobre, por deliberação da Secção Profissional”, refere o CD da FPF em comunicado.

Segundo o documento, a abertura deste processo acontece devido à “factualidade constante dos relatórios oficiais de jogo e a participação apresentada pela Estoril Praia Futebol SAD”.

“O processo foi enviado, dia 24 de abril de 2024, à Comissão de Instrutores da Liga Portugal, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução”, acrescenta o órgão disciplinar.

No jogo referente à 30.ª jornada da I Liga, disputado no domingo em Chaves, uma invasão de campo quando decorria o período de descontos resultou em desacatos e agressões entre adeptos flavienses e jogadores do Estoril Praia, com o guarda-redes Marcelo Carné e o defesa Pedro Álvaro a serem expulsos com cartão vermelho direto.

Após uma paragem de cerca de 20 minutos, o jogo foi retomado, com a equipa da casa a chegar ao 2-2 com um golo aos 90+20 minutos, por intermédio de Morim, quando o avançado João Carlos defendia a baliza do Estoril Praia, devido à expulsão do guarda-redes e numa altura em que o emblema ‘canarinho’ já tinha esgotado as substituições.

A equipa da casa marcou primeiro, por intermédio de João Correia, aos 32 minutos, mas os estorilistas conseguiram a reviravolta, com golos de Basso (58) e Fabrício (71), cedendo o empate depois do reinício do encontro.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS