RÁDIO REGIONAL
MAGAZINE

GÉMEOS: RISCO DE CANCRO

O estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) salienta, no entanto, que só porque um gémeo fica doente não significa necessariamente que o outro também vá adoecer ou ter a mesma doença. O que aumenta é a probabilidade de desenvolver uma doença semelhante.

De acordo com a investigação, o risco de cancro aumenta 14 por cento entre gémeos idênticos quando um dos irmãos é diagnosticado com um tumor. Os gémeos idênticos desenvolvem-se a partir do mesmo óvulo e partilham exactamente o mesmo material genético.

Entre gémeos bivitelinos, vulgarmente designados gémeos “falsos”, que se desenvolvem a partir de dois óvulos diferentes, esse risco é apenas 5% maior.

Os gémeos analisados no estudo são oriundos da Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega – países que mantêm bancos de dados de saúde altamente detalhados – e foram acompanhados entre 1943 e 2010.

Analisando o grupo como um todo, os investigadores descobriram que um em cada três indivíduos desenvolveu cancro (32%). Por isso, o estudo frisa que o risco de cancro em um gémeo idêntico, quando um dos irmãos foi diagnosticado com a doença, é de 46 por cento. No caso dos gémeos falso, esso risco é 37%.

O mesmo tipo de cancro foi diagnosticado em 38% dos gémeos idênticos e em 26% dos pares bivitelinos.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

ULS DO NORDESTE REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA ROBÓTICA À COLUNA

Rádio Regional

GOVERNO CRIA CENTROS DE AVALIAÇÃO MÉDICA E PSICOLÓGICA NAS ULS

Rádio Regional

MIRANDELA: POSTO AVANÇADO DE MEDICINA INTENSIVA ATENDE 70 DOENTES

Rádio Regional

BRAGANÇA: AUTARQUIA COLOCA CRIANÇAS EM RISCO – INVESTIGAÇÃO

Vítor Fernandes

JOÃO ALMEIDA ABANDONA VOLTA À POLÓNIA APÓS QUEDA EM COMPETIÇÃO

Rádio Regional

SABROSA: AUTARQUIA AVANÇA COM PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.