RÁDIO REGIONAL
salt likit
ECONOMIA & FINANÇAS

RENOVÁVEIS JÁ ABASTECEM 43% DA ENERGIA CONSUMIDA EM PORTUGAL

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A produção renovável abasteceu 43% do consumo de energia em Portugal em setembro, superando a produção não renovável, que assegurou 42% do consumo, sendo os restantes 15% energia importada, segundo dados da REN.

De acordo com a Redes Energéticas Nacionais (REN), responsável pela gestão global do Sistema Elétrico Nacional e do Sistema Nacional de Gás Natural, considerando o acumulado do ano até setembro, a produção repartiu-se pelas fontes renováveis com 45%, não renováveis com 44% e importação com os restantes 11%.

Nas renováveis, as eólicas abasteceram 24% do consumo, as hidroelétricas 14%, a biomassa 5% e as fotovoltaicas 2,3%, enquanto nas não renováveis o gás natural abasteceu 32% e o carvão 12%.

Segundo a REN, “este ano a produção a carvão tem estado em queda, particularmente em agosto, em que as centrais a carvão tiveram a utilização mais baixa de sempre no sistema nacional”.

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, o índice de produtibilidade hidroelétrica anual situou-se em 0,62 (média histórica igual a 1), “reflexo do regime seco que se tem verificado”, enquanto o de produtibilidade eólica registou 0,99, “praticamente em linha com o regime médio”.

No mês de setembro, a REN reporta um recuo de 3,1% do consumo de energia elétrica, que diz atenuar-se “ligeiramente para menos 2,9% com correção dos efeitos de temperatura e dias úteis”.

No final do terceiro trimestre, o consumo acumulado anual de energia elétrica registou uma evolução homóloga negativa de 2,1%, ou menos 1%, com correção de temperatura e dias úteis.

Quanto ao mercado de gás natural, em setembro sofreu também “uma ligeira contração”, com uma quebra homóloga de 1,6% face ao mês homólogo do ano anterior, “resultado de um crescimento de 3,1% no segmento de produção de energia elétrica, insuficiente para compensar a quebra de 5,1% no segmento convencional”.

Já no acumulado até final de setembro, o consumo de gás natural registou uma subida homóloga de 2,6%, com um crescimento de 8,2% no mercado elétrico e uma “ligeira redução”, de 0,1%, no mercado convencional.

VEJA AINDA:

ZERO ALERTA PARA AUMENTO DO USO DE LAREIRAS E QUER COMBATE À POBREZA ENERGÉTICA

Lusa

ESTUDO TESTA VIABILIDADE DO USO DE DIÓXIDO DE CARBONO NA EXTRAÇÃO DE ENERGIA GEOTÉRMICA

Lusa

CINEMAS EM PORTUGAL COM AUMENTOS DE MAIS DE 40% EM AUDIÊNCIA E RECEITAS EM 2021

Lusa

INSOLVÊNCIA PESSOAL DIMINUI PARA TRÊS ANOS A PARTIR DE ABRIL

Lusa

CRISE/ENERGIA: INDÚSTRIA DA CERÂMICA ALERTA PARA ‘COLAPSO IMINENTE’ DO SETOR

Lusa

INSOLVÊNCIAS DE EMPRESAS CAEM 4,6% EM 2021 E CONSTITUIÇÕES AUMENTAM 10,4%

Lusa
Yatak Odası Takımı Run 3 free games unblocked

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout Elektronik Sigara cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit
free hacks