Ligue-se a nós

INTERNACIONAL

NOITE DE TERROR EM NICE

Um atentado com um camião causou dezenas de vítimas, em Nice, França. Últimos números apontam para 84 vítimas mortais e 15 feridos muito graves, para além de dezenas de outras vítimas ligeiras. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

NOITE DE TERROR EM NICE

Um camião provocou pelo menos 80 mortes, quinta-feira à noite, ao investir sobre a multidão que se juntara para assistir, em Nice, ao fogo-de-artifício do Dia da Bastilha.

Um camião provocou pelo menos 84 mortes, quinta-feira à noite, ao investir sobre a multidão que se juntara para assistir, em Nice, ao fogo-de-artifício do Dia da Bastilha.

O ataque com um camião em Nice causou 84 mortos e 18 feridos em estado crítico, revelou, de madrugada, o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve. Há, ainda, cerca de uma centena de feridos menos graves. Há crianças entre as vítimas mortais.

O condutor acelerou sobre a multidão que estava na marginal de Nice a ver o fogo-de-artifício comemorativo do dia da Bastilha, o dia de França, às 23.20 horas locais (22.20 em Portugal continental), antes de ser abatido pela polícia.

Antes de morrer, ainda disparou várias vezes, disse hoje fonte oficial.”Ele atirou várias vezes”, afirmou o presidente da região de Provence-Alpes-Cote d’Azur, Christian Estrosi.

Uma fonte próxima da investigação, citada pela agência AFP, indicou, por seu turno, que uma granada “inoperacional” foi encontrada no interior do camião de 19 toneladas, a par com “uma série de falsas caçadeiras”.

Segundo um vídeo entretanto revelado, a polícia tentou travar o atacante ainda antes deste chegar junto das pessoas. As imagens mostram alguns agentes a disparar para o veículo, que continuou a marcha.

Ao volante, revela o jornal local “Nice Matin”, seguiria um homem de origem tunisina de 31 anos, natural de Nice. O suspeito era conhecido das autoridades, mas não por estar relacionado com actividades terroristas. Tinha cadastro por pequena criminalidade.

O estado de emergência em França, cujo período iria acabar no final de Julho, vai ser prolongado por mais três meses.

Autoridades transformaram Centro Universitário do Mediterrâneo, no coração da cidade de Nice, num “centro de informação e acolhimento” para familiares das vítimas e pessoas que andam à procura de familiares que estavam no Passeio dos Ingleses e não dão noticias.

Apesar de em várias contas nas redes sociais ligadas ao Estado Islâmico se louvar o ataque, até ao momento o grupo radical não reivindicou o atentado e as autoridades francesas são prudentes ao referir o caso, que foi entregue à divisão antiterrorista da procuradoria de Paris.

As descrições do momento apontam todas para uma ideia: o ato terá sido premeditado. Quem conseguiu, escapou em pânico pela rua ou para dentro de edifícios, mas outros não tiveram a mesma sorte. Para além dos que morreram esmagados pelas rodas do camião, há também relato de feridos atingidos por armas de fogo.

Entre os que aproveitavam a noite do feriado nacional para passear na marginal de Nice, estava o português Miguel Cunha, que viu o camião a parar a cerca de 30 metros do local onde estava com amigos.

Damien Allemand é outra das testemunhas que relata os momentos de horror em Nice. “Vi corpos a voar como pinos de bowling à passagem do camião. Ouvi barulhos e gritos que jamais irei esquecer”, afirmou ao “Nice Matin”.

Roy Calley, que vive a cerca de 200 metros do local, disse à estação britânica BBC que “foi um pandemónio” quando a “atmosfera de celebração” se transformou em algo “bastante horrendo”. As pessoas estavam a divertir-se. “De repente, ouvi um estrondo gigantesco, como uma explosão ou uma colisão. Muitas pessoas gritavam e penso que a seguir se ouviram tiros”.

O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou ao Chefe de Estado francês um telegrama de condolências e solidariedade, depois de a França ter sido atingida por um novo atentado, em Nice, que terá causado pelo menos 30 mortos.

“Comovido com as notícias que nos chegam desde Nice estou a acompanhá-las com preocupação. Os meus pêsames para as vítimas e todo o povo francês”, disse Mariano Rajoy, chefe do Governo espanhol.

Governo português “repudia e condena veementemente” o atentado ocorrido quinta-feira à noite em Nice, França, e o primeiro-ministro, António Costa, já enviou mensagens de condolências ao Presidente francês, François Hollande, e ao seu homólogo, Manuel Valls.

Obama manifestou solidariedade com a França e condenou “o que parece ser um horrível ataque terrorista”.

INTERNACIONAL

ADVOGADOS DE TRUMP DECLARAM EX-PRESIDENTE INOCENTE NO INÍCIO DE JULGAMENTO

Os advogados de defesa do ex-presidente dos EUA Donald Trump declararam hoje o seu cliente inocente, alegando que o Ministério Público nem sequer devia ter iniciado este processo.

Online há

em

Os advogados de defesa do ex-presidente dos EUA Donald Trump declararam hoje o seu cliente inocente, alegando que o Ministério Público nem sequer devia ter iniciado este processo.

Nas declarações iniciais do julgamento de Trump, os procuradores defenderam que o ex-presidente “orquestrou um esquema criminoso para subverter” as eleições presidenciais de 2016.

Os advogados de defesa alegaram que Trump está inocente, acrescentando que o gabinete do procurador distrital de Manhattan “nunca deveria ter aberto este caso”.

Um painel de jurados nova-iorquinos — 12 jurados e seis suplentes — tomou posse na passada sexta-feira, após quatro dias de seleção do júri, e começou hoje a participar naquele que é o primeiro julgamento criminal contra um ex-presidente dos EUA.

Trump é acusado de falsificar registos comerciais como parte de um alegado esquema para dissimular histórias que acreditava que poderiam prejudicar a sua campanha presidencial em 2016.

No centro das acusações está um pagamento de cerca de 100 mil euros feito à atriz pornográfica Stormy Daniels por Michael Cohen, ex-advogado de Trump, para evitar que fosse conhecida uma relação extramatrimonial com o empresário.

Os procuradores dizem que Trump dissimulou a verdadeira natureza dos pagamentos falsificando documentos comerciais.

O ex-presidente nega ter tido um encontro sexual com Daniels e os seus advogados argumentam que os pagamentos feitos a Cohen foram despesas legais legítimas, declarando-se inocente de 34 acusações criminais de falsificação de registos comerciais.

Um dos advogados de defesa de Donald Trump concentrou-se durante as declarações iniciais em repetir argumentos colocando em questão a credibilidade de uma das principais testemunhas da acusação: Michael Cohen.

O advogado Todd Blanche forneceu um extenso relato sobre o cadastro criminal de Cohen e sobre o facto de ele já ter sido condenado por mentir sob juramento.

Blanche acusou Cohen de ser “obcecado pelo ex-presidente”, dizendo que “o seu sustento financeiro depende da destruição da reputação de Trump.

“Não se pode tomar uma decisão séria sobre o presidente Trump confiando nas palavras de Michael Cohen”, argumentou Blanche.

Antecipando os prováveis ataques da defesa à sua principal testemunha, o procurador Matthew Colangelo reconheceu o cadastro criminal de Cohen, logo no início do julgamento.

Os advogados de defesa argumentaram ainda que Trump não teve nada a ver com os pagamentos feitos para evitar que histórias sobre a sua vida sexual se tornassem públicas, nas vésperas das eleições presidenciais de 2016.

Blanche questionou em particular a insinuação feita pela acusação de que o pagamento a Stormy Daniels se destinava a tentar influenciar o resultado das eleições presidenciais.

“Não há nada de errado em tentar influenciar uma eleição. Isso chama-se democracia”, concluiu o advogado.

LER MAIS

INTERNACIONAL

RÚSSIA VAI TOMAR MEDIDAS SE A POLÓNIA INSTALAR ARMAS NUCLEARES

Moscovo declarou que vai tomar medidas para garantir a própria segurança se a Polónia acolher armas nucleares, depois de o Presidente polaco ter evocado a possibilidade de instalar esse armamento no país.

Online há

em

Moscovo declarou que vai tomar medidas para garantir a própria segurança se a Polónia acolher armas nucleares, depois de o Presidente polaco ter evocado a possibilidade de instalar esse armamento no país.

“As Forças Armadas vão, naturalmente, analisar a situação e, em qualquer caso, tomar todas as medidas de retaliação necessárias para garantir a nossa segurança”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

O porta-voz do chefe de Estado russo referia-se diretamente às declarações do Presidente polaco Andrzej Duda, que declarou que a Polónia é um país “pronto a aceitar armas nucleares” de países aliados.

Numa entrevista publicada pelo diário polaco “Fakt”, Duda afirmou que “a Rússia está a militarizar cada vez mais Kaliningrado”, o antigo enclave russo que faz fronteira com a Polónia e a Lituânia, e que Moscovo “também tem transferido armas nucleares para a Bielorrússia”.

“Se os nossos aliados decidirem instalar mísseis nucleares no nosso território, estamos preparados”, afirmou.

“Fazemos parte da Aliança do Atlântico Norte e, por conseguinte, temos obrigações nesta matéria, o que significa que aplicamos simplesmente uma política de interesses comuns”, acrescentou.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS