RÁDIO REGIONAL
salt likit
MAGAZINE

NOVAS DESCOBERTAS SOBRE CÃES E HUMANOS

novasdescobertascaeshumanos1nbsp| RÁDIO REGIONAL

Os cães são parecidos connosco, ainda mais do que se pensava, diz um estudo que afirma que a memória episódica, até agora só atribuída aos humanos, também está presente no nosso “melhor amigo”.

A inteligência dos cães é, desde há muito, estudada pelos especialistas e tem sido motivo de debates, como este: qual é o animal mais inteligente, o cão ou o gato? Até agora, o resultado tem sido uma espécie de empate. No entanto, aqueles que estavam do lado dos cães poderão ter mais razão.

A memória atribuída aos cães tinha sido, até agora, associada às expectativas e associações do animal consoante as acções do seu dono. Podiam ser palavras como “vamos à rua?” Ou actos, como pegar na coleira e o animal entender que é a hora do passeio.

Mas a nova descoberta, realizada por cientistas de Budapeste, indica que os cães têm a chamada memória episódica, que até agora tinha sido encontrada apenas em primatas e nos humanos. Esta memória episódica está ligada às memórias criadas pelo próprio cão através de certos eventos que ele consegue entender e antever. Ou seja, demonstra-se que o cão não vive apenas no presente mas consegue ver mais além, explica o El Español.

O método utilizado foi o de pedir a um cão que imite uma acção através da replicação do gesto pretendido depois da palavra “Faz”. O método tradicional de aprendizagem dos cães sempre foi o de, quando o animal fazia correctamente o exercício, era recompensado, mas essa acção apenas cria um condicionamento positivo entre a palavra ordenada e as acções que o animal fazia. A isto chama-se memória processual.

No entanto, este novo método, que pretende superar o tradicional, veio verificar que os cães não têm só esta memória de associações, mas também uma episódica. E como fizeram isso? Ensinando o cão a imitar o que vê o dono a fazer. Ou seja, se o dono faz, o seu cão também sabe fazê-lo. O objectivo é, por exemplo, o dono saltar, dizer “faz” e o cão ser capaz de imitar o salto, mesmo sem esperar qualquer tipo de recompensa. E os investigadores húngaros têm demonstrado que esta aprendizagem é mantida ao longo do tempo.

Os investigadores afirmam que esta memória poderá ser encontrada também noutras espécies.

Desta forma, se pensa que não deve repreender o seu cão por algo que ele fez já há algum tempo, talvez este estudo venha contradizer esta afirmação, porque o cão vai perceber exactamente porque está a ser repreendido, pois a sua memória dura ao longo do tempo e não é baseada apenas no imediato.

Os nossos cães veem-nos, todos os dias, a fazer actividades diferentes. Algumas dessas actividades tornam-se importantes para eles, enquanto que outras são observadas por acidente. (…) os cães codificam as actividades que vêm ser feitas, todos os dias, nas suas vidas e guardam-nas nas suas memórias (…) Nós falamos de memórias episódicas quando alguém se consegue lembrar de um momento específico, do passado, mas que a pessoa não sabe que era suposto lembrar-se, no momento em que a situação aconteceu. (…) para se estudar a memória episódica dos cães, os cientistas treinaram, primeiramente, os cães para que imitassem as suas ações depois de as fazerem e dizerem “Faz”. O estudo diz-nos que o cão consegue ter memória de algo que foi feito até 24h antes. (…) Mas para provar que existe esta memória, os cientistas reensinaram os cães a não imitar. Os donos faziam uma atividade mas davam uma ordem diferente, que o cão obedecia. Depois de dar uma ordem diferente, ao dizer de novo as palavras “faz”, os cães associavam o “faz” à ação que tinha sido feita antes e que ainda se lembravam.

Ver aqui os vídeos:

VEJA AINDA:

LEIRIA: HOMEM DE 80 ANOS CONDENADO POR MAUS-TRATOS A ANIMAIS

Lusa

MONFORTE: JOÃO MOURA ACUSADO DE 18 CRIMES DE MAUS-TRATOS A ANIMAIS

Lusa

DEPUTADOS ‘CHUMBAM’ O CAVALO COMO ANIMAL DE COMPANHIA

Lusa

AÇORES: ILHA DO CORVO APAGA ILUMINAÇÃO PÚBLICA ATÉ 08 DE NOVEMBRO PARA SALVAR AVES MARINHAS

Lusa

ESTUDO ALERTA PARA RISCO DE EXTINÇÃO DE MAMÍFEROS POR ATROPELAMENTO

Lusa

LISBOA: PROTESTO CONTRA TOURADA JUNTA MAIS DE MIL PESSOAS

Lusa
Yatak Odası Takımı Run 3 free games unblocked

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout Elektronik Sigara cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit
free hacks