MAGAZINE

PRÓSTATA: IDENTIFICAR E EVITAR DOENÇAS

Prostatite, Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP) e Cancro da Próstata são os tipos de patologia da próstata mais frequentes, sendo que a incidência das duas últimas está a crescer nas últimas décadas. Porém, estas não são a patologia da próstata mais temida. Hoje é o Dia Europeu das Doenças da Próstata.

O maior foco das doenças da próstata acaba por ser o cancro da próstata, visto ser o que traz consequências mais devastadoras. Não obstante, a HBP é a mais frequente e afeta mais de metade dos portugueses acima dos 60 anos. Esta doença está na origem de mais de 10.000 cirurgias por ano.

O cancro da próstata é actualmente a terceira maior causa de morte de homens na Europa, com consequências óbvias e devastadoras para os sistemas de saúde dos respectivos países membros.

Em Portugal, o cancro da próstata é a segunda maior causa de morte por cancro, afetando cerca de 4.000 portugueses e provocando 1.800 mortes por ano.

A vigilância médica é fundamental para despistar as doenças de próstata, uma vez que este são assintomáticas numa fase inicial.

Um diagnóstico precoce de cancro de próstata aumenta a possibilidade de cura até 90%. Como tal, é recomendado que se realize rastreio ou avaliações anuais de rotina para homens assintomáticos a partir dos 45 (se num grupo de risco) ou dos 50 anos de idade.

121|DOC

VEJA AINDA:

GRIPE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ANTECIPADA PARA 28 DE SETEMBRO

Lusa

COVID-19: CIENTISTAS INGLESES TESTAM VACINA POR INALAÇÃO

Lusa

VILA REAL: HOSPITAL INVESTIGA MORTE DE MULHER APÓS O PARTO

Lusa

GOVERNO LANÇOU ‘BRIGADAS RÁPIDAS’ PARA COMBATER O COVID-19

Lusa

COVID-19: AJUNTAMENTOS LIMITADOS A 10 PESSOAS EM TODO O PAÍS

Lusa

BRAGANÇA: HOSPITAL SEM SERVIÇO DE TAC ATÉ 21 DE SETEMBRO

Lusa