RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

FESTIVAL MANOBRAS LEVA ARTES PERFORMATIVAS A DEZ CONCELHOS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Aproximar as artes performativas das populações é o objetivo do Manobras – Festival de Marionetas e Formas Animadas, que leva quase três dezenas de propostas a dez municípios, entre 13 de setembro e 31 de outubro.

Nesta terceira edição, Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Pombal, Sobral de Monte Agraço e Tomar – todos associados da Artemrede, que produz o Manobras – embarcam nesta aventura multidisciplinar, herdeira da Festa da Marioneta.

Ao todo são 19 espetáculos, cinco oficinas e quatro projetos audiovisuais a apresentar em sala e também na rua e espaços menos óbvios, explica à agência Lusa a diretora executiva da Artemrede, Marta Martins.

“Há municípios que apostam na programação em espaços públicos não convencionais, que por vezes são pouco conhecidos da população. Isso surpreende as pessoas e leva-as a lugares onde normalmente não iriam ou que não conhecem tão bem”, afirmou a diretora executiva da Artemrede.

Esta edição é marcada pela heterogeneidade, com propostas para todas as idades e também para plateias que vão do indivíduo à multidão.

“A programação é muito diversa”, explica Marta Martins, pegando no exemplo de “Guardar segredo”, espetáculo de rua que só aceita um espectador: “Há um armário numa praça onde se entra e se ouve uma história”. Sem ser pensado para grandes massas, Manobras também pode atrair centenas de espectadores quando chega a espaços como a praça em frente ao Mosteiro de Alcobaça.

A par das marionetas, na génese do festival, Manobras assume-se “claramente multidisciplinar”, congregando artes de rua, novo circo, teatro físico, dança e música.

“É um espaço de encontro e de surpresa entre o que é a vida nas cidades e as artes performativas”, sublinha a diretora da Artemrede.

Numa experiência única em Portugal, pelo segundo ano o público tem voz especial no Manobras. A partir do exemplo do festival Kilowatt, de Itália, a Artemrede e os municípios formam grupos de espectadores para refletir e decidir o que será apresentado.

É o projeto “Visionários”, que envolve o espetador no ato de programar: “Estes grupos de espectadores, que não tinham tido qualquer contacto com o meio artístico a nível profissional, analisam propostas, veem aspetos fracos e fortes conforme o público que se quer atingir, o contexto em que se deve programar, o orçamento ou o ‘raider’ técnico do espaço”.

Esse exercício é, depois, vertido na programação. “No caso de Pombal, por exemplo, no conjunto das nove propostas, há três programadas pelos ‘Visionários’ de Pombal. É uma experiência única em Portugal”, frisa Marta Martins.

Este ano, além da participação de três companhias estrangeiras, destaque para a estreia da coprodução com Fernando Mota. “Mininu”, espetáculo para a infância inspirado em sons, histórias e ritmos da Guiné, estreia-se em Alcobaça a 20 de setembro, seguindo depois para Tomar, Pombal e Palmela.

Manobras arranca em Pombal, a 13 de setembro, com o espetáculo de artes de rua “Das cinzas”, da companhia FIAR. O encerramento é a 31 de outubro, em Aljubarrota, no concelho de Alcobaça, com “Fogo lento”, da coreógrafa italiana Costanza Givone.

VEJA AINDA:

MIRANDA DO DOURO: MULHER SEPTUAGENÁRIA MORREU VÍTIMA DE ATROPELAMENTO

Lusa

TONDELA: TRIBUNAL CONDENA PRESIDENTE DE CÂMARA A PERDA DE MANDATO E PRISÃO EM PENA SUSPENSA

Lusa

PAREDES: 25 ARGUIDOS SUSPEITOS DE UM ‘ESQUEMA’ DE FRAUDE FISCAL

Lusa

VILA REAL: FORMAÇÃO DE OLEIROS PARA ‘PERPETUAR’ O BARRO NEGRO DE BISALHÃES

Lusa

LISBOA: CENTENAS DESFILAM PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Lusa

PORTO: MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA SOBRE AS MULHERES

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme