RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

GOVERNADOR DO BDP PEDE DENÚNCIAS A QUEM CHAMA PORTUGAL DE ‘LAVANDARIA’

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, apelou hoje a quem chama Portugal de “lavandaria” que denuncie os casos de que tem conhecimento, dizendo que “não basta criar uma ‘nuvem’ que prejudica o sistema financeiro”.

“Todos os que dizem que Portugal é uma ‘lavandaria’ [de dinheiro, referência a branqueamento de capitais] têm todo o direito, e o dever, de denunciar. Ficaremos contentes que denunciem”, disse Carlos Costa aos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), em resposta ao deputado do PAN André Silva.

Na audição da COF, que decorre hoje na Assembleia da República, em Lisboa, o governador do Banco de Portugal acrescentou que “não basta criar uma ‘nuvem’ que prejudica o sistema financeiro português”.

“Portugal aplica a lei e as autoridades de supervisão fazem-no de forma adequada”, defendeu o responsável máximo do banco central, que considerou prejudicial, colocando em causa o “interesse nacional”, caso prevaleça, no mercado, “a ideia de que ‘isto’ é uma ‘lavandaria’”.

Com um clima de suspeição, “estamos a dar um pretexto enorme para que nos classifiquem como um país de risco do ponto de vista financeiro”, considerou Carlos Costa, recusando a ideia de que Portugal “é uma ‘no man’s land’ [terra de ninguém]”.

O governador disse ainda ter conhecimento de países onde os sistemas de proteção contra o branqueamento de capitais “são muito inferiores” ao português, mas que “nunca se atreverão a lançar um labéu” como em Portugal.

“Tentam contê-lo de forma a evitar danos à economia”, considerou.

Recentemente, a ex-eurodeputada Ana Gomes (PS) e a empresária angolana Isabel dos Santos têm estado envolvidas em trocas de acusações na justiça devido a uma publicação na rede social Twitter.

“Isabel dos Santos endivida-se muito porque, ao liquidar as dívidas, ‘lava’ que se farta! E […] o Banco de Portugal não quer ver…”, escreveu Ana Gomes no Twitter.

Em 16 de janeiro, o Tribunal de Sintra rejeitou a ação cível apresentada pela empresária angolana Isabel dos Santos contra ex-eurodeputada Ana Gomes por considerar “o direito à liberdade expressão e informação da requerida [Ana Gomes] deverá prevalecer sobre os direitos de personalidade (reputação e bom nome) da requerente (Isabel dos Santos).

A empresária angolana Isabel dos Santos recorreu da sentença do Tribunal de Sintra sobre o processo por alegadas ofensas ao bom nome que moveu contra a ex-eurodeputada Ana Gomes, segundo o documento consultado pela Lusa.

A ação cível reclamava a retirada das publicações e o recurso insiste nesta ideia.

“Os tweets em causa deverão ser retirados sob pena de estarmos perante um dano continuado e irreversível na esfera jurídica da Recorrente [Isabel dos Santos], tendo a Recorrida [Ana Gomes], na sua disponibilidade a possibilidade de proceder à retirada das publicações on-line”, lê-se no documento.

VEJA AINDA:

PARLAMENTO APROVA ADIAMENTO DA EXTINÇÃO DO SEF POR SEIS MESES

Lusa

EMPRÉSTIMOS A PARTICULARES PARA HABITAÇÃO E CONSUMO CONTINUAM A ACELERAR EM OUTUBRO

Lusa

COVID-19: GOVERNO PREOCUPADO COM MÁSCARAS EM ESTÁDIOS, CONCERTOS E DISCOTECAS – PAN

Lusa

FC PORTO E BENFICA SATISFEITOS COM REVOGAÇÃO DO CARTÃO DO ADEPTO

Lusa

DEPUTADOS ‘CHUMBAM’ O CAVALO COMO ANIMAL DE COMPANHIA

Lusa

PARLAMENTO APROVA NOVO DECRETO SOBRE EUTANÁSIA POR MAIORIA APÓS VETO DO PR

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme