Connect with us

INTERNACIONAL

AS “PROSTITUTAS” TAMBÉM FAZEM GREVE

As prostitutas também fazem greve … em Bruxelas as profissionais do sexo decidiram recorrer a esta forma de “protesto” !

Datas:

em

As montras onde as trabalhadoras do sexo se exibem e oferecem os seus serviços estavam fechadas em Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta-feira de manhã. As prostitutas declararam greve depois do assassinato de uma colega, protestando contra a crescente falta de segurança.

A vítima, uma imigrante nigeriana de 23 anos, foi apunhalada várias vezes numa rua do bairro na chamada “zona vermelha”, a região central da capital belga onde se concentram os bordéis e as cabines de prostituição. Ainda não há pistas sobre quem cometeu o crime.

O Sindicato de Trabalhadores do Sexo (UTSOPI) apelou à greve, num movimento inédito, como forma de protesto contra a crescente falta de segurança para exercer o seu trabalho, que está regularizado como profissão pela legislação belga.

O UTSOPI refere que as trabalhadoras do sexo de origem africana se sentem discriminadas e abandonadas pela polícia local.

“Quando acontece alguma coisa, nós ligamos e a polícia aparece uma hora depois, quando já é tarde demais. A polícia não está nem aí porque somos negras“, acusa uma destas mulheres que pediu para não ser identificada, em entrevista à televisão pública RTBF, cita a BBC.

A emissora denunciou, no início do ano, os abusos que as trabalhadoras do sexo originárias da Nigéria sofrem. Muitas destas mulheres são obrigadas a prostituírem-se para reembolsar dívidas contraídas para chegar à Europa.

“Elas têm que trabalhar sem parar porque têm dívidas de até 20 mil euros para pagar. Se não, colocam em risco as suas vidas e a das suas famílias”, explica Sarah de Hovre, directora do centro Pag-Asa, que ajuda vítimas de tráfico humano, segundo declarações divulgadas pela BBC.

Nos últimos meses, a polícia belga multiplicou as rondas de fiscalização e desmantelou várias redes de tráfico e de proxenetismo na capital, principalmente no “bairro da luz vermelha”.

É que se a prostituição como actividade privada é legal na Bélgica, tirar benefícios da prostituição alheia é um crime. Em Portugal, o lenocínio, ou seja, a exploração sexual de pessoas, também é punida por lei.

O Sindicato das Trabalhadoras do Sexo vai reunir-se nos próximos dias com as autoridades belgas para discutir como melhorar a segurança destas profissionais.

BBC | Zap

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

SETÚBAL: O PORTO VENCEU … MAS NÃO CONVENCEU (VÍDEO)

O FC Porto saiu vitorioso da visita à casa do Vitória de Setúbal. Aboubakar e Sérgio Oliveira fixaram o resultado...

DESPORTOPublicado há 1 dia

NOITE DE “XEQUE-MATE” TRANSMONTANO NO XADREZ DO BESSA (vídeo)

GD Chaves faz "xeque-mate" ao Boavista no xadrez do Bessa. Com esta derrota o Boavista soma apenas 4 pontos em...

REGIÕESPublicado há 1 dia

GAIA: TRABALHADORES DA ESCOLA INÊS DE CASTRO EM GREVE

Os assistentes operacionais da Escola Secundária Inês de Castro, concelho de Vila Nova de Gaia, fizeram esta sexta-feira uma hora...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

ENFERMEIROS “AMEAÇAM” COM MAIS MAIS SEIS DIAS DE GREVE

Os sindicatos dos enfermeiros dão ao Governo até 04 de outubro para responder às suas reivindicações ou avançarão para mais...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

PROFESSORES ENTREGAM PRÉ-AVISO DE GREVE PARA OUTUBRO

Dez estruturas sindicais de professores entregaram hoje um pré-aviso de greve para a primeira semana de outubro, para exigir que...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

TRABALHADORES DA IBERSOL EM GREVE POR MELHORES SALÁRIOS

Cerca de meia centena de trabalhadores da Ibersol manifestaram-se hoje frente à sede do grupo, no Porto, contra a precariedade...

DESPORTOPublicado há 2 dias

SPORTING VENCEU QARABAG NO ARRANQUE LA LIGA EUROPA

O Sporting recebeu e venceu, esta quinta-feira, o Qarabag por 2-0 em partida da primeira jornada do grupo E da...

REGIÕESPublicado há 2 dias

TAXISTAS CONTINUAM CONCENTRADOS CONTRA A NOVA LEI

As associações que representam o setor do táxi consideraram hoje, numa comunicação aos profissionais que se encontram nos Restauradores, em...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

LUCÍLIA GAGO É A NOVA PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA

Lucília Gago é a nova procuradora-geral da República.

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

MARCELO DESPEDE-SE DA VIDA DE PROFESSOR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, despediu-se hoje da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de direito,...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

AS MAIS LIDAS