Connect with us

SOCIEDADE

RARÍSSIMAS: LUXOS, CARROS, GAMBAS E VESTIDOS PAGOS COM SUBSÍDIOS

A Polícia Judiciária está a investigar a gestão financeira da associação sem fins lucrativos Raríssimas, que presta tratamento diário a mais de 300 adultos e crianças portadores de doenças raras, e que vive de donativos e subsídios do Estado.

Datas:

em

A Polícia Judiciária está a investigar a gestão financeira da associação sem fins lucrativos Raríssimas, que presta tratamento diário a mais de 300 adultos e crianças portadores de doenças raras, e que vive de donativos e subsídios do Estado.

Uma investigação jornalística, divulgada este sábado à noite pela TVI, põe em xeque a gestão da presidente da associação, Paula Brito e Costa, e questiona o papel do actual secretário de Estado da Saúde enquanto consultor da instituição e da deputada socialista Sónia Fertuzinhos, que terá usufruído de uma viagem paga pela Raríssimas.

As centenas de documentos que suportam a reportagem – assinada pela jornalista Ana Leal e que conta, entre outros, com os testemunhos de dois antigos tesoureiros da associação – revelam mapas de deslocações fictícias, a duplicação de faturas de gasolina, viagens ao estrangeiro e elevados gastos pessoais em supermercados e centros comerciais. O cartão da Raríssimas pagou, a título de exemplo, mais de 800 euros em roupa no El Corte Inglés, em maio, e uma despesa de 364 euros no supermercado, 230 dos quais em gambas.

“Eram (vestidos) caros e pagos com o cartão de crédito que estava em nome da presidente mas que era pago pela Raríssimas”, explicou Ricardo Chaves, tesoureiro da instituição entre 2016 e 2017, que se demitiu depois de ver barrado, por Paula Brito e Costa, o acesso a contas e documentos. “Como tesoureiro, não poderia concordar e daí ter apresentado a minha demissão”, rematou.

De acordo com documentos divulgados, a prestação de um BMW, para uso pessoal da presidente, custa à instituição 900 euros por mês. “Além da imoralidade do valor da viatura (…) em termos fiscais, deveria pagar IRS e Segurança Social, uma vez que é para uso pessoal”, aponta Ricardo.

O testemunho de Jorge Nunes, tesoureiro entre 2010 e 2016, vai ao encontro do relatado pelo sucessor: “Comecei a ver que havia despesas disto e daquilo (…) e comecei a perceber realmente que o intuito não é bem trabalharmos para os meninos, mas trabalharmos também para nós”.

Aos três mil euros de ordenado base que caem na conta de Paula Brito e Costa, juntam-se, todos os meses, 1300 euros em ajudas de custo isentas, valor semelhante em deslocações (em abril, apresentou despesas de 1500 euros em viagens entre casa e trabalho) e mais de 800 euros num Plano Poupança Reforma (PPR). Num recibo de vencimento a que a TVI teve acesso, referente a janeiro, acresce ainda 1900 euros em férias não gozadas.

Secretário de Estado nega participação em decisões financeiras:

O atual secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, foi contratado, em 2013, para assumir funções de consultor na Raríssimas, com um ordenado mensal de três mil euros, pagos, segundo a TVI, com subsídios do Estado.

Manuel Delgado garantiu, por escrito, nunca ter participado em decisões de financiamento, esclarecendo que apenas dava colaboração técnica na organização e nos serviços de saúde da Casa dos Marcos (Moita), onde se encontram várias unidades da Raríssimas.

Questionado sobre se tinha conhecimento da situação financeira da instituição, nomeadamente sobre a hipótese de o ordenado que recebia ter sido pago com subsídios destinados ao apoio de doentes, o governante não respondeu.

Raríssimas pagou viagem à deputada Sónia Fertuzinhos:

Segundo Jorge Nunes, a deputada socialista Sónia Fertuzinhos, mulher do ministro Vieira da Silva, fez uma viagem à Noruega oferecida pela Raríssimas. “Paga e não digas mais nada. E eu paguei”, disse o antigo funcionário, em entrevista. A deputada recusou ser entrevistada.

VEJA AQUI A REPORTAGEM DE ANA LEAL | TVI:

REPORTAGEM TVI RARÍSSIMAS

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 5 horas

MARTA SOARES RECUSA-SE A RECEBER CANDIDATURA DE BRUNO DE CARVALHO

O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting (MAG), Jaime Marta Soares, recusou hoje receber formalmente a lista de...

INTERNACIONALPublicado há 6 horas

RIVAL DA JUVENTUS LANÇA PAPEL HIGIÉNICO COM A CARA DE RONALDO

Em Nápoles, terra do clube rival da Juventus, foi colocado à venda papel higiénico com a foto de Cristiano Ronaldo....

DESPORTOPublicado há 6 horas

PRÉ-ÉPOCA: BENFICA VENCE SWINDON POR 5-0

O Benfica venceu hoje por 5-0 o Swindon Town, que alinha no quarto escalão do futebol inglês, em jogo de...

REGIÕESPublicado há 6 horas

SALÁRIOS EM ATRASO NAS ESCOLAS DE SÃO JOÃO DA MADEIRA

Funcionárias das cantinas escolares de São João da Madeira revelaram hoje que a empresa que assegura refeições à EB1 e...

POLÍTICAPublicado há 6 horas

NOVA LEI: JÁ É POSSÍVEL “CASAR SEM HERDAR”

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, a lei que permite que duas pessoas se casem sem se tornarem...

ARTE & CULTURAPublicado há 6 horas

“OS MAIAS” PODERÁ DEIXAR DE SER DE LEITURA OBRIGATÓRIA NAS ESCOLAS

"Os Maias" vão deixar de ser leitura obrigatória no ensino secundário. Mas para além do romance de Eça de Queirós...

JUSTIÇAPublicado há 7 horas

TRIBUNAL COLOCA EM PRISÃO PREVENTIVA 39 SUSPEITOS DOS “HELLS ANGELS”

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou hoje prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação...

SOCIEDADEPublicado há 10 horas

UM MILHÃO DE REFEIÇÕES PARA ESCOLAS FORAM “DESPERDIÇADAS”

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual...

INTERNACIONALPublicado há 11 horas

NELSON MANDELA COMPLETAVA HOJE 100 ANOS

O mundo assinala durante este ano o legado de um dos principais líderes mundiais.

INTERNACIONALPublicado há 11 horas

JOVENS TAILANDESES FINALMENTE FALARAM: “FOI UM MILAGRE”

Os rapazes pertencentes a uma equipa de futebol que, juntamente com o seu treinador, ficaram presos mais de duas semanas...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
SERVICOS PRO

AS MAIS LIDAS