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RÁDIO REGIONAL RENOVA ‘COMPROMISSO DE PAGAMENTO PONTUAL’ PARA 2022

A Rádio Regional renovou em 2022 a sua adesão ao “Compromisso Pagamento Pontual”; que tal como em 2021 pretende-se com este compromisso contribuir para o clima de confiança nos negócios primando pelo cumprimento, transparência e boas-práticas económicas.

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A Rádio Regional renovou em 2022 a sua adesão ao “Compromisso Pagamento Pontual”; que tal como em 2021 pretende-se com este compromisso contribuir para o clima de confiança nos negócios primando pelo cumprimento, transparência e boas-práticas económicas.

O “Compromisso Pagamento Pontual” é uma uma iniciativa da ACEGE e do Portal VER – Valores Ética e Responsabilidade que ‘obriga’ clientes, fornecedores, colaboradores e demais agentes económicos à cobrança e liquidação de faturas dentro de prazos tidos como razoáveis e aceitáveis.

Aproximadamente 1700 empresas já se ‘vincularam’ a este compromisso. Após uma análise de aceitação, ficam vinculadas ao compromisso de ter prazos efetivos de pagamento aos fornecedores de acordo com a legislação em vigor, a cumprir os prazos acordados, ter instruções claras e procedimentos internos necessários para que os pagamentos sejam efetuados até à data de vencimento das faturas. É-lhes ainda exigido dar conhecimento por escrito aos colaboradores envolvidos no processo de faturação e pagamento, aos principais fornecedores da adesão a este compromisso, se solicitarem e quando o fizerem a suspensão ou cancelamento deste compromisso, se de forma temporária ou permanente não o poderem honrar.

Para o administrador da Rádio Regional, Vítor Fernandes, “fazer parte desta comunidade de empresas sérias e cumpridoras é uma honra, especialmente numa altura muito difícil da economia em que as relações de confiança entre clientes e fornecedores é cada vez mais decisiva e em que ninguém se pode demitir da sua responsabilidade social”.

“Estas coisas são sérias, não é apenas um selo na nossa comunicação corporativa, é sobretudo a nossa palavra, o nosso nome no mercado”, salienta o gestor.

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Na área dos média, só a Rádio Regional, Rádio Renascença, Rádio Universidade (Vila Real e sem fins lucrativos), Cofina (Correio da Manhã e CMTV) e Agência Lusa receberam este título, que tem como parceiros e promotores a Caixa Geral de Depósitos, a Confederação Empresarial de Portugal, a Ordem dos Contabilistas, APMEI, entre outras entidades reconhecidas.

A Rádio Regional é detentora do maior grupo de rádio privado da região norte e de uma publicação diária eletrónica de âmbito nacional e opera no mercado desde o ano 2000.

Veja aqui a Sessão de Entrega dos Diplomas em evento online que contou com a participação de Paula Franco (Ordem dos Contabilistas), Gonçalo Lobo Xavier (APED), Heitor Costa (APIFARMA), Armindo Monteiro (ANETIE), Jorge Líbano Monteiro (ACEGE), Rafael Campos Pereira (AIMMAO) e Rodrigo Faria (D&B)

VEJA AINDA: PAGAMENTO PONTUAL

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MERCADO DE BENS TECNOLÓGICOS DE CONSUMO CRESCEU 2,5% EM 2022 – ESTUDO

O mercado de bens tecnológicos de consumo cresceu 2,5% no ano passado em Portugal, atingindo uma faturação de 3,3 mil milhões de euros, “o valor mais alto de sempre”, de acordo com um estudo hoje apresentado pela GfK.

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O mercado de bens tecnológicos de consumo cresceu 2,5% no ano passado em Portugal, atingindo uma faturação de 3,3 mil milhões de euros, “o valor mais alto de sempre”, de acordo com um estudo hoje apresentado pela GfK.

Segundo a tecnológica, no ano passado, em Portugal, o mercado de bens tecnológicos de consumo atingiu “o valor mais alto de sempre”, com uma faturação total de 3,336 mil milhões, “mais 2,5% do que no período homólogo”.

Assim, “foi na área das telecomunicações e dos eletrodomésticos que se registou o maior crescimento, tendo estes bens sido adquiridos sobretudo em lojas físicas”, referiu.

De acordo com a GfK, “as marcas próprias recuperaram representatividade, com um preço de venda médio em crescimento em todas as áreas de negócio”, sendo que, em relação aos preços médios, aumentaram em todas as áreas, “com especial destaque para eletrodomésticos de consumo e grandes domésticos (+18%) e ainda os pequenos domésticos (+17%)”.

Segundo a consultora, em termos globais, este mercado, em 2023, “depois do pico de vendas em 2021, encaminha-se para uma desaceleração da procura, sendo a tendência para estabilização, ainda que se possa ter algum crescimento em determinados meses do segundo semestre”, destacou.

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“Apesar dos sinais de sensibilidade ao preço serem percetíveis”, indicou a GfK, “o consumidor vai contribuir para a estabilização do mercado”.

Assim, “as estratégias promocionais vão continuar a orientar os níveis de saturação e a pressão dos preços e o comportamento dos consumidores em ‘esperar para comprar’ vai progredir”, estimou.

A GfK adiantou ainda que, “apesar da evolução do mercado global se apresentar negativa em 2022 (-6%), a previsão é que este se situe entre os 0 e os 2%, em 2023”, sendo que “no caso de Portugal, estima-se uma estabilização dos valores de evolução, entre os 0 e os 3%, à semelhança do valor registado em 2022”.

Os dados deste estudo referentes a Portugal são provenientes de mais de 2.000 lojas de um painel retalhista, segundo a consultora.

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UE VAI PROIBIR VENDAS DE NOVOS CARROS A COMBUSTÃO A PARTIR DE 2035

O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje proibir, a partir de 2035, a venda de automóveis ligeiros novos com motor a combustão, sendo só permitidos os de emissões zero de dióxido de carbono (CO2).

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O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje proibir, a partir de 2035, a venda de automóveis ligeiros novos com motor a combustão, sendo só permitidos os de emissões zero de dióxido de carbono (CO2).

Os ministros do Ambiente da UE, reunidos em conselho, em Bruxelas, acordaram ainda que, entre 2030 e 2034, as emissões de CO2 por carros novos deve ser reduzida em 55%, comparado com níveis de 2021.

O texto aprovado prevê ainda, segundo um comunicado, “um mecanismo de incentivo regulamentar para veículos com emissões zero e baixas, que estará em vigor a partir de 2025 até ao final de 2029”.

Como parte deste mecanismo, integrado no pacote ‘Fit for 55’ (Objetivo 55), se um fabricante cumprir determinados padrões de referência para as vendas de veículos com emissões zero e baixas, poderá ser recompensado com objetivos menos rigorosos de emissões de CO2, sendo o valor de referência fixado em 25% para automóveis e 17% para furgonetas.

O documento aborda ainda o tema dos combustíveis ecológicos, prevendo que a Comissão Europeia apresente uma “proposta de registo de veículos que funcionem exclusivamente com combustíveis neutros em termos de CO2, após 2035, em conformidade com a legislação da UE, fora do âmbito das normas da frota, e em conformidade com o objetivo de neutralidade climática da UE”.

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O pacote Objetivo 55 é um conjunto de propostas destinadas a rever e atualizar a legislação da UE e a criar novas iniciativas com o objetivo de assegurar que as políticas da UE estejam em consonância com os objetivos climáticos acordados pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.

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